BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quinta-feira, fevereiro 02, 2012

Tempo Integral> Recomendo>Tem muita informação> 02/02/12


Naveguei, achei ,gostei e recomendo
Sugestões de atividades para o tempo integral:

“Educação não consiste apenas em passar conhecimento.
 É aprender sobre a cultura, a sociedade e se desenvolver”.
 (Anísio Teixeira, 1950)

A Escola de Tempo Integral visa a Inclusão social e aplicação da educação em sua forma plena, isto significa que não basta apenas deixar o aluno mais tempo na sala de aula, não basta apenas aumentar o tempo de aula de quatro para oito horas diárias, como é proposto por alguma instituições, pois isso significa somente dobrar o sacrifício.
Vitor Henrique Paro, coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Administração Escolar (Gepae), diz que
É preciso pensar na educação completa.

“Antes de aumentar o tempo, é preciso ter educação.
Deve-se pensar na personalidade integral das crianças.
A educação verdadeira consiste na passagem da cultura, naquilo que faz do ser humano, cidadão”.

“A educação consiste também em se apropriar de valores, da arte, da filosofia, do direito, das crenças e da ciência”.

“Para construir personalidades é preciso educação no sentido integral, aquela que começa dentro de casa e termina na escola.
O adulto pode não aprender brincando, mas com a criança funciona assim”.

“O currículo não é apenas matemática, geografia e história.
O professor, para aplicar a educação, deve ter conhecimento de psicologia, sociologia, história da educação, antropologia e filosofia”, defende o estudioso”.

“Canto e dança fazem parte das atividades que devem ser usadas para o desenvolvimento total do aluno”.

“O objetivo é formar um cidadão, com personalidades integrais, que se apropriem da cultura a sua volta”.

“A capoeira, por exemplo, deveria ser obrigatória nas escolas.
Além de nossas origens, ela é uma aula de arte, companheirismo e respeito para com o próximo”.

Ampliar espaços, tempos e oportunidades educativas; ofertar novas atividades educacionais, reduzir a evasão, a repetência e distorções de idade-série, por meio de ações culturais, educativas, esportivas, de educação ambiental, de educação em direitos humanos e de lazer são alguns dos objetivos do PROETI, lembrando que tudo isso deve ser de acordo com o projeto pedagógico da escola.

Sugerimos então, algumas atividades que podem ser enriquecidas por todos vocês.


Diretrizes Curriculares_Educação Fundamental _ Trânsito
Projeto Leitura Laé de Souza
Caderno de Atividades ProCiências
Jogos, Brincadeiras, Atletismo e Ginástica
Brinquedo, Peteca e Futebol

Referência:








Vejam quanta informação boa tem neste blog!
São 50 indicações minuciosamente alinhados para  facilitar nossa navegação.

Achei que escolheria algumas atividades  deste blog para transpor aqui, mas acho melhor vocês irem lá.
Vale a pena se você deseja fazer um trabalho  adequado,de qualidade.
Já estou longe de escolas, mas continuo dizendo que salas de Tempo Integral funcionam sim, desde que haja colaboração de todos, como área pedagógica, direção, e  o mais importante: ter profissionais de vocação.
Quando a direção da escola resolve "encostar" algum professor na sala  de Tempo Integral eu fico indignada. Antigamente "encostavam" na bibliteca, ou ainda acontece??
E tem mais, acho estranho professores reclamarem de tanto trabalho...
Ser educador é garimpar mesmo...È estar disposto a entregar -se horas e horas diante de livros,ficar em pé, ter dor nas costas e ganhar pouco(infelizmente).




(modelo oficial) Diferente de minha sugestão.
FICHA DE ACOMPANHAMENTO – PROJETO ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL



ALUNO:_____________________________________________________________


ESCOLA_____________________________________________________________


ANO DE ESCOLARIDADE_________________________ANO LETIVO____________


CAPACIDADE AVALIADA BIMESTRE


ATIVIDADES DE LINGUAGEM 1º 2º 3º 4º


Conhecimento e valorização dos usos e funções sociais da escrita
Desenvolvimento da capacidade específica para escrever
Compreensão das diferenças entre a escrita alfabética e outras formas gráficas
Domínio de convenções gráficas
Domínio de irregularidades ortográficas
Desenvolvimento de atitudes favoráveis à leitura
Leitura oral com fluência, expressividade e compreensão
Identificação das finalidades e funções dos textos
Construção da compreensão global do texto lido
Produção de textos de gêneros diversos, adequados aos objetivos e destinatários
Realiza tarefas cujo desenvolvimento dependa de escuta atenta e compreensão
Uso da língua falada em situações formais e não formais


ATIVIDADES DE MATEMÁTICA
Observação, exploração e manipulação de formas e objetos no espaço
Reprodução e caracterização de figuras geométricas
Identificação e registro de números racionais e realização de operações simples
Estabelecimento de equivalência, comparação e emprego de unidades de medida
Emprego das unidades de medida e de tempo
Identificação e operações com valores do sistema monetário brasileiro
Aplicação de técnicas operatórias usando os algoritmos com compreensão
Criação, interpretação e solução de problemas
Leitura e interpretação de dados em tabelas e gráficos

ATIVIDADES ARTÍSTICAS, ESPORTIVAS E MOTORAS


Criatividade, espontaneidade nas artes plásticas, dramáticas, musicais
Desenvolvimento do esquema corporal
Conhecimento e valorização da diversidade dos padrões de saúde, beleza e estética corporal
Reconhecimento e cuidados com os processos de crescimento e desenvolvimento
Participação das atividades com atitude cooperativa e solidária
Discussão de regras de jogos e brincadeiras
Identificação das práticas esportivas, seus benefícios e riscos
Conhecimento, identificação e vivência de jogos, brincadeiras e danças
Conhecimento e expressão em artes visuais e teatro
Disposição e valorização para realizar produções artísticas, expressando idéias e sentimentos


ATIVIDADES DE FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL
Relacionamento com professores
Relacionamento com colegas
Uso adequado do material escolar e objetos pessoais
Desempenho de tarefas com atenção, interesse e concentração
Conclusão de trabalhos em tempo previsto
Apresentação de tarefas completas e bem feitas
Resolução de situações de conflito por meio de diálogo
Adoção de hábitos de autocuidado com a saúde e a higiene
Posicionamento crítico diante das condições ambientais de seu meio
Identificação dos elementos que evidenciam ciclos e fluxos na natureza, no espaço e no tempo

Apresentação de hábitos de cortesia e sociabilidade
Sugestões de oficinas
Sobre alimentação escolar
Caderno de Boas Práticas do Tempo Integral
Devido a dimensão que o I Encontro de 2011 tomou, passamos a chamá-lo de I Seminário de Escolas de Tempo Integral da SRE – Ponte Nova.
Referência: http://www.educacao.mg.gov.br


http://susanaeducacao.blogspot.com/search?updated-max=2011-12-15T09:06:00-08:00&max-results=39



Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios