“O livro é aquele brinquedo, por incrível que pareça, que, entre um mistério e um segredo, põe idéias na cabeça." (Maria Dinorah)
Hábito saudável da leitura
Sugestões de atividades literárias
Desde cedo, ainda sem dominar o código verbal, as crianças são expostas a textos reais e usam estratégias de leitura que as ajudam a compreendê-los, buscando sentido, coerência.
Por meio de um trabalho de dedução e inferência, a criança percebe as pistas que o próprio texto oferece.
O papel da escola é o de ampliar e fortalecer o uso dessas estratégias para que elas não sejam abandonadas pelas crianças assim que dominarem o código verbal, uma vez que são ferramentas poderosas e fundamentais para encontrar o sentido no que se lê.
Dica
Estabeleça um horário na rotina da criança para ela realizar a atividade de leitura.
Por exemplo, ler ou contar história após o recreio, após o lanche, antes da hora de dormir ou simplesmente no momento que parecer mais conveniente.
O importante é ler constantemente, respeitando sempre o tempo-limite de cada criança.
Vejam tudo: AQUI
Aula literária
Uma das atividades:
Nesse dia o professor poderá pedir que cada um dos alunos imagine ser um vendedor de livros e apresente para a turma, através de uma propaganda o livro que leu. É importante que o professor anteriormente trabalhe com o grupo o que seja propaganda.
Vejam tudo:
AQUI
Peça que os alunos releiam as histórias escolhidas pelos grupos. Eles devem fazer um estudo cuidadoso da personagem. Você pode orientar os estudantes a elaborarem uma tabela com as características físicas e a personalidade de cada personagem e um registro dos fatos mais importantes de sua vida. Eles podem dispor essas informações em um cartaz e expô-lo à turma. Ressalte que as características da personagem, principalmente as de personalidade, não são sempre explícitas na história. Os fatos do enredo e ações da personagem dão dicas de sua personalidade. Veja um exemplo:
Produzir histórias a partir de ilustrações
Em um livro para crianças, os aspectos gráficos e visuais são um recurso fundamental.
As ilustrações, as cores, o jogo de luz e sombra, o tamanho das letras, a disposição de textos e imagens contribuem para a compreensão da obra literária e para a abertura de novas perspectivas de leitura, ao revelar ou realçar aspectos muitas vezes apenas sugeridos no texto.
Explorar as ilustrações das narrativas é essencial à formação de leitores, especialmente às crianças ainda não alfabetizadas ou no início do processo de aprendizagem da escrita.
Continua: AQUI
Criando perfis de personagens
Vejam tudo: AQUI
Criar ou contar histórias com origami
A fantasia, a invenção, a criatividade pensam, a imaginação vê. (Fayga Ostrower)
Vejam tudo: AQUI
Produzir narrativas sobre versões da mesma história
Nesta proposta a ideia é que os alunos leiam e comparem duas histórias sobre a mesma temática para, posteriormente, criarem seu próprio texto.
Comparar as duas histórias possibilita às crianças conhecer diferentes soluções narrativas e estilos e as aproxima da linguagem escrita.
Sugestão: A festa no céu
No linguagem: AQUI
Sugestões de materiais de leitura
Ideias para o "cantinho"
Muita sugestão bacana!
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.