Conheça atividades que podem ser trabalhadas com alunos da Alfabetização e que envolvam a família/Mara Mansani/Nova Escola
Nesse novo formato, a Mala Viajante ganha novas possibilidades e mistura de linguagens. Se antes a ação era da leitura do livro físico impresso, levado da escola, agora podemos combinar para a exploração e desenvolvimento da prática, músicas, imagens em animação, contação de histórias e leitura do livro virtual de literatura.
Proposta: Mala viajante digital de literatura/1º ano/Alfabetização
Objetivo: Oferecer uma mala de leitura digital para criar um ambiente favorável e convidativo de imersão a leitura de textos literários no contexto familiar.
Atividades: Continua: AQUI
Brincar, sonhar, dançar, com Seu Lobato: AQUI
+ Sítio do Seu Lobato no Linguagem e Afins: AQUI
Deixa que eu conto: São histórias para downloads: AQUI
Fábula: O lobo e os sete cabritinhos: AQUI
Formas diferentes de brincar com livros: AQUI
"Outro cuidado é o de criar vínculos entre uma atividade e outra, amarrações que marquem a continuidade da prática. Se não for possível desenvolver a Mala Viajante no formato digital, usando os canais de comunicação com as famílias, crie um roteiro com o passo a passo escrito para os pais, disponibilizando as historias e tudo mais que for possível, que possa ser impresso e com os devidos cuidados distribuídos."
Falando das malas viajantes: AQUI
Três planos de aula sobre alfabetização para usar à distância: AQUI Rodas de leituras à distância: AQUI Sugestões de links/Nova Escola/Alinhados a BNCC/Planos gratuitos
Faz de conta: AQUI
Projeto Era uma vez/Pequenos leitores
Ouvir e ler histórias é entrar em um mundo encantador. Cheio de mistérios e surpresas, sempre muito interessante, curioso, que diverte e ensina.
É na relação lúdica e prazerosa da criança com a obra literária que temos uma das possibilidades de formarmos o leitor. É na exploração da fantasia e da imaginação que se instiga a criatividade e se fortalece a interação entre texto e leitor.
A literatura infantil não pode ser vista somente como incentivo à formação do hábito de ler. Para que a obra literária seja utilizada como um objeto mediador de conhecimento, ela necessita estabelecer relações entre teoria e prática, possibilitando ao professor atingir determinadas finalidades educativas.
Para tanto, uma metodologia baseada em um ensino por projetos é uma das possibilidades que tem evidenciado bons resultados no ensino de língua materna.
AQUIProjeto : Levando o amigo para casa:
AQUI
Link para essa postagem
Obrigada. Foi super útil para ter novas ideias para trablhar na escolar da minha filha.
ResponderExcluirseu blog tem muitas Ideias criativas. Parabens por compartilhar. Abraço!
Obrigada, volte sempre
Excluir