BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

segunda-feira, fevereiro 24, 2020

Oficina de poesias>Leitura de poesias>Atividade literária>Recital>24/02/2020


Leitura de poesias

Para realização desta atividade, é necessário que as crianças já conheçam algumas poesias, que irão para a roda de leitura. Caso você ainda não tenha trabalhado com esse tipo de texto, inclua essa prática em sua rotina para seguir com a realização desta proposta. Este plano faz parte de uma sequência de cinco. São eles:
Materiais:
Escolha previamente diferentes livros de poesias, em quantidade suficiente para os pequenos grupos,com boas ilustrações, para apreciação das imagens, e antecipação das poesias pelas crianças. Alguns podem já fazer parte do repertório de poesias conhecidas pelas crianças. Uma boa indicação é o livro “A arca de Noé”, de Vinícius de Moraes. Separe um cesto para organizar os livros e tapetes e/ou almofadas para compor o espaço onde será realizada a atividade. Separe também papéis, materiais riscantes, livros para manuseio, jogos de encaixe e outros que você preferir, que serão utilizados pelas crianças que não estarão na roda leitura.
Espaços:
A atividade pode ser realizada na própria sala. Organize um espaço com tapetes e almofadas, para que as crianças se sintam confortáveis. Organize também outras atividades como desenho livre, manuseio de livros e jogos de encaixe, que serão realizadas pelas outras crianças enquanto o professor está com o pequeno grupo.Se possível peça a colaboração de outro adulto da escola, para que acompanhe as crianças nas outras propostas, enquanto você e o pequeno grupo estiverem realizando a leitura das poesias. Caso não seja possível, planeje o espaço e as demais propostas para que as crianças possam ter autonomia em suas ações.
Continua: AQUI
Preparando um recital
Fazendo suas poesias/Oficina/Dicas

Sequência didática/Projeto/releitura de poemas
A elaboração desse pequeno projeto tem em vista dois objetivos: o primeiro, aqui não no sentido mais relevante, é fazer com que os alunos tenham um contato diferenciado com a poesia, de modo a fugir daqueles exercícios de dissecação da estrutura do poema ou mesmo daqueles questionários que alguns livros didáticos fazem questão de colocar logo após os poemas. 
A ideia é que se trabalhe com o aluno de uma maneira mais livre, mais lúdica e menos escolarizada, por meio de atividades em se tenha a possibilidade de fazer inúmeras leituras sem se preocupar com exercícios chatos que porventura poderiam vir depois delas; em que tente descobrir os significados e sentidos de um poema sem achar que é a professora que detém a única interpretação correta; ou ainda, em que se se possa escrever poemas sem que estes sejam revestidos pelo caráter da “lição para nota” ou “lição de casa”.
O segundo objetivo é fazer com que os alunos se sintam motivados a ler cada vez mais, e por conta própria, textos poéticos; procurar estimulá-los por meio do prazer que a leitura de poemas pode proporcionar; buscar poemas na biblioteca, na internet, nos sebos, nas livrarias, etc.
Atividade 1 – Conversa ou pesquisa sobre poesia
Atividade 2 – Apresentação e discussão do material pesquisado
Atividade 3 – Figuras de linguagem
Atividade 4 – A rima
Atividade 5 – Verso e estrofe
Atividade 6 – “Poemas concretos”

Atividade 7 – Leitura em voz alta

Atividade 8 – Seleção, leitura em voz alta e discussão em grupo de um poema

Atividade 9 – Composição coletiva de um poema
 Atividade 10 – Criação individual de poemas
Atividade 11 - Leitura dos poemas criados pelos alunos
Atividade 12 - Organização de um varal de poesia
Detalhes de cada atividade: AQUI
Oficina poetas da escola
Tem tudo a ver Elias José

A poesia
Tem tudo a ver
Com tuas dores e alegrias,
Com as cores, as formas, os cheiros,
Os sabores e a música
Do mundo

A poesia
Tem tudo a ver
Com o sorriso da criança,
O diálogo dos namorados,
As lágrimas diante da morte,
Os olhos pedindo pão.

A poesia
Tem tudo a ver
Com a plumagem,
O vôo e canto do pássaro,
A veloz acrobacia dos peixes,
As cores todas do arco-ires
O ritmo dos rios e cachoeiras,
O brilho da lua, do sol e das estrelas,
A explosão em verde, em flores e frutos.

A poesia
- é só abrir os olhos e ver -
Tem tudo a ver
Com tudo.

Vejam tudo sobre estas oficinas:  AQUI
São 14 sugestões de oficinas


Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios