Nye Ribeiro
Com um texto singelo e ilustrações coloridas, o livro é destinado a crianças de 4 a 8 anos.
Além do prazer despertado pela leitura, a obra vem acompanhada de sugestões de atividades, orientando o professor para a realização de um projeto, envolvendo as áreas - Português, Ciências, Educação Física, Educação Artística e Filosofia.
Desenvolver a ideia de confiança no mistério da natureza, respeitando suas leis naturais e seus ciclos de vida e morte; refletir e trabalhar com a noção de cuidado; vivenciar situações de paz, confiança e autoestima; despertar a consciência da necessidade de ecologia interna e externa - são alguns dos objetivos propostos pela própria autora no trabalho com os leitores.
Baixar livro
AQUI
Atividades sugeridas
De todas as cores: Ouvindo: AQUI
Nye Ribeiro
Olha lá o Juvenal cuidando de seu jardim no maior capricho! No primeiro canteiro, Juvenal plantou apenas margaridas brancas. No segundo, apenas girassóis amarelos; no terceiro canteiro, Juvenal plantou apenas tulipas vermelhas, no quarto canteiro, Juvenal plantou apenas hortênsias azuis. No quinto canteiro, Juvenal plantou apenas petúnias roxas. E assim por diante...
Os girassóis amarelos olhavam com desprezo para o canteiro de hortênsias azuis.
_ Que florzinha mais sem graça!...
As hortênsias olhavam com desprezo par o canteiro de petúnias roxas:
_ Que cor estranha!...
As petúnias roxas olhavam com desprezo para o canteiro de margaridas brancas:
_ Que flor mais desbotada!...
As margaridas brancas olhavam com desprezo para o canteiro de tulipas vermelhas:
_ Que flor esnobe!...
As tulipas vermelhas olhavam com desprezo para o canteiro de girassóis amarelos:
_ Que flor mais esquisita!...
E assim por diante...
Quando Juvenal saía do jardim, vinha um bando de borboletas, atraídas pelas cores. E vinha também muitas abelhinhas, atraídas pelo pólen. E vinha também muitos bem-te-vis, canários e beija-flores, atraídos pelo néctar e pelo perfume das flores. Visitavam cada canteiro e ficavam voando para lá e para cá, na maior festa!
Mas um dia, nasceu uma margarida no canteiro das petúnias:
_ O que você está fazendo no nosso canteiro sua branquela? Disseram as petúnias. E nasceu uma petúnia no canteiro de girassóis:
_ Credo! Que flor mais esquisita! Disseram os girassóis.
Nasceu um girassol no canteiro de hortênsias:
_ Você não é daqui. Vai embora! Disseram as hortênsias. E nasceu uma hortênsia n canteiro de tulipas.
- Que florzinha mais sem graça! Disseram as tulipas.
E nasceu uma tulipa no canteiro das margaridas.
_ O que você está fazendo no nosso canteiro? Xô! Sai já daqui! Disseram as margaridas. E assim por diante...
Quando Juvenal voltou ao jardim...
_ Nossa! Que confusão! O que será que aconteceu por aqui?
E já ia arrancar as flores intrusas, voltando cada uma para o seu canteiro, quando...
- Pensando bem...Até que é uma boa ideia!
Depois desse dia, Juvenal resolveu misturar todas as cores...O jardim ficou todo colorido...E cada dia vinham mais borboletas, mais beija-flores, mais abelhinhas, mais canários... E assim por diante...
E as flores? O que será que aconteceu com elas?...
No começo todas estranharam um pouco...Mas com o tempo, foram aprendendo a conviver. E ficaram amigas uma das outras. Descobriram que cada uma tem a sua beleza e seu perfume. E que ninguém é melhor que ninguém. Perceberam também que no jardim do seu Juvenal havia lugar para todas as cores. E que ele sempre cuidava de todas com o mesmo carinho.
Hoje, as pessoas que passam por ali se encantam ao ver aquele jardim tão perfumado e colorido. E Juvenal, o jardineiro, fica todo feliz e orgulhoso ao cuidar de seu jardim.
Fonte
Sugestão
- Conhecer e observar as flores que aparecem na história (perfume, formato, tamanho e cores diferentes).
- Em casa, com a ajuda dos pais, realizar uma pesquisa na Internet sobre flores. Levar para a escola algum material relativo à pesquisa: frases, fotos, ilustrações ou desenhos.
- Reunir o resultado da pesquisa em um mural da classe.
- Com a ajuda de um jardineiro, preparar um grande canteiro e plantar mudas de flores que aparecem na história.
- Dividir a classe em 5 equipes. Em cada dia da semana uma equipe ficará responsável para cuidar do jardim (regar, arrancar as ervas daninhas, observar a presença de pragas, etc).
- Na classe, fazer a troca de experiências: a equipe responsável conta o que observou naquele dia (presença de insetos, pássaros, folhinhas novas, flores)..
- Cada criança poderá plantar um vaso com muda ou semente (ex.: girassol), cuidar e levar de presente para a mãe (sugestão: presente Dia das Mães)
- Confeccionar fantasias: as flores, o jardineiro, pássaros, borboletas, abelhas, autor.
- Realizar a dramatização da história.
Conheça Nye Ribeiro
Artes
Bichinhos de jardim
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.