BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quarta-feira, março 14, 2012

Páscoa> Aula instrucional> Receita de ovo de páscoa> 14/03/12

Receita de ovo de páscoa

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Desenvolver habilidades de leitura, escrita e interpretação através de uma receita de ovo de páscoa
Estimular a colaboração e a amizade entre os alunos através de uma atividade de “Caça ao tesouro”
Sistematizar relação entre quantidade e numeral utilizando atividades matemáticas contendo símbolos da páscoa
Duração das atividades
3 aulas de aproximadamente de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estar alfabetizado.
Estratégias e recursos da aula
Momento 1
Através de uma conversa informal, a professora deve perguntar aos alunos se sabem o que é uma receita. Após ouvir as respostas, a professora deve explicar que receita é um tipo de texto, uma fórmula que ensina o preparo de um determinado alimento.
Explicar que a receita é formada por 4 partes:
A primeira é o título = nome da receita
A segunda são os ingredientes = a quantidade necessária e o tipo de alimento ou produto que vamos usar.
A terceira é o “Modo de Preparo”= este ensina como cada ingrediente vai ser usado, ou seja, o passo a passo para colocar a receita em prática.
A quarta é o rendimento = a quantidade que a receita dará.
Momento 2
A professora deve mostrar alguns cartazes contendo receitas simples.
À medida que for apresentando a receita pedir que as crianças identifiquem o nome da receita, quais são os ingredientes, como é o modo de preparo de cada uma, fazendo uma interpretação oral de cada passo para que haja compreensão de toda a turma.
Por último perguntar o que faltou na receita (o rendimento)



Momento 3

Levar a receita de um ovo de páscoa e fazer a receita em sala com as crianças.
A professora deve providenciar antes da aula: um microondas, uma vasilha (que possa ir ao microondas), uma faca, uma espátula de plástico, papel alumínio, papel celofane, fita e forminhas com vários ovinhos pequenos.


OBS: É necessário que a escola possua 1 geladeira para executar essa receita

A professora deve pedir que cada criança vá lendo a receita, a medida que forem lendo a professora irá executando a receita.
Após a confecção da receita eles mesmos concluirão qual foi o rendimento.
Momento 4
Pedir que as crianças criem um texto narrativo transcrevendo a receita para a história, lembrando que o texto deve conter as quatro partes da receita. Esta atividade deve ser feita coletivamente com os alunos. À medida que forem falando a professora vai escrevendo no q1uadro e a turma copiando.
Ex: Um presente de páscoa
A mãe de Maria resolveu fazer um ovo de chocolate para sua filha na páscoa.
Ela pegou quinhentos gramas de chocolate ao leite, picou em pedaços pequenos e levou ao microondas por um minuto para derreter.
Quando o chocolate ficou homogêneo, ela o espalhou na fôrma, retirou o excesso e leveu à geladeira por cinco minutos.
Esse processo foi repetido até terminar o chocolate.
 Ela deixou a fôrma na geladeira por dez minutos até se formarem bolhas e o chocolate se soltar.
Quando isso aconteceu, a mãe de Maria embalou o ovo com papel alumínio e depois com papel celofane.
Ela colocou uma fita grande e bem bonita, guardou o ovo em um local arejado e esperou o dia da páscoa para dá-lo de presente à filha.
Momento 5
Distribuir uma folha (anteriormente xerocada) para cada criança com a atividade abaixo.
Pedir que colem paetês ou bolinhas de papel colorido dentro de cada bola.
Ao final da atividade, devem contar quantos pulos o coelho deu e escrever o numeral no espaço indicado.





Momento 6
Falar com as crianças que assim como o coelho da atividade anterior chegou à sua cesta de ovos, agora eles terão a oportunidade de encontrar um ovinho também.
Com os ovinhos feitos na atividade 3, a professora poderá promover um caça ao tesouro.
Deve esconder os ovinhos na sala de aula ou em algum lugar da escola para que as crianças os achem.
Deve colocar como regra que cada criança só pode ter 1 ovinho, caso ache outro deve doá-lo a um colega que ainda não tenha encontrado.
Recursos Complementares
Atividade sugerida:

Avaliação
Observar se compreenderam o que é uma receita e quais as partes presentes na mesma.
Analisar o desenvolvimento da leitura dos alunos.
Observar a capacidade de criarem um texto narrativo.
Avaliar a coordenação motora fina e se estão associando quantidade e numeral através da atividade do momento 5
Verificar se houve cooperação entre os colegas e se cada um respeitou a regra da última atividade.






Link para essa postagem


2 comentários:

  1. AMEI ESSE BLOG.VOCÊ NÃO IMAGINA O QUANTO ESTAVA PRECISANDO.É COMPLETÍSSIMO, ENCONTREI TUDO O QUE EU PRECISO.

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz qdo recebo um recado assim tão carinhoso. Que bom ter encontrado algo útil para seu trabalho. Volte sempre e sugira temas que linguagem procura...

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios