Ganhei,Vi,Li,Gostei ,Recomendo e AGRADEÇO
ao autor Antonio Iraildo Alves de Brito
Cidadania em ritmo de cordel
Editora Paulus
Colegas, este livro é excelente para aulas de história, leitura,poesia, folclore, direitos,enfim, recheado de informações em cordel.
Super diferente!
A literatura de cordel, chamada de ¨folhas volantes¨ ou ¨folhas soltas¨, chegou ao brasil por meio dos colonizadores portugueses, a partir do início do século xvii. o nome ¨literatura de cordel¨, usado no nordeste e depois difundido em todo o brasil, vem do fato de os folhetos serem expostos pendurados em cordões nas feiras e em outros pontos de venda. o cordel é a expressão viva da sabedoria do povo, um veículo de comunicação popular de ampla abrangência e ressonância. É importante lembrar que a literatura de cordel, ao recolher, registrar e interpretar fatos da vida real, torna-se uma preciosa fonte de informação e por isso mesmo tem sido objeto de estudo de cientistas sociais e historiadores, que dedicam cada vez mais atenção às fontes populares de informação e tomam os cordéis como objeto de estudo. o fato de ser escrito em verso com estrofes de métrica e rimas constantes torna o cordel um texto agradável de ler, ouvir e cantar. com essa coleção, a paulus põe à disposição dos estudantes e do público em geral uma maneira agradável de conhecer alguns temas importantes, ao mesmo tempo em que valoriza a cultura popular e a pluralidade cultural.
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.