Leitura de poesias
Para realização desta atividade, é necessário que as crianças já conheçam algumas poesias, que irão para a roda de leitura. Caso você ainda não tenha trabalhado com esse tipo de texto, inclua essa prática em sua rotina para seguir com a realização desta proposta. Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:
Materiais:
Escolha previamente diferentes livros de poesias, em quantidade suficiente para os pequenos grupos,com boas ilustrações, para apreciação das imagens, e antecipação das poesias pelas crianças. Alguns podem já fazer parte do repertório de poesias conhecidas pelas crianças. Uma boa indicação é o livro “A arca de Noé”, de Vinícius de Moraes. Separe um cesto para organizar os livros e tapetes e/ou almofadas para compor o espaço onde será realizada a atividade. Separe também papéis, materiais riscantes, livros para manuseio, jogos de encaixe e outros que você preferir, que serão utilizados pelas crianças que não estarão na roda leitura.
Espaços:
A atividade pode ser realizada na própria sala. Organize um espaço com tapetes e almofadas, para que as crianças se sintam confortáveis. Organize também outras atividades como desenho livre, manuseio de livros e jogos de encaixe, que serão realizadas pelas outras crianças enquanto o professor está com o pequeno grupo.Se possível peça a colaboração de outro adulto da escola, para que acompanhe as crianças nas outras propostas, enquanto você e o pequeno grupo estiverem realizando a leitura das poesias. Caso não seja possível, planeje o espaço e as demais propostas para que as crianças possam ter autonomia em suas ações.
Continua: AQUI
Preparando um recital
Fazendo suas poesias/Oficina/Dicas
Sequência didática/Projeto/releitura de poemas
A elaboração desse pequeno projeto tem em vista dois objetivos: o primeiro, aqui não no sentido mais relevante, é fazer com que os alunos tenham um contato diferenciado com a poesia, de modo a fugir daqueles exercícios de dissecação da estrutura do poema ou mesmo daqueles questionários que alguns livros didáticos fazem questão de colocar logo após os poemas.
A ideia é que se trabalhe com o aluno de uma maneira mais livre, mais lúdica e menos escolarizada, por meio de atividades em se tenha a possibilidade de fazer inúmeras leituras sem se preocupar com exercícios chatos que porventura poderiam vir depois delas; em que tente descobrir os significados e sentidos de um poema sem achar que é a professora que detém a única interpretação correta; ou ainda, em que se se possa escrever poemas sem que estes sejam revestidos pelo caráter da “lição para nota” ou “lição de casa”.
O segundo objetivo é fazer com que os alunos se sintam motivados a ler cada vez mais, e por conta própria, textos poéticos; procurar estimulá-los por meio do prazer que a leitura de poemas pode proporcionar; buscar poemas na biblioteca, na internet, nos sebos, nas livrarias, etc.
Atividade 1 – Conversa ou pesquisa sobre poesia
Atividade 2 – Apresentação e discussão do material pesquisado
Atividade 3 – Figuras de linguagem
Atividade 4 – A rima
Atividade 5 – Verso e estrofe
Atividade 6 – “Poemas concretos”
Atividade 7 – Leitura em voz alta
Atividade 8 – Seleção, leitura em voz alta e discussão em grupo de um poema
Atividade 9 – Composição coletiva de um poema
Atividade 10 – Criação individual de poemas
Atividade 11 - Leitura dos poemas criados pelos alunos
Atividade 12 - Organização de um varal de poesia
Detalhes de cada atividade: AQUI
Oficina poetas da escola
Tem tudo a ver Elias José
A poesia
Tem tudo a ver
Com tuas dores e alegrias,
Com as cores, as formas, os cheiros,
Os sabores e a música
Do mundo
A poesia
Tem tudo a ver
Com o sorriso da criança,
O diálogo dos namorados,
As lágrimas diante da morte,
Os olhos pedindo pão.
A poesia
Tem tudo a ver
Com a plumagem,
O vôo e canto do pássaro,
A veloz acrobacia dos peixes,
As cores todas do arco-ires
O ritmo dos rios e cachoeiras,
O brilho da lua, do sol e das estrelas,
A explosão em verde, em flores e frutos.
A poesia
- é só abrir os olhos e ver -
Tem tudo a ver
Com tudo.
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.