BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

domingo, agosto 07, 2011

Fábulas> Produção>Leitura> 08/08/11

Leitura de fábulas e produção de textos

Autor: Marta P.Pinto
Co-autor: Eliana Dias
Dados da Aula:
O que o aluno poderá aprender com esta aula
• Interpretar textos;
• reproduzir fábulas lidas através da representação oral;
• reproduzir fábulas através da escrita.
Duração das atividades: 03 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
 Demonstrar habilidades básicas de leitura e escrita;
 saber que representar é assumir os comportamentos dos personagens.
Estratégias e recursos da aula:
 Utilização do laboratório de informática.
 Leituras, dramatizações, produção de texto.
Aula 1
Atividade
O professor deverá levar a turma ao laboratório para lerem fábulas.
Antes porém, o professor deverá explicar que:
 A fábula é uma narrativa, na qual as personagens são geralmente animais que possuem características humanas.
A fábula pode ser escrita em prosa ou em verso e é sustentada sempre por uma lição de moral, que aparecerá na conclusão da história.
 A fábula está presente em nosso meio há muito tempo e, desde então, é utilizada com fins educacionais. Muitos provérbios populares vieram da moral contida nesta narrativa alegórica, como por exemplo:
“A pressa é inimiga da perfeição” em “A lebre e a tartaruga” e “Um amigo na hora da necessidade é um amigo de verdade” em “A cigarra e as formigas”.
 Quando alguém vai redigir uma fábula deve lembrar-se de ter um ensinamento em mente.
Além disso, o diálogo deve estar presente, uma vez que se trata de uma narrativa.
 A fábula pode ser exposta oralmente, muitas vezes, a fábula tem apresentado diversas versões para uma mesma história e, por este motivo, o escritor ou interlocutor dá ênfase a um princípio ou outro conforme sua intenção.
Adaptado de texto disponível em:

As fábulas que serão lidas, interpretadas, recontadas e representadas pelos alunos estão disponíveis no site:

Importante:
Professor, coloque os alunos em dupla.
Todas as fábulas deste site apresentam textos que podem ser representados por duas pessoas.
Esse site contém 25 fábulas curtas que os alunos gostarão de ler.
Entregue para cada dupla o nome das duas fábulas que ela lerá.
Deverá dizer às duplas que se atenham às fábulas indicadas pois deverão representar uma para a classe e reescrever outra.
Se tiver condição de cumprir, o professor prometerá voltar outro dia para que os alunos leiam as outras fábulas (se depois das apresentações, ainda houver interesse).
Dupla 1- A gansa de ovos de ouro, A raposa e as uvas
Dupla 2- A formiga e a pomba, A leiteira e o balde
Dupla 3- Advinha quanto te amo, O alce e os lobos
Dupla 4- O galo e a raposa, O leão e o ratinho
Dupla 5- A leoa, O leãozinho orgulhoso
Dupla 6- O corvo e o jarro, O pescador e o peixinho
Dupla 7- Os camundongos em conselho, O galo e a jóia
Dupla 8- O pastorzinho e o lobo, A lebre e a tartaruga
Dupla 9- O cachorro e o burro, As lebres e as rãs
Dupla 10- O macaco e o golfinho, O pastor e o lobo
Dupla 11- A cigarra e a formiga, O mágico e o camundongo
Dupla 12- A ostra e o caranguejo, O burro que espirrava dinheiro
Dupla 13- O cão e a sombra, O pescador e o peixinho
Se a turma for maior, o professor deverá repetir as fábulas conforme feito com a 13ª.
Lidas as fábulas, O professor deverá deixar as duplas ensaiarem.
Aula 2
Atividade
Nesta aula, o professor deverá ceder alguns minutos para ensaiarem (conforme a necessidade da turma) para depois se apresentarem para a sala.
Aula 3
Atividade 1
O professor poderá escolher aquelas fábulas de que os alunos mais gostaram para fazer interpretação e compreensão com mais vagar.
Sugestão de questões orais para serem exploradas pelo professor com os alunos:
Fábula: O pastorzinho e o lobo
1. O garoto pastor sempre chamava os aldeões quando estava em perigo ?
2. Po r que ele não recebeu aju da quando estava precisando ?
3. O autor tenta, através da alegoria da fábula, fazer uma comparação com uma situação da vida real? Qual seria esta?
4. Vocês seriam capazes de descrever o significado da Moral da Fábula?
Fábula: A lebre e a tartaruga
1. Na opinião de vocês, por que a lebre aceitou o desafio da Tartaruga?
2. O que aconteceu depois que os dois competidores partiram do ponto inicial?
3. Vocês conseguem relatar alguma situação da vida real que se assemelhe ao exemplo da fábula?
4. Vocês seriam capazes de descrever o significado da Moral da Fábula?
Fábula: O leão e o ratinho
1. O leão é um animal naturalmente inimigo dos ratos, por isso o capturou?
2. Na opinião de vocês, por que o Leão riu da proposta do Rato?
3. O autor tenta retratar no conto algum tipo de comportamento próprio dos seres humanos? Sendo esse o caso, vocês seriam capazes de identificar qual?
4. Vocês seriam capazes de descrever o significado da Moral da Fábula?
Fábula: O cão e a sombra
1. O que chamou a atenção daquele Cão enquanto atravessava o córrego?
2. A imaginação dele, durante o decorrer da fábula, mostra-se sua inimiga ou amiga?
3. Supondo que o autor, através da fábula, tivesse a intenção de retratar algum sentimento humano, qual seria?
4. Vocês seriam capazes de descrever o significado da Moral da Fábula?
Atividade 2
Produção de texto:
O professor deverá pedir aos alunos que escrevam com suas próprias palavras a história (fábula) de que mais gostaram.
Importante: Ao escreverem o texto do outro com suas próprias palavras, os alunos estarão fazendo paráfrases, um importante instrumento de ampliação de vocabulário.
Avaliação:
A avaliação dar-se-á na observação do envolvimento dos alunos durante a leitura, na representação, na representação de outros grupos e através da escrita do texto solicitado.


A raposa e as uvas

Autor: Miriam Raquel P. Machado
Co-autor: Andrea Vassalo Fagundes
Dados da Aula:
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Identificar a moral da história.
Recontar a história ouvida a partir de desenho e escrita coletiva
Duração das atividades:3 aulas de 50 minutos aproximadamente
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
Estar inserido no processo de alfabetização e letramento.
Estratégias e recursos da aula
1ª aula:
1) Apresentar a gravura da fábula, a partir do link:


Pedir aos alunos que contem o que estão vendo na imagem: quem é a personagem, onde está, o que está fazendo.
2) Ouvir a história a partir do link:


3) Perguntar:
O que a raposa queria muito?
Ela conseguiu o que queria?
Como terminou a história?
O que quer dizer a moral da história?
4) Analisar as características desse texto fábula:
a) O que ele apresenta de diferente?
A moral, ou ensinamento, ou lição.
b) O que quer dizer a moral: "Quem desdenha quer comprar"?
Explicar o significado, caso os alunos não consigam entender.
5) Fazer um desenho da fábula numa folha de papel.
2ª aula:
1) Recordar a história que ouviram no dia anterior.
2) Na folha em que fizeram o desenho da fábula, convidar os alunos a escrever coletivamente o texto.
Explicar que uma fábula não começa com "Era uma vez", que é uma história curta, as personagens não tem nomes, a história já começa na ação, sem a apresentação do cenário.
Termina com a moral.
Os alunos falam a história e a professora registra no quadro.
Depois os alunos irão copiar.
3) Os alunos deverão ler o texto produzido e, após a leitura, irão montar uma exposição das produções e ilustrações feitas no mural da sala de aula.
3ª aula:
1) Apresentar a fábula "A raposa e as uvas" escrita por Monteiro Lobato, no seu livro Fábulas, da Editora Brasiliense.
2) Comparar o texto escrito pelos alunos e a adaptação feita por Monteiro Lobato.
 O que se repete em ambos os textos?
Concluir que, apesar da linguagem ser diferente, a história e a moral são as mesmas.
3) Convidar os alunos a produzirem um outro final para essa fábula, onde a raposa tenha conseguido pegar as uvas.
Em seguida, eles poderão ilustar.
Explicar que, nesse caso, a moral terá que mudar, por exemplo: "Quem espera sempre alcança" ou outra moral que os alunos sugerirem de acordo com o final produzido.
4) Após a escrita, convidar os alunos a fazerem a leitura de seu final tecendo comentários sobre as diferenças criadas nas produções.
Comentar que essas peculiaridades são marcas do autor e que o destingue dos demais.
5)Logo após, dividir o quadro de exposição ao meio para que sejam também expostos esse trabalhos ressaltando a moral.
Assim, de um lado do mural ficará: "Quem desdenha quer comprar" e do outro "Quem espera sempre alcança".
6) A professora poderá estimular os alunos a compararem as mudanças ocorridas nos dois finais.
Recursos Complementares:
A história poderá ainda ser lida a partir do link:


Uma raposa que vinha pela estrada encontrou uma parreira com uvas madurinhas.
Passou horas pulando tentando pegá-las, mas sem sucesso algum...
Saiu murmurando, dizendo que não as queria mesmo, porque estavam verdes.
Quando já estava indo, um pouco mais à frente, escutou um barulho como se alguma coisa tivesse caído no chão...
Voltou correndo pensando ser as uvas, mas quando chegou lá, para sua decepção, era apenas uma folha que havia caído da parreira.
A raposa decepcionada virou as costas e foi-se embora de novo como um ar importante.
Moral: Quem desdenha quer comprar.
Aqueles que são incapazes de atingir uma meta tendem a denegri-la, para diminuir o peso de seu insucesso.
É fácil desprezar aquilo que não se pode alcançar.
Avaliação:
Verificar se os alunos compreenderam a moral da história.
Observar se os alunos conseguiram recontar a história, bem como se copiaram observando ortografia e pontuação adequados.
Avaliar se conseguiram produzir um outro final relacionado a outra moral para a história e se tiveram a capacidade de comparar as principais mudanças ocorridas


 

A Raposa e o Corvo
 
Autor: Miriam Raquel P.Machado
Co-autor: Andréa Vassalo Fagundes
Dados da Aula :
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Identificar a estrutura narrativa de uma fábula.
Reconhecer os elementos que compõem a fábula.
Identificar e explicar a moral da história.
Duração das atividades: 3 aulas de 50 minutos aproximadamente.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
Estar inserido no processo de alfabetização e letramento.
Estratégias e recursos da aula:
1ª aula:
a) Apresentar a figura de uma raposa e de um corvo.
Imagem encontrada no link:

b) Perguntar sobre as características dos dois animais.
Apresentar a figura da raposa retratada nas histórias para crianças como uma personagem esperta, astuta.
Explicar que a raposa sempre dá um jeito de se sair bem nas situações apresentadas e, na maioria das vezes, consegue atingir seu objetivo.
Discutir sobre a beleza do corvo e do som que faz.
Ele não é um tipo de pássaro tido como cantor, assim como os pintassilgos ou os canarinhos, que se destacam pela beleza de seu canto.
c) A história que iremos ouvir hoje tem como personagens principais a raposa e o corvo, ou melhor, a raposa e Dona corvo.
Escutar a partir do link:

d) Após ouvir a história, os alunos serão convidados a recontá-la oralmente.
 Depois, com a ajuda da professora, farão o registro da fábula numa folha.
e) Perguntar aos alunos o que esta história tem no final que a torna diferente das outras narrativas.
Os alunos deverão concluir que essa história apresenta uma lição, um ensinamento, a moral da história.
Explicar que o tipo de história que tem essa característica principal chama-se fábula.
2ª aula:
a) Recordar a fábula da história anterior.
b) Perguntar aos alunos as características que percebem numa fábula.
Os alunos deverão concluir que a fábula possui as seguintes características:
■É uma história curta em que as personagens são animais;
■As personagens são animais que falam e agem como gente;
■Apresenta uma lição, um ensinamento, uma moral.
c) A professora escreverá no quadro as conclusões a que os alunos chegaram.
Depois, os alunos copiarão as conclusões.
d) Perguntar aos alunos se conhecem outras fábulas.
 Pedir que contem a fábula que conhecem e qual a lição que ela encerra.
3ª aula:
a) Relembrar a moral da história contada no dia anterior: "Nem sempre acredite em tudo o que dizem".
Pedir que alguns alunos expliquem o que significa essa moral, o que essa frase quer dizer.
Os alunos deverão escrever, numa folha, a moral da história e o que entenderam sobre essa moral.
b) Depois, essa folha será trocada entre as crianças que deverão ler o que o colega escreveu, concordando ou discordando da leitura.
c) Para concluir, os alunos farão uma ilustração de sua fábula, em uma folha, que será afixada no mural posteriormente.
Recursos Complementares:
Apresentar a fábula A tartaruga e a lebre, a partir do link
Observar se esse texto apresenta as mesmas características do trabalhado em aula, apesar de as personagens não serem as mesmas.
Avaliação:
Verificar a compreensão dos alunos sobre a moral da fábula, se foram capazes de identificá-la e se conseguiram explicar o que compreenderam.
Observar se os alunos identificaram as características das fábulas e os elementos principais que compõem esse tipo de texto narrativo, utilizando-as nos próprios textos produzidos.




Link para essa postagem


Um comentário:

  1. Bom diaaaaaaaaaaaaaa!
    Vim com muito carinho te
    visitar e te desejar uma
    semana super abençoada:-)

    Beijos fica com Deus!

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios