BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quarta-feira, setembro 07, 2011

Árvore e afins > 07/09/11


Dia da Árvore

Provavelmente nunca houve tanta preocupação com o meio ambiente como nos últimos anos, portanto, aproveitar datas como o Dia da Árvore é muito importante para ampliar a discussão sobre o tema e promover atividades na escola.
Para isso você pode aproveitar nosso texto introdutório e solicitar aos alunos que montem um painel que demonstre a importância das árvores para o meio ambiente.
Este painel pode ser feito usando charges, historias em quadrinhos, etc.
Os alunos também podem pesquisar sobre as regiões onde são encontradas as principais árvores brasileiras e elaborar um grande mapa para exposição.
Este mapa pode conter também as características dos biomas dessas regiões que favorecem o desenvolvimento dessas árvores.
Que tal montar um fórum de discussão com seus alunos sobre as questões relativas ao desmatamento e queimadas?
O foco da discussão pode ser as causas, consequências e possíveis soluções.
Seus alunos podem ser estimulados a propor sugestões para aumentar as áreas verdes de sua cidade.
 Isso pode ocorrer através de uma carta enviada às autoridades municipais, ou através de um jornal elaborado por eles e que circule na comunidade.


Plantando árvores

Autor: Lívia R.Bardy
Co-autores:
Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher.
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Os alunos poderão aprender a importância que as árvores têm em nossas vidas, além de aprender como plantar uma árvore por meio de um experimento prático.
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos, 2 (Duas) aulas.
 Estratégias e recursos da aula
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Desenvolvimento de um Experimento Prático.
Observamos que o professor deverá solicitar previamente aos alunos os materiais elencados no item “Recursos Complementares” necessários para a realização do experimento.
Motivação:
O professor deverá perguntar aos alunos se eles já tiveram a oportunidade de plantar uma árvore.
Após ouvir suas respostas deverá lhes dizer que todos terão esta oportunidade!

Atividade 1
Antes de desenvolverem o experimento prático é importante que o professor trabalhe com os alunos a importância que as árvores (Fig. 1) têm em nossas vidas.
Isto é importante para que os alunos não pensem que irão plantar uma árvore apenas para terem uma aula diferente.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1920/imagens/arvore_f1.jpg
Abaixo se encontram alguns sites indicados para que o professor trabalhe com os alunos sobre a importância das árvores ma vida do ser humano e do Planeta Terra:



Atividade 2
Após as discussões sobre a importância das árvores na natureza e em nossas vidas, o professor deverá apresentar o Recurso  que consta de um vídeo no qual apresenta um experimento prático que ensina como plantar uma muda de árvore.
Destacamos que o Recurso  tem o objetivo de conscientizar os alunos sobre a importância da preservação do meio ambiente através do plantio de árvores.
Recurso
Como plantar uma árvore Link do Recurso no site do Portal do Professor:

Além disso, o recurso também mostra que é preciso conhecer os critérios para a escolha de algumas espécies de acordo com o local que será plantada .
Observamos que, para maiores informações sobre o plantio das árvores, bem como os critérios para escolha das mudas.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1920/imagens/f3.jpg

Imagem de diferentes espécies de árvores
Disponível em:

Para isso, o professor poderá utilizar os sites abaixo indicados:




Após a exploração do recurso, e de conhecerem a importância das árvores em nossas vidas os alunos, juntamente com o professor, deverão escolher um local para o plantio das árvores e planejarem como farão para adquirirem as mudas  : se eles comprarão as mudas (se dividirão o dinheiro ou se o professor as comprará e etc.), ou se entrarão em contato com o órgão do município que se encarrega, como, por exemplo, o Horto Florestal da cidade.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1920/imagens/mudas_f4.jpg.jpg

 Imagem de mudas de árvores
Disponível em:

Se possível, é importante que escolham um local em que poderão acompanhar o processo de crescimento desta árvore!
Feito isso, poderão então escolher a espécie das mudas, de acordo com os critérios apresentados na atividade 2 - depois de terem visitado os sites indicados.
Salientamos mais uma vez que é extremamente importante que os alunos e o professor verifiquem com os responsáveis do Horto Florestal, por exemplo ou onde adquirirem as mudas sobre a importância de adequar o plantio das mudas com o solo e com as condições climáticas da cidade.

Atividade 3
Após terem conhecido o que o Recurso apresenta, bem como conhecido os critérios para a seleção de mudas, os alunos poderão desenvolver o experimento, isto é, plantar árvore!
Sugerimos que sejam plantadas 2 (duas) mudas de árvores, para que os alunos possam realmente aprender como deve ser o plantio de uma árvore.
Desenvolvendo o Experimento :
Estando no local escolhido para o plantio das árvores, os seguintes passos deverão ser seguidos:
1- Preparem uma cova com 60 centímetros de diâmetro e igual profundidade;
2- Retirem o composto orgânico (terra com adubo: esterco, restos de alimentos entre outras coisas);
3- Misturem a terra que foi retirada ao composto orgânico (duas partes de terra, para uma de composto). E reserve-a;
4- Rasguem o saquinho onde está a muda (caso contrário, a raiz não se desenvolverá), retirando a muda com o torrão de terra, sem quebrar o torrão.
Dica: em vez de fazer um único corte no saquinho, para retirá-lo, faça vários, facilitando tirar o torrão sem quebrar;
5- Coloquem metade da mistura de terra e composto orgânico de volta na cova que já foi feita (passo 1);
6- Agora, é só introduzir a muda com o torrão (o que é isso) na cova e preencher o resto do buraco com a mesma mistura;
7- Para finalizar, pressionem um pouco o chão do local plantado para deixar a muda firme.
Dica importante: no local da cova, o terreno deve ficar uns dois centímetros abaixo do nível do solo .
 Isso facilita regas. A primeira rega, já poderá ocorrer logo após o plantio;

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1920/imagens/f5.jpg

 Imagem do plantio. Retirado do Recurso

8- CUIDADOS FINAIS - Uma boa idéia é cobrir o solo com folhas secas, o que ajudará a manter a umidade da terra.
Especialmente se o plantio for em área urbana - numa calçada, praça ou jardim - também vale à pena colocar uma grade de proteção em torno da árvore, para que ninguém quebre a plantinha, desavisadamente;
9- TUTOR: Para que a muda cresça reta, vale à pena amarrá-la a um tutor.
Pode até ser um cabo de vassoura, fixado verticalmente no chão, logo ao lado da muda.
Mas preste atenção à maneira de amarrar: O barbante deve formar um 8 deitado, com um dos "círculos" do 8 em torno do tronco da muda e outro, no tutor.
 Assim, proporciona-se firmeza e ao mesmo tempo um pouco de folga em torno do tronco da futura árvore.
Nunca deixe que o barbante "estrangule" o tronco, quando a planta crescer.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1920/imagens/tutor.jpg
 Imagem de um tutor

Disponível em:

DICA PARA REGAR – em períodos (dias) em que não há chuva, deve se regar de uma a duas vezes ao dia, no início da manhã ou fim de tarde.
No inverno, rega-se apenas uma vez ao dia.
Repita o procedimento, se forem plantar 2 (duas) mudas de árvore!
Sugestões:
1) Sugerimos que o professor fotografe o processo do plantio da árvore para que possa fazer uma exposição das fotos.
Além disso, recomendamos também para que depois de um determinado tempo (aproximadamente 2 meses) os alunos ou o professor (conforme combinado previamente) possa visitar o local em que as árvores foram plantadas para tirar outras fotografias, para então fazer uma comparação; se a muda cresceu e etc.
2) Sugerimos também que o professor agende uma visita ao Horto Florestal da cidade, pra que possam conhecer outras espécies de mudas de árvores, bem como assuntos ligados a este tema!
3) Sugerimos que o professor vá até o Laboratório de Informática da escola para que os alunos possam ver uma simulação virtual sobre o plantio de árvores, por meio do seguinte endereço:


4) Sugerimos também que os alunos realizem as atividades do jogo “Planeta Natureza” .
 Com esta atividade, poderão trabalhar a coordenação motora aliando conhecimentos sobre o Meio Ambiente, especificamente os cuidados necessários para que as árvores e plantas cresçam e floresçam.


Recursos Educacionais
Nome      Tipo
Recursos Complementares
Materiais necessários para o plantio das árvores:- 2 mudas de árvores;- Composto orgânico;- Pau de vassoura (tutor);- Pá;- Folhas secas para cobrir o solo;- Água para fazer a primeira rega;- Barbante.
Avaliação
A avaliação deverá ser feita em todos os momentos, até mesmo após o plantio das mudas, já que os alunos deverão se comprometer a fazer as regas nas árvores plantadas.


Link para essa postagem


2 comentários:

  1. Amiga; Essa aula e atividade nunca serão esquecidas. Quando eu era menino, mais ou menos por esta época do ano, tivemos uma atividade semelhante.
    Muitas décadas depois, ao passar próximo ao colégio em que estudava, vi um pequeno bosque, com árvores já bem formadas. Pensei: uma dessas árvores fui eu quem plantei. Foi uma sensação tão boa...

    ResponderExcluir
  2. Oi, Krika
    Quantas idéias interessantes.Comentei sobre esse
    seu blog para as colegas que ainda estão na ativa, na escola onde, atualmente, sou "apoio à gestão".
    Traduzindo: sabe o "bedel" de antigamente? é isso que sou, é o me "permitem" fazer...rsrs
    Tenho saudades das comemorações para a árvore,no meu tempo de estudante...
    Lindo post!
    Um abraço

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios