BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

terça-feira, julho 24, 2012

Versos>Folclore>Rimando>24/07/12

VERSOS, DECORANDO RECITANDO E ESCREVENDO

Autor: Glória Maria de Oliveira
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Desenvolver a expressão oral;
 Memorizar versos;
Ampliar seu repertório de textos memorizados;
Ler de forma independente um texto;
Identificar aspectos sonoros da língua;
Registrar os versos aprendidos.
Duração das atividades
Três aulas com duração de 50 minutos cada
Estratégias e recursos da aula
A professora pede para que as crianças se organizem em duplas e distribui para cada dupla uma cartela virada para baixo, combina que após o sinal combinado, elas deverão virar a cartela e descobrir o que está escrito nelas.
Conforme as duplas forem lendo as cartelas serão expostas a fim de que tenha, pelo menos o dobro de versinhos correspondente a quantidade de alunos.
Seguem os versos ou quadrinhas que estarão nas cartelas.

VERSOS / QUADRINHAS

FOLHA DA BANANEIRA
DE TÃO VERDE AMARELOU
A BOCA DO MEU BEM
DE TÃO DOCE AÇUCAROU

MINHA MÃE TÃ ME CHAMANDO
 DIZ A ELA QUE EU JÁ VOU
ESTOU LENDO UMA CARTINHA
 QUE O MEU AMOR MANDOU

JUREI NÃO AMAR NINGUÉM
MAS EU CONFESSO A FRAQUEZA
NÃO E TANTO CULPA MINHA
É CULPA DA NATUREZA

NÃO HÁ TINTA NESSA RUA
NEM PAPEL NESSA CIDADE
NEM CANETA QUE CONSIGA DESCREVER
 MINHA SAUDADE

QUEM ME DERA TER AGORA
UM CAVALINHO DE VENTO
PARA DAR UM GALOPINHO
AONDE ESTÁ MEU PENSAMENTO

VOCÊ ME CHAMOU DE FEIO
SOU FEIO, MAS SOU DENGOSO TAMBÉM
O TEMPERO É FEIO
MAS FAZ O PRATO GOSTOSO

NÃO DÊS A PONTA DO DEDO
QUE LOGO TE LEVAM A MÃO DEPOIS DA MÃO,
VAI O BRAÇO VAI O PEITO E O CORAÇÃO

SEXTA-FEIRA FAZ UM ANO
QUE MEU CORAÇÃO FECHOU
QUEM MORAVA DENTRO DELE
TIROU A CHAVE E LEVOU

FUI PRO MAR COLHER LARANJA
FRUTA QUE NO MAR NÃO TEM
VIM DE LA TODO MOLHADO
DAS ONDAS QUE VÃO E VÊM

A CIGARRA QUANDO CANTA
E PRENÚNCIO DE CALOR
 MEU PEITO QUANDO SUSPIRA
É POR FALTA DO TEU AMOR

O FOGO QUANDO SE APAGA
NO FOGÃO DEIXA O CALOR
O AMOR QUANDO SE APARTA
NO CORAÇÃO DEIXA DOR

MANDEI FAZER UM BARQUINHO
DA CASCA DO CAMARÃO
O BARQUINHO SAIU PEQUENO
SÓ COUBE MEU CORAÇÃO

ESSA NOITE TIVE UM SONHO
QUE NÃO ME SAI DA LEMBRANÇA
SONHEI QUE VI A SAUDADE
ABRAÇADA COM A ESPERANÇA

PISEI NA PEDRINHA
PEDRINHA ROLOU
PISQUEI PRO MOCINHO
MOCINHO GOSTOU

NA CASINHA DA VOVÓ
CERCADINHA DE CIPO
O CAFÉ TÁ DEMORANDO
COM CERTEZA NÃO TEM PÓ

FUI PEDIR A SÃO GONÇALO
QUE ME FIZESSE CASAR
DEZ NOIVAS APARECERAM
NOVE DELAS FIZ VOLTAR

TRINTA DIAS TEM SETEMBRO,
ABRIL, JUNHO E NOVEMBRO
E OS OUTROS QUE SETE SÃO,
TRINTA E UM TODOS TERÃO.

LUA DE PRATA
PRESA DE CETIM
BRILHAS TÃO LINDA
LONGE DE MIM

AÇUCENA DENTRO D’ÁGUA
ATURA QUARENTA DIAS
MEUS OLHOS FORA DOS TEUS
NÃO ATURAM NEM UM DIA

EU AMO A LETRA...
POR ELA TENHO PAIXÃO
COM ELA POSSO ESCREVER ...............
DO MEU CORAÇÃO

BATATINHA QUANDO NASCE
ESPARRAMA PELO CHÃO
 MAMÃEZINHA QUANDO DORME
 PÕE A MÃO NO CORAÇÃO

SOU PEQUENININHA
DE PERNINHA GROSSA
VESTIDINIIO CURTO
PAPAI NÃO GOSTA

VOCÊ DIZ QUE ME QUER BEM
EU TAMBÉM QUERO A VOCÊ
ONDE TEM FOGO, TEM FUMAÇA
 QUEM QUER BEM, LOGO SE VÊ

NÃO SEI SE É FATO OU FITA
NÃO SEI SE É FITA OU FATO
FATO É.QUE ELA ME FITA
ME FITA MESMO DE FATO

EU QUERO MORRER CANTANDO
JÁ QUE CHORANDO NASCI
QUERO VER SE RECUPERO
O QUE CHORANDO PERDI

ENTREI NO JARDIM DAS FLORES
NÃO SEI QUAL ESCOLHEREI
AQUELA QUE FOR MAIS BELA
COM ELA EU FICAREI

PINHEIRO DÁ-ME UMA PINHA
ROSEIRA DÁ-ME UM BOTÃO
MORENA DÁ-ME UM ABRAÇO
QUE TE DOU MEU CORAÇÃO

JOGUEI MEU LENCINHO NO MAR
PRA PEGAR PEIXINHO DOURADO
NÃO PEGUEI PEIXINHO DOURADO
MAS PEGUEI UM NAMORADO

JOGUEI O ANZOL NA ÁGUA
PRA PEGAR PEIXINHO DOURADO
NÃO PEGUEI PEIXE DOURADO
MAS PEGUEI MEU NAMORADO

BORBOLETA PEQUENINA
SAIA LOGO DO ROSAL
VENHA VER QUANTA ALEGRIA
QUE HOJE É NOITE DE NATAL

A LUA VEM SAINDO
REDONDA COMO UM VINTÉM
SE EU NÃO CASAR COM VOCÊ
NÃO CASO COM MAIS NINGUÉM

MORENA, MINHA MORENA,
CORAÇÃO DE MELANCIA
UM BEIJO NA SUA BOCA
ME SUSTENTA QUINZE DIAS

VOCÊ DIZ QUE EU SOU SEU
ISTO LÁ EU NÃO DIREI
O MUNDO DÁ MUITAS VOLTAS
EU NÃO SEI DE QUEM SEREI

SOU PEQUENININHA
DO TAMANHO DE UM BOTÃO
 TRAGO PAPAI NO BOLSO
E MAMÃE NO CORAÇÃO

CORRE, RATINHO
QUE O GATO TEM FOME
CORRE, RATINHO
QUE O GATO TE COME

QUER SABER O MEU NOME
DÊ UMA VOLTA NO JARDIM
QUE O MEU NOME ESTÁ
 ESCRITO NUMA FOLHA DE JASMIM

LA EM CIMA DO PIANO
TEM UM COPO DE VENENO
QUEM BEBEU MORREU
O AZAR FOI TEU

AMANHÃ EU VOU EMBORA
COMIGO NÃO VAI NINGUÉM
QUEM NÃO ME CONHECE,
CHORA QUE FARÁ
 QUEM ME QUER BEM?

AS MENINAS LÁ DE CASA
SÃO MENINAS CATIVOSAS
PLANTAM SEMENTE DE FLOR
PLANTAM CRAVO E NASCE ROSA

JOGUEI MEU LENCINHO PRA CIMA
APAREI COM A VASSOURA
NÃO TEM MOÇA MAIS BONITA
QUE A MINHA PROFESSORA

LÁ EM CIMA DAQUELE MORRO
PASSA BOI, PASSA BOIADA
SÓ NÃO PASSA A MENININHA
DE FRANJINHA CACHEADA

EU SOU UMA BORBOLETA
PEQUENINA E FEITICEIRA
ANDO POR MEIO DAS FLORES
PROCURANDO QUEM ME QUEIRA
NO ALTO DAQUELE MORRO

TEM DOIS SACOS DE CIMENTO
QUANDO UM BATE NO OUTRO
É SINAL DE CASAMENTO

MANJERICAO MIUDINHO
SALPICADO DE A B C
MEU CORAÇÃO SÓ ME PEDE
QUE EM ME CASE COM VOCÊ

JOÃO CORTA PAU
MARIA MEXE ANGU
TERESA POE A MESA
PRA FESTA DO TATU

TIGELINHA PINTADINHA
EM CIMA DA PRATELEIRA
ESPERANDO MEU BENZINHO
QUE CHEGA SEGUNDA-FEIRA

LARANJEIRA PEQUENINA
CARREGADINHA DE FLORES
EU TAMBÉM SOU PEQUENINA
CARREGADINHA DE AMORES

Conforme as duplas forem lendo, a professora os colocará em exposição.
Numa próxima etapa, individualmente as crianças vão até o local da exposição e escolherão o verso que tenham achado mais interessante.
Esse será o verso que ela memorizará para apresentar no dia da Oficina.
Após cada criança ter escolhido seu verso a professora diz que montarão um livreto com os versos preferidos da turma, então todos os aluno registrarão os versos escolhidos pelos colegas e por ele mesmo numa matriz e também ilustrarão.
Outra atividade proposta será um ditado, a professora sorteia a quadra e lê para os alunos copiarem numa folha, esta pode ser uma atividade usada para avaliação.
A professora pedira como uma tarefa de casa para que os alunos pesquisem com seus familiares trovinhas e versinhos.
Cada criança ganhará uma caixa quadrada e em cada lado escreverão as quadrinhas.
Essas caixas ficarão em exposição nas salas ou até mesmo pelos corredores da Escola.
A professora aproveitando as quadrinhas que utilizam adjetivos, proporá que as crianças os substituam, colocando os nomes dos alunos da classe e /ou de seus familiares.

_____________ TÃ ME CHAMANDO
DIZ A ELA QUE EU JÁ VOU
ESTOU LENDO UMA CARTINHA
QUE O MEU AMOR MANDOU.

FUI PEDIR A ___________________
QUE ME FIZESSE CASAR
DEZ NOIVAS APARECERAM
NOVE DELAS FIZ VOLTAR

EU AMO A LETRA ______
POR ELA TENHO PAIXÃO
COM ELA POSSO ESCREVER
______________ DO MEU CORAÇÃO

__________ , MINHA/MEU ___________,
CORAÇÃO DE MELANCIA
UM BEIJO NA SUA BOCA
ME SUSTENTA QUINZE DIAS

JOGUEI MEU LENCINHO PRA CIMA
APAREI COM A VASSOURA
NÃO TEM MOÇA MAIS BONITA

QUE A MINHA ________________
_______________ CORTA PAU
________________ MEXE ANGU
______________ POE A MESA
PRA FESTA DO TATU

_________________ MIUDINHO
SALPICADO DE A B C
MEU CORAÇÃO SÓ ME PEDE
QUE EM ME CASE COM VOCÊ

NA CASINHA DA ________________
CERCADINHA DE CIPO
O CAFÉ TÁ DEMORANDO
COM CERTEZA NÃO TEM PÓ

Finalizando esse projeto os alunos poderão criar suas próprias quadrinhas, a partir dos modelos já trabalhados.
 Esta atividade auxiliará na descoberta de rimas, de formas de composição que tem uma seqüência linguística.

Recursos Complementares
■ FOLCLORIANDO; AUTOR: Almir Piedade ILUSTRADOR: André Vilela e Mirela Spinelli EDITORA: ELEMENTAR
■ PERSONAGENS ENCANTADOS; AUTOR: INGRID BIESEMEYER BELLINGHAUSEN EDITORA: DCL DIFUSÃO CULTURAL DO LIVRO
■O MAIS ASSUSTADOR DO FOLCLORE: MONSTROS DA MITOLOGIA BRASILEIRO AUTOR: LUCIANA GARCIA ILUSTRADOR: ROGER CRUZ E BRUNA BRITO EDITORA: CARAMELO
■MEU LIVRO do FOLCLORE AUTOR: Ricardo Azevedo EDITORA: Ática
■ARMAZEM do FOLCLORE AUTOR: Ricardo Azevedo EDITORA: Ática
■HISTORIAS DO MESTRE ANDRE AUTOR: Marcelo Xavier EDITORA: Formato

Avaliação
No decorrer das atividades observar o prazer dos alunos em participarem das atividades e suas contribuições.
Quais alunos conseguem se expressar com desenvoltura, quais conseguem recitar os versos com domínio, os que mostram mais envergonhados em recitar.
Verificar o cuidado e envolvimento de cada aluno na realização das tarefas.



Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios