BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quarta-feira, outubro 10, 2012

Menina com tranças e laços>Portinari e cultura afro/brasileira>Cor da amizade> 10/10/12


OBRA: MENINA SENTADA OU MENINA DE TRANÇAS
Portinari


APRESENTAR A OBRA
1. Observar com os alunos o fundo e a figura dentro da obra.
 O fundo sugere que o artista quis mostrar uma cena diurna ou noturna?
O que sugere a figura da menina na obra?
 Qual o sentimento que a expressão da menina transmite?
2.Pedir que os alunos descrevam os tons que o artista usou para representar A FIGURA .
Há outras cores diferentes?
3. Observar a posição da assinatura no quadro. Com que finalidade o artista assina o quadro?
Sugestões:
1. Dividir a turma em pares. Explicar que eles irão brincar de "pintor e modelo".
Pedir que escolham qual o personagem que querem desempenhar e em seguida peça que os que decidiram ser os modelos coloquem-se em pose e os que decidiram ser os pintores, peguem seus materiais, observem bem seus modelos e comecem a desenhar ou pintar, de acordo com a sua própria interpretação.
Marcar o tempo que achar necessário para a atividade e quando o tempo estiver esgotado, pedir que os "pintores" venham em frente da turma para apresentarem os seus trabalhos.
Estimular os alunos a descrever e comentar os trabalhos em geral.
2. Mostrar o quadro , pedir que observem a figura da menina e em seguida desenhem sobre o que viram. Estabelecer um tempo para concluírem a atividade e apresentarem oralmente.




Sequência didática
A cor da amizade, da cidadania e da igualdade





1 - Realizar a dinâmica Boneca Bonita: Com os alunos sentados em um tapete, em círculo, distribuir diversas bonecas (entre elas uma de pano preto) e permitir que brinquem à vontade. Após, dialogar sobre qual boneca gostaram mais, qual mais bonita, mais feia...
2- Contar a história "Menina bonita do laço de fita" da autora Ana Maria Machado.
3- Realizar a Parte I do Trabalho Avaliativo ou Registro





Colorir a menina com lápis marrom e cobrir os cabelos com linha de lã preta.
4- Reconto oral da história pelos alunos e questionamentos orais;
Por que o coelho queria ser preto como a menina? Será que estava insatisfeito com sua cor?
Vocês gostam da cor de sua pele? Por quê?
Será que existe uma cor de pele mais bonita que a outra?
Comentar que todas as pessoas são têm muito valor, independentes de sua cor. Deus fez a todos para que vivam em amor, paz e igualdade, respeitando as diferenças.
5- Realizar a Parte II do Trabalho Avaliativo:







6- Brincar de Caçada aos copinhos de café: Espalhar pelo pátio da escola diversos copinhos de cafezinho e dizer aos alunos que foram esquecidos pelo Coelho Branco, solicitar que os procurem e recolham... Registrar as quantidades em uma tabela e realizar algumas situações matemáticas concretas.
7- Realizar uma releitura da obra "Menina com tranças e laços" do pintor Cândido Portinari, comparando com a menina da história. Registrar na Parte III do Trabalho Avaliativo






8- Visita da menina bonita do laço de fita (que recebeu o nome de Priscila).
9- Confraternização em homenagem ao aniversário de 7 anos da Priscila.
10- Conclusão do Trabalho Avaliativo (Parte IV):








Fonte:
Blog Alfabetização divertida
AQUI
Projeto/sugestão
AQUI
AQUI






Link para essa postagem


Um comentário:

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios