Ensinar às crianças valores de sociabilidade é preocupação de todo pais e educador.
E foi na cultura africana que a autora Angela Shelf Medearis buscou alguns dos conceitos fundamentais para um bom aprendizado.
O feriado de Kwanzaa, comemorado por afro-descentes das Américas, é uma forma de celebrar a família, a comunidade e a cultura negras. Comemorado dos dias 26 de dezembro ao 1º de janeiro, Kwanzaa significa 'primeiros frutos' na língua suaíli.
Os sete princípios básicos (Nguzo Saba) para essa celebração são - unidade, autodeterminação, trabalho coletivo e responsabilidade, cooperação econômica, motivo, criatividade e fé.
O livro conta a história dos irmãos da tribo axanti que não conseguem se entender e sempre discutem por motivos banais.
Desgostoso, o pai morre deixando aos filhos sete novelos de linha colorida e uma incumbência - transformá-los em ouro, até o pôr-do-sol. A pena para o não cumprimento da tarefa é a expulsão de casa.
As ilustrações, em xilogravura de cores fortes, traduzem pictoricamente a força vital da cultura africana.
Conto:
História: OS SETE NOVELOS – Um conto de Kwanzaa escrito por Angela Shelf Medearis com ilustração de Daniel Minter e com tradução de André Jenkino do Carmo. Contar a história e apresentar o livro explicando que a história e um conto africano de uma pequena aldeia Africana no País de Gana. Depois de contar a história, explicar para as crianças que outros tipos de artesanatos são desenvolvidos por muitos povos Africanos, que é a tecelagem. Utilizando de barbantes e canudos confeccionar um cinto sugerido na última pagina do livro. Fazer uma pesquisa na internet sobre os diferentes artesanatos feitos por povos Africanos. Então, monta uma oficina de artesanato, na qual as crianças confeccionam pulseiras e colares utilizando miçangas coloridas. Com ajuda de um grupo da comunidade, e utilizando linhas coloridas confecciona cintos tecidos com os fios, momento em que cada dupla precisa trabalhar ajudando um ao outro, para que o trabalho seja realizado. Em roda de conversa, discuti a importância do trabalho cooperativo, do respeito às produções própria e do outro, da convivência respeitosa para além das diferenças.
Esta sugestão está AQUI (Outro projeto)
Mais atividades: AQUI
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.