BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sexta-feira, janeiro 10, 2020

Planejamentos>Sugestões>Sequência didática/Boneca de lata e 1ª semana de aula/1º ano>10/01/2020


Sequência didática para primeira semana de aula


AQUI

Sequência Didática
Boneca de lata

AQUI

A BNCC considera as contribuições da perspectiva construtivista, principalmente os estudos sobre os processos pelos quais as crianças passam para se apropriar da escrita. Mas também aponta ser preciso um trabalho com a consciência fonológica e com conhecimento das letras para ajudar a criança a evoluir em suas hipóteses de escrita.
A consciência fonológica é a capacidade de identificar e discriminar diferentes sons.
Vejam AQUI + Habilidades BNCC + Sugestões aulas
Sugestão plano de aula 1º dia
Plano de aula é um documento utilizado pelo professor para elaborar o seu dia letivo, para o registro de decisões do tipo: o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer, para que fazer.

Na sua elaboração alguns pontos são muito importantes como:
• Os objetivos a serem alcançados com as aulas que serão ministradas;
• Conteúdo que será ministrado em cada aula, o qual deve seguir uma linha cronológica do processo de aprendizagem;
• Os procedimentos utilizados para aprendizagem dos alunos;
• Os recursos que serão utilizados para alcançar os objetivos;
• E, por último, as metodologias de avaliação, ou seja, as técnicas avaliativas que o professor utilizará para avaliar o aprendizado do educando.    AQUI
Dinâmicas

Estratégias de leitura em ação

Planejamentos
Língua Portuguesa 1ºano
Oportunizar aos alunos acesso ao mundo letrado, construindo o processo de alfabetização e letramento, com uma ação pedagógica voltada para situações concretas significativas à realidade dos alunos, de forma prazerosa e lúdica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Estudar a formação e a utilização do alfabeto na escrita das palavras-compreendendo que a escrita é fonética, através do estudo da ortografia e da gramática.
  • Construir palavras, frases, a partir das sugestões do professor e dos alunos.
  • Compreender a leitura como um processo que envolve a linguagem oral e a escrita

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

  • Respeitar as identidades e as diferenças;
  • Utilizar-se das linguagens como meio de expressão, comunicação e informação; Inferir o sentido de uma palavra ou expressão.
  • Identificar o tema de um texto.
  • Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.

CONTEÚDOS

  • Alfabeto
  • Vogais
  • Junções das vogais Consoantes
  • Sílabas simples letras maiúsculas e minúsculas.
  • Construção de frases.
  • Leitura: Silenciosa, coletiva e individual.
  • Leitura de palavras, frases e textos, envolvendo as mais variadas tipologias textuais tais como: informativo, poético, literatura infantil, jornal.

METODOLOGIA

  • Cantinho da leitura.
  • Historinhas Dinâmicas diversas Poesias Livro didático Revistas.
  • Conversa informal, Jornais, Quadro e giz, Gibis, Bingo, Brincadeiras, Materiais concretos…
  • Dramatização, Cartazes, Rodinha de conversa, Livros literários, Desenho livre, Dvd, Músicas, Filmes, Som, Jogos, Alfabeto móvel, Exposição de objetos, Relógio móvel, Fantoches e etc.
  • Avental de Histórias, Produção de texto, Roleta, Colagem, Recortes, Apresentações, Teatro, Dedoches, etc.
  • Poema, Cantigas, Parlendas, Advinhas, Quadrinhas…
  • História em quadrinho.
  • Oralidade.
  • Sequência lógica das ideias.
  • Ampliação do vocabulário Adequação da linguagem a situação de uso.
  • Identificação do número de sílabas nas palavras.
  • Separação de silabas Discussão oral sobre textos.
  • Elaboração de frases.
  • Interpretação através da elaboração de desenho.
  • Reforço ortográfico.
  • Atividades no caderno em folhas.
  • Recapitulação dos conteúdos apreendidos.
  • Contar história.
  • Quebra-cabeça.
  • Ditados mudo, relâmpagos e visuais.
  • Bingo das letras, palavras e silabas.
  • Boliche de letras.
  • Cruzadinhas.
  • Caça-palavras.
  • Livros de literatura infantis.
  • Jogos diversos.
  • Cartazes.

AVALIAÇÃO

O aluno deverá valorizar sua criatividade quanto a buscar e tentar resolver as situações. Avaliação diária através da observação do desempenho das atividades orais e escritas. Atividades no caderno e trabalhos em grupos.

TEMAS TRANSVERSAIS

Pluralidade cultural, Educação Especial, Temas locais, Consumo, Valores, Saúde, Ética.

RECURSOS

Revistas, livros, tesoura, palitos de picolé, sucatas, dados, lápis de cor, jogos de letras, sílabas, palavras e frases, pinturas, músicas, som, jornais, guaches, pedaços de E.V.A, papeis de diversas cores, botões.
MAIS PLANEJAMENTOS

Plano de aula/Sugestão
TEMA: LEITURA PELO PROFESSOR DE LIVRO NARRATIVO
OBJETIVOS:
Ouvir um texto literário.
- Conhecer algumas características desse gênero.
PROCEDIMENTOS:
Informe os alunos sobre o livro que será lido, antecipando pequena parte da trama da história, seus personagens, o local onde ela se passa – como se fosse um anúncio da próxima novela.
Mostre a capa, o nome do livro, o nome do autor, da editora e também as ilustrações da capalevando o aluno a antecipar a história com suas hipóteses.
Compartilhe com o grupo por que você gostou da história, pergunte do que eles mais gostaram, compare com outras histórias lidas ou já conhecidas do grupo, releia alguns trechos, retome ilustrações etc.
RECURSOS
 Livro infantil.
AVALIAÇÃO:
Avaliação contínua observando a participação dos alunos.




Link para essa postagem


2 comentários:

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios