Dinâmica do dado para produção de fábulas
OBJETIVO GERAL DA AULA: Trabalhar a prática de leitura e interpretação de textos em sala de aula, produzindo atividades de compreensão e produção coletiva,analisando dados com base em informações obtidas individualmente e pelo grupo.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA AULA:
- Expressar-se oralmente e de forma escrita as ideias e opiniões;
- Aperfeiçoar a capacidade comunicativa do grupo;
- Desenvolver o hábito de leitura;
- Ampliar o vocabulário e as possibilidades de leitura;
- Compreender e interpretar a história trabalhada.
- Produzir e compreender textos;
- Ler e interpretar diferentes gêneros textuais;
- Perceber e comparar características, estrutura e finalidade de um texto;
- Elaborar textos coletivos, utilizando diversos recursos;
- Construir jogo de memória a partir de uma história lida;
- Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos.
Critérios de desenvolvimento da aula:
- Levar para a sala de aula, fábulas para leitura deleite, podendo ser apresentada aos alunos no tapete ou na cesta literária- RESERVE 10 MINUTOS PARA ESTA AÇÃO.
- Entregue para cada aluno uma fábula de escolha do professor. Solicite que façam a leitura silenciosa e depois paragrafada, fazendo com que aja a participação de todos os alunos na leitura.
- Faça perguntas de compreensão oral, escrita ou na caixinha surpresa de perguntas da história. (proporcione aos alunos diferentes maneiras de interpretar o que foi lido).
- Logo após, divida a turma em 2 grupos e passe com o dado dos animais. Cada grupo jogará o dado que indicará os dois personagens da história que será produzida pelo grupo.
- Escreva na lousa com a ajuda dos alunos as características, finalidade, pontuações, fala e estrutura do gênero fábula, explique sobre a moral e seu objetivo de ensinamento dentro da história. Deixe essas informações visíveis para pesquisa dos alunos durante a produção dos grupos.
- Leve para a sala livros usados, para servirem de recorte e pesquisa dos animais que farão parte dos personagens da história. Assim o cartaz ficará mais organizado e rico em detalhes.
- Deixe os alunos conversarem e fazerem suas indagações em grupo, o professor neste momento servirá apenas de mediador quando solicitado, ou quando houver necessidade.
- Após a conclusão das produções, prepare o momento para as apresentações dos grupos.
Elogie e parabenize os alunos pela disposição e trabalho realizado. Faça as observações cabíveis quanto ao assunto, coerência, coesão, parágrafos e pontuação do texto após as apresentações.Afixe os cartazes na parede da sala. Fonte: Ensinando com carinho: AQUI
Que fábula sou eu?
Um jogo de cooperação: O referido trabalho mostra a importância do uso da ludicidade, como ferramenta para estimular o cooperativismo.Convidando-os a refletir sobre os desafios a serem superados, durante e após a atividade; que se deu através da seleção de cinco fábulas de Monteiro Lobato.
PALAVRAS-CHAVES: Cooperação, Ludicidade, Leitura, Monteiro Lobato.
A técnica: Separados em quatro grupos, foi disposto uma caixa, pintada na cor vermelho, e, uma caixa reserva. Dentro das mesmas estavam de modo aleatório, trechos das fábulas de Monteiro Lobato. Sendo que cada trecho de determinada fábula, foram pintados nas cores rosa, vermelho, laranja, azul, verde e roxo. Não oferecendo um padrão de cor para determinada fábula em questão, justamente para estimular o grupo na interpretação dos textos de cada trecho.
Continua: AQUI
Brincando com provérbios/A letra da frase/Objetivos:
- Integrar o grupo;
- Estimular a imaginação e a observação;
- Ampliar o vocabulário;
- Desenvolver a percepção auditiva;
- Produzir frases e pequenos textos coerentes e significativos. Continua: AQUI
Jogo: Quem, o quê,onde
Continua: AQUI
Desvendando os mistérios do folclore
Desvendando os mistérios do folclore
Tema: Desvendar os mistérios da floresta encantada
Proposta: Estimular o raciocínio lógico, o respeito às regras, trabalhar com a ideia da
adição e do relato oral. Após o jogo cada grupo deve elaborar um texto com base no mistério
descoberto.
Cartas dos Personagens: Iara, Saci-Pererê, Cuca, Curupira, Lobisomem, Boto Cor de
Rosa.
Lugares: Rio / Bambuzal / Caverna / Floresta / Cachoeira /Estrada / Sítio
Mistérios a serem desvendados: desaparecimento dos seguintes itens: espelho da Iara,
carapuça do Saci Pererê, caldeirão da Cuca, calça comprida do Lobisomem, chapéu do Boto
Cor- de- Rosa.
Página 21
AQUI
Dar um sentido concreto ao que ensinamos é fundamental!
Aulas
As fábulas e os jogos teatrais
Fábulas:criação e produção
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