BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sábado, outubro 08, 2016

O jardim de cada um+ De todas as cores>Estímulos literários>08/10/2016

Nye Ribeiro


Com um texto singelo e ilustrações coloridas, o livro é destinado a crianças de 4 a 8 anos. 
Além do prazer despertado pela leitura, a obra vem acompanhada de sugestões de atividades, orientando o professor para a realização de um projeto, envolvendo as áreas - Português, Ciências, Educação Física, Educação Artística e Filosofia. 
Desenvolver a ideia de confiança no mistério da natureza, respeitando suas leis naturais e seus ciclos de vida e morte; refletir e trabalhar com a noção de cuidado; vivenciar situações de paz, confiança e autoestima; despertar a consciência da necessidade de ecologia interna e externa - são alguns dos objetivos propostos pela própria autora no trabalho com os leitores. 
Baixar livro
AQUI
Atividades sugeridas
Ouvindo: AQUIAQUI


De todas as cores: Ouvindo: AQUI
Nye Ribeiro

Olha lá o Juvenal cuidando de seu jardim no maior capricho! No primeiro canteiro, Juvenal plantou apenas margaridas brancas. No segundo, apenas girassóis amarelos; no terceiro canteiro, Juvenal plantou apenas tulipas vermelhas, no quarto canteiro, Juvenal plantou apenas hortênsias azuis. No quinto canteiro, Juvenal plantou apenas petúnias roxas. E assim por diante...
Os girassóis amarelos olhavam com desprezo para o canteiro de hortênsias azuis.
_ Que florzinha mais sem graça!...
As hortênsias olhavam com desprezo par o canteiro de petúnias roxas:
_ Que cor estranha!...
As petúnias roxas olhavam com desprezo para o canteiro de margaridas brancas:
_ Que flor mais desbotada!...
As margaridas brancas olhavam com desprezo para o canteiro de tulipas vermelhas:
_ Que flor esnobe!...
As tulipas vermelhas olhavam com desprezo para o canteiro de girassóis amarelos:
_ Que flor mais esquisita!...
E assim por diante...
Quando Juvenal saía do jardim, vinha um bando de borboletas, atraídas pelas cores. E vinha também muitas abelhinhas, atraídas pelo pólen. E vinha também muitos bem-te-vis, canários e beija-flores, atraídos pelo néctar e pelo perfume das flores. Visitavam cada canteiro e ficavam voando para lá e para cá, na maior festa!
Mas um dia, nasceu uma margarida no canteiro das petúnias:
_ O que você está fazendo no nosso canteiro sua branquela? Disseram as petúnias. E nasceu uma petúnia no canteiro de girassóis:
_ Credo! Que flor mais esquisita! Disseram os girassóis.
Nasceu um girassol no canteiro de hortênsias:
_ Você não é daqui. Vai embora! Disseram as hortênsias. E nasceu uma hortênsia n canteiro de tulipas.
- Que florzinha mais sem graça! Disseram as tulipas.
E nasceu uma tulipa no canteiro das margaridas.
_ O que você está fazendo no nosso canteiro? Xô! Sai já daqui! Disseram as margaridas. E assim por diante...
Quando Juvenal voltou ao jardim...
_ Nossa! Que confusão! O que será que aconteceu por aqui?
E já ia arrancar as flores intrusas, voltando cada uma para o seu canteiro, quando...
- Pensando bem...Até que é uma boa ideia!
Depois desse dia, Juvenal resolveu misturar todas as cores...O jardim ficou todo colorido...E cada dia vinham mais borboletas, mais beija-flores, mais abelhinhas, mais canários... E assim por diante...
E as flores? O que será que aconteceu com elas?...
No começo todas estranharam um pouco...Mas com o tempo, foram aprendendo a conviver. E ficaram amigas uma das outras. Descobriram que cada uma tem a sua beleza e seu perfume. E que ninguém é melhor que ninguém. Perceberam também que no jardim do seu Juvenal havia lugar para todas as cores. E que ele sempre cuidava de todas com o mesmo carinho.
Hoje, as pessoas que passam por ali se encantam ao ver aquele jardim tão perfumado e colorido. E Juvenal, o jardineiro, fica todo feliz e orgulhoso ao cuidar de seu jardim.


Fonte
Sugestão
- Conhecer e observar as flores que aparecem na história (perfume, formato, tamanho e cores diferentes). 
- Em casa, com a ajuda dos pais, realizar uma pesquisa na Internet sobre flores. Levar para a escola algum material relativo à pesquisa: frases, fotos, ilustrações ou desenhos.
- Reunir o resultado da pesquisa em um mural da classe.
- Com a ajuda de um jardineiro, preparar um grande canteiro e plantar mudas de flores que aparecem na história. 
-  Dividir a classe em 5 equipes. Em cada dia da semana uma equipe ficará responsável para cuidar do jardim (regar, arrancar as ervas daninhas, observar a presença de pragas, etc).
-  Na classe, fazer a troca de experiências: a equipe responsável conta o que observou naquele dia (presença de insetos, pássaros, folhinhas novas, flores)..
-  Cada criança poderá plantar um vaso com muda ou semente (ex.: girassol), cuidar e levar de presente para a mãe (sugestão: presente Dia das Mães) 
- Confeccionar fantasias: as flores, o jardineiro, pássaros, borboletas, abelhas, autor.
- Realizar a dramatização da história.
Conheça Nye Ribeiro

Artes
Bichinhos de jardim


Ouvindo: AQUI



Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios