Conheça atividades que podem ser trabalhadas com alunos da Alfabetização e que envolvam a família/Mara Mansani/Nova Escola
Nesse novo formato, a Mala Viajante ganha novas possibilidades e mistura de linguagens. Se antes a ação era da leitura do livro físico impresso, levado da escola, agora podemos combinar para a exploração e desenvolvimento da prática, músicas, imagens em animação, contação de histórias e leitura do livro virtual de literatura.
Proposta: Mala viajante digital de literatura/1º ano/Alfabetização
Objetivo: Oferecer uma mala de leitura digital para criar um ambiente favorável e convidativo de imersão a leitura de textos literários no contexto familiar.
Atividades: Continua: AQUI
Brincar, sonhar, dançar, com Seu Lobato: AQUI
+ Sítio do Seu Lobato no Linguagem e Afins: AQUI
Deixa que eu conto: São histórias para downloads: AQUI
Fábula: O lobo e os sete cabritinhos: AQUI
Formas diferentes de brincar com livros: AQUI
"Outro cuidado é o de criar vínculos entre uma atividade e outra, amarrações que marquem a continuidade da prática. Se não for possível desenvolver a Mala Viajante no formato digital, usando os canais de comunicação com as famílias, crie um roteiro com o passo a passo escrito para os pais, disponibilizando as historias e tudo mais que for possível, que possa ser impresso e com os devidos cuidados distribuídos."
Falando das malas viajantes: AQUI
Três planos de aula sobre alfabetização para usar à distância: AQUI Rodas de leituras à distância: AQUI Sugestões de links/Nova Escola/Alinhados a BNCC/Planos gratuitos
Faz de conta: AQUI
Projeto Era uma vez/Pequenos leitores
Ouvir e ler histórias é entrar em um mundo encantador. Cheio de mistérios e surpresas, sempre muito interessante, curioso, que diverte e ensina.
É na relação lúdica e prazerosa da criança com a obra literária que temos uma das possibilidades de formarmos o leitor. É na exploração da fantasia e da imaginação que se instiga a criatividade e se fortalece a interação entre texto e leitor.
A literatura infantil não pode ser vista somente como incentivo à formação do hábito de ler. Para que a obra literária seja utilizada como um objeto mediador de conhecimento, ela necessita estabelecer relações entre teoria e prática, possibilitando ao professor atingir determinadas finalidades educativas.
Para tanto, uma metodologia baseada em um ensino por projetos é uma das possibilidades que tem evidenciado bons resultados no ensino de língua materna.
AQUIProjeto : Levando o amigo para casa:
AQUI
Obrigada. Foi super útil para ter novas ideias para trablhar na escolar da minha filha.
ResponderExcluirseu blog tem muitas Ideias criativas. Parabens por compartilhar. Abraço!
Obrigada, volte sempre
Excluir