PONTUAÇÃO DIVERTIDA:
FESTIVAL DE PIADINHAS
Autor: Soymara Vieira Emiliao
O que o aluno poderá aprender com esta aula
■ Construir um comportamento revisor em relação a seu próprio texto e ao dos outros;
■ Perceber a pontuação como recurso utilizado pelo autor para orientar o entendimento do leitor;
■ Compreender a importância de uma atitude de colaborativa;
■ Ler e ouvir os textos.
Duração das atividades
4 AULAS
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Ser leitor e escritor iniciante.
Estratégias e recursos da aula
Organize a turma em roda e pergunte:
■ Quem gosta de ouvir piada?
■Quem sabe contar piada?
■Como vocês aprenderam a contar piadas?
Peça que, quem queira, conte piadas.
Registre com ajuda da turma a piada escolhida como a preferida da turma, destacando a importância da pontuação para garantir a fluência da leitura da piada.
Debata com a turma a utilização de uma determinada pontuação e não de outra.
1º ATIVIDADE
Apresente uma piada conhecida pela turma.
Peça aos alunos para que, em duplas, marquem as unidades que facilitem a sua leitura com algum sinal.
Solicite que reescrevam o texto, utilizando a pontuação que julgarem adequadas. Exemplo:
Texto sem pontuação
"A doação do Joãozinho No parque, Joãozinho pede dinheiro a sua mãe para dar a um velhinho A mãe sensibilizada dá o dinheiro mas pergunta ao filho Para qual velhinho você vai dar o dinheiro, meu anjo Para aquele ali que está gritando "Olha a pipoca quentinha"
Texto com a pontuação correta:
A doação do Joãozinho
No parque, Joãozinho pede dinheiro a sua mãe para dar a um velhinho.
A mãe, sensibilizada, dá o dinheiro, mas pergunta ao filho:
- Para qual velhinho você vai dar o dinheiro, meu anjo?
- Para aquele ali que está gritando: "Olha a pipoca quentinha!!!"
Escolha três duplas.
Solicite que, na lousa , reescrevam o texto.
Discuta essa adequação, o significado e o entendimento do texto pontuado de diferentes formas. Converse também sobre questões como identificação da pontuação, reconhecimento dos sinais gráficos em exemplo na lousa e valorize a contribuição de todos.
2º ATIVIDADE:
Repita a atividade utilizando outra piada. Exemplo:
Texto sem pontuação:
Primeiro dia de AulaO menino voltou do seu primeiro dia de aula e o pai lhe perguntou como havia se saído Não volto mais lá respondeu indignado Mas por que Não sei ler não sei escrever... de jeito nenhum me deixam falar... Então o que é que vou fazer lá
TEXTO COM A PONTUAÇÃO CORRETA
Primeiro dia de Aula
O menino voltou do seu primeiro dia de aula, e o pai lhe perguntou como havia se saído.
- Não volto mais lá, respondeu indignado.
- Mas por quê?
- Não sei ler, não sei escrever... de jeito nenhum me deixam falar... Então o que é que vou fazer lá?
Provoque uma discussão entre os alunos sobre a pontuação usada e seus efeitos no texto; pergunte, por exemplo, que elementos do texto indicam que se trata de um diálogo; qual a diferença de ponto de vista entre o pai e o menino. .
O que sugere o uso das reticências quando o menino diz "não sei escrever... de jeito nenhum me deixam falar... "?
- Qual o sinal de pontuação nos sugere a percepção da dúvida do pai?
Dessa forma, perceberão a importância da pontuação estilística, ou seja, utilizada para sugerir uma emoção, uma sensação, um sentimento.
3º ATIVIDADE
Apresente alguns livros de piadas ou com fundo humorístico.
Apresento algumas sugestões
Título: Proibido para Maiores: as Melhores Piadas para Crianças
Autor:Paulo Tadeu
Editora: Matrix
Combine com as crianças uma Ciranda de Livros.
Lembre-se que deve haver a mesma quantidade de livros do que de alunos.
Toda semana deverão ser sorteados os títulos que cada aluno levará.
Determine o dia da semana para entrega.
Nesse dia cada criança deve ler para o grande grupo uma piada ou um trecho do livro que levou.
Aproveite esse momento para trabalhar a leitura correta, com as devidas entonações, que se dão quando se conhece a importância da pontuação.
Recursos Complementares
Para leitura e estudo do professor:
Avaliação
A avaliação se dará observando os seguintes pontos:
■ O envolvimento e a participação das crianças durante todo o processo.
■ A ampliação de seu repertório linguístico .
■ A capacidade de compreensão e de escuta com atenção .
■ A disposição das crianças em contribuir para a realização das etapas das atividades;
■ O avanço na compreensão o uso da pontuação .
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