BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sábado, agosto 04, 2012

Pontuação>Piadas> Aula>04/08/12

PONTUAÇÃO DIVERTIDA:
FESTIVAL DE PIADINHAS


O que o aluno poderá aprender com esta aula
■ Construir um comportamento revisor em relação a seu próprio texto e ao dos outros;
■ Perceber a pontuação como recurso utilizado pelo autor para orientar o entendimento do leitor;
■ Compreender a importância de uma atitude de colaborativa;
■ Ler e ouvir os textos.
Duração das atividades
4 AULAS
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Ser leitor e escritor iniciante.
Estratégias e recursos da aula
Organize a turma em roda e pergunte:
■ Quem gosta de ouvir piada?
■Quem sabe contar piada?
■Como vocês aprenderam a contar piadas?
Peça que, quem queira, conte piadas.
Registre com ajuda da turma a piada escolhida como a preferida da turma, destacando a importância da pontuação para garantir a fluência da leitura da piada.
Debata com a turma a utilização de uma determinada pontuação e não de outra.

1º ATIVIDADE
Apresente uma piada conhecida pela turma.
Peça aos alunos para que, em duplas, marquem as unidades que facilitem a sua leitura com algum sinal.
Solicite que reescrevam o texto, utilizando a pontuação que julgarem adequadas. Exemplo:
Texto sem pontuação


"A doação do Joãozinho No parque, Joãozinho pede dinheiro a sua mãe para dar a um velhinho A mãe sensibilizada dá o dinheiro mas pergunta ao filho Para qual velhinho você vai dar o dinheiro, meu anjo Para aquele ali que está gritando "Olha a pipoca quentinha"


Texto com a pontuação correta:


A doação do Joãozinho
No parque, Joãozinho pede dinheiro a sua mãe para dar a um velhinho.
A mãe, sensibilizada, dá o dinheiro, mas pergunta ao filho:
- Para qual velhinho você vai dar o dinheiro, meu anjo?
- Para aquele ali que está gritando: "Olha a pipoca quentinha!!!"


Escolha três duplas.
Solicite que, na lousa , reescrevam o texto.
 Discuta essa adequação, o significado e o entendimento do texto pontuado de diferentes formas. Converse também sobre questões como identificação da pontuação, reconhecimento dos sinais gráficos em exemplo na lousa e valorize a contribuição de todos.

2º ATIVIDADE:
Repita a atividade utilizando outra piada. Exemplo:
Texto sem pontuação:


Primeiro dia de AulaO menino voltou do seu primeiro dia de aula e o pai lhe perguntou como havia se saído Não volto mais lá respondeu indignado Mas por que Não sei ler não sei escrever... de jeito nenhum me deixam falar... Então o que é que vou fazer lá


TEXTO COM A PONTUAÇÃO CORRETA


Primeiro dia de Aula
O menino voltou do seu primeiro dia de aula, e o pai lhe perguntou como havia se saído.
- Não volto mais lá, respondeu indignado.
- Mas por quê?
- Não sei ler, não sei escrever... de jeito nenhum me deixam falar... Então o que é que vou fazer lá?
Provoque uma discussão entre os alunos sobre a pontuação usada e seus efeitos no texto; pergunte, por exemplo, que elementos do texto indicam que se trata de um diálogo; qual a diferença de ponto de vista entre o pai e o menino. .
O que sugere o uso das reticências quando o menino diz "não sei escrever... de jeito nenhum me deixam falar... "?
- Qual o sinal de pontuação nos sugere a percepção da dúvida do pai?
Dessa forma, perceberão a importância da pontuação estilística, ou seja, utilizada para sugerir uma emoção, uma sensação, um sentimento.


3º ATIVIDADE
Apresente alguns livros de piadas ou com fundo humorístico.
Apresento algumas sugestões
Título: Proibido para Maiores: as Melhores Piadas para Crianças
Autor:Paulo Tadeu
Editora: Matrix
















Combine com as crianças uma Ciranda de Livros.
Lembre-se que deve haver a mesma quantidade de livros do que de alunos.
Toda semana deverão ser sorteados os títulos que cada aluno levará.
Determine o dia da semana para entrega.
Nesse dia cada criança deve ler para o grande grupo uma piada ou um trecho do livro que levou.
Aproveite esse momento para trabalhar a leitura correta, com as devidas entonações, que se dão quando se conhece a importância da pontuação.


Recursos Complementares
Para leitura e estudo do professor:




Avaliação
A avaliação se dará observando os seguintes pontos:
■ O envolvimento e a participação das crianças durante todo o processo.
■ A ampliação de seu repertório linguístico .
■ A capacidade de compreensão e de escuta com atenção .
■ A disposição das crianças em contribuir para a realização das etapas das atividades;
■ O avanço na compreensão o uso da pontuação .




Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios