Projeto de artes:  AQUI
Colagem e mais atividades/Autorretrato
collage de Frida Kahlo
frida kahlo com rolos de papel higienico
Mais Frida:  AQUI
Planos de aulas sugeridos
Objetivos:

• Trazer a vida e obra de Frida ao conhecimento do aluno;

• Permitir o contato e apropriação da arte surrealista;

• Despertar a valorização da arte no alunado;
• Interpretação pessoal do discente com sua própria obra de arte.

Contextualização Histórica:
Antes de iniciar o estudo sobre Frida deve-se apresentar aos alunos o surrealismo, já que esse é o movimento artístico da pintora em questão.

O trabalho pode ser realizado com o questionamento aos alunos se já conhecem esse movimento e o que sabem a respeito dele. Após ouvir as respostas, o professor os transmite novas informações e pode provocar na sala uma discussão desse tema.

Um fato que pode estar presente nessa situação é de os alunos não gostarem da arte surreal, achando-a “feia”. O professor deve explicar que esse estilo de arte plástica não valoriza a estética, como era a arte clássica, mas, o conteúdo, normalmente crítico.

Esse é um momento de familiarização, conhecimento e apreciação.
Biografia:
MOSTRAR A FOTO: Frida Kahlo (México)
• Nome completo: Magdalena Carmen Frida Kahlo y Calderón;

• Nasceu em 1907;

• Família: o casamento de seus pais foi infeliz, tiveram quatro filhas, sendo Frida a terceira. Sua mãe era uma católica devota e seu pai pintava por hoob;

• Ao longo de sua vida a pintora sofreu várias lesões, doenças, acidentes e operações, sendo a primeira delas poliomelite com seis anos;
• Frida demorou para se interessar pelas artes, isso só ocorreu depois de estudar desenho e modelagem (1922-1925);
• Sofreu um acidente de bonde e uma barra de ferro perfurou sua vagina. Devido a isso ficou muito tempo de cama e usou coletes ortopédicos. Nesse período pintou várias obras que revelavam seu estado físico e psicológico;

MOSTRAR A OBRA: “A coluna partida”
Ao mostrar essa e as próximas obras às crianças perguntar o que acham que a pintora quis mostrar ao pintar o quadro, qual era o seu sentimento e o que a obra transmite.

• Entrou no Partido Comunista Mexicano (1928) e conheceu seu futuro marido Diego Rivera;

• Seu casamento foi conturbado devido à forte personalidade de ambos e traições;

• Em 1954 faleceu. A causa de sua morte até hoje é um mistério, não se sabe se foi suicídio ou pneumonia.
Obra:
• Diego Rivera usava cores simples em suas obras para propositalmente causar o estilo ingênuo, influenciando Frida;

• Procurou retratar a identidade nacional mexicana, pintando o folclore e arte popular do México;

MOSTRAR A OBRA: “O abraço de amor do Universo, a Terra (México), Eu e o Senhor Xolotl”
MOSTRAR A OBRA: “Viva La Vida”
• Pintava vários auto-retratos;
MOSTRAR A OBRA: “Auto retrato com papagaios”
• “Pensavam que eu era uma surrealista, mas eu não era. Nunca pintei sonhos. Pintava a minha própria realidade.” (Frida Kahlo, 1938)
MOSTRAR A OBRA: “Sem Esperança”
• Após sua morte a “Casa Azul” onde vivia com seus pais tornou-se o Museu Frida Kahlo.
Atividades:
• Material: tela, pincéis e tinta guache;

• Viu-se que Frida pintava o folclore de seu país, o México. Assim como Frida, sugiro a pintura do folclore brasileiro, já que as crianças tem maior contato e familiarização;

• Após a elaboração da pintura as crianças explicarão o que elaboraram;

• As pinturas ficarão expostas na sala de aula.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
Plano de aula elaborado para o 5° ano do Ensino Fundamental.
Objetivos:

1. Apresentar aos alunos por meio das obras de Frida Kahlo, algumas características do movimento Surrealista;

2. A partir da leitura das obras de Frida Kahlo, discutir os medos, angustias e sentimentos vividos por todos os seres humanos;

3. Realizar a pintura de um auto retrato que simbolize algum sentimento.
CHAMADA DE ATENÇÃO PARA AS OBRAS:
Expor duas obras de Frida Kahlo:
1. A Coluna Partida (1944);

2. Auto Retrato com Cabelo Cortado (1940).

PERGUNTAR AOS ALUNOS:
Vocês conhecem algum pintor(a) famoso(a)?

Já tiveram contato com alguma obra de arte?

O que acham dessas imagens?

Qual o sentimento de vocês ao vê-las?
O que será que o artista estava tentando retratar?
A mulher retratada nas imagens parece expressar que sentimento?
O que mais chama a atenção nessas duas imagens?

CONTEXTUALIZAÇÃO DAS OBRAS E MOVIMENTO ARTÍSTICO:
Apresentar Frida Kahlo:
Pintora mexicana que participou do movimento Surrealista;
Nasceu em 1907 e morreu 1954, vítima de problemas pulmonares;
Após sua morte, a casa em que vivia transformou-se em um museu;
Retratava em suas obras, as dores e angustias de sua vida, sempre marcada por muitas tragédias;
Ambas as obras apresentadas, anteriormente, retrataram períodos de muito sofrimento em sua vida; (durante a explicação pretende-se explicar esses momentos de sua vida)
Apresentar o movimento surrealista:
Movimento artístico originado na França no ano de 1924, liderado pelo poeta André Breton;
Tinha o objetivo de retratar o que era irracional e inconsciente, baseando-se na fantasia, nos estados de tristeza e melancolia;
Outros pintores importantes desse movimento: Salvador Dalí, Pablo Picasso, Juan Miró, René Magritte, entre outros.
ATIVIDADE PROPOSTA:
Após a exposição histórica do movimento Surrealista e da vida de Frida Kahlo, pedir aos alunos que realizem um auto retrato expondo algum momento de suas vidas tenha sido muito importante, retratando o sentimento sentido naquele momento.
REFERÊNCIAS:
Vida de Frida Kahlo:

Disponível em:


palavra-e-imagem-em-uma-obra-fascinante/ acesso em
26/11/2010.

Surrealismo:

Disponível em:


Frida ama sua terra, de Silvia Sirkis e Tomi Hadida
Silvia Sirkes
Este livro traz para você a história de uma artista famosa, Frida Kahlo, mostrando por que suas obras são como são e ajudando-o a descobrir o que há de especial, divertido, comovente ou oculto na arte de uma das maiores pintoras de todos os tempos.
Proposta de atividades: AQUI
Nesta mostra você conhecerá mais a artista e poderá tirar mais ideias lúdicas:AQUI