BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

domingo, janeiro 07, 2024

Fluência leitora>Leitura compartilhada>Treino de fluência> Pequenos textos>07/01/2024



Um leitor fluente é aquele que consegue “deslizar” pelo texto, ou seja, aquele que não precisa dar grandes pausas na leitura para poder decifrar o que está escrito e nem retroceder a palavras já lidas para corrigir algum erro cometido.
Significa ler sem embaraços, sem grandes dificuldades para decifrar o que está escrito. 

Um leitor fluente é aquele que consegue “deslizar” pelo texto, ou seja, aquele que não precisa dar grandes pausas na leitura para poder decifrar o que está escrito e nem retroceder a palavras já lidas para corrigir algum erro cometido.

Porque quando o leitor tem muitas dificuldades para decifrar o que está escrito todo o seu esforço
concentra nessa tarefa e ele acaba tendo dificuldades para compreender o que leu. Isso porque é difícil pensar, ao mesmo tempo, no que está escrito, juntando as sílabas ou palavras uma a uma, e no conteúdo do que está sendo lido. Quando um leitor “tropeça” no texto a todo momento ele não consegue juntar tudo o que leu, formando um todo significativo. São alunos que já venceram os desafios relacionados à decodificação das palavras e, por isso, leem mais rapidamente, o que lhes permite dedicar mais esforços à compreensão do que estão lendo. Alguns exemplos: AQUI

Leitura repetida: Nesta técnica, a criança lê o mesmo texto várias vezes até ganhar fluência. Aqui no Apoio eu gravo a primeira leitura feita pela criança. Em seguida ela ouve a gravação, ajustamos a entonação e ela relê novamente o texto. 

A memorização de textos também é um excelente recurso. Respiração: AQUI

Atividades para o desenvolvimento da fluência leitora: AQUI

Fluência leitora: Como planejar: 
Confira nove sugestões para incluir na rotina e permitir que os alunos do ciclo de alfabetização avancem nas habilidades de leitura :  AQUI
Sugestões para imprimir: AQUI  ( AQUI )
Fichas fofinhas: AQUIAQUI
Pequenas leituras com interpretação para imprimir:
Contextualização Significativa: Introduza pequenos textos baseados em situações do cotidiano das crianças, conectando a leitura com experiências reais.  AQUI,  Várias histórias/leituras para baixar: AQUI
No Linguagem
Sarau: AQUI
Estratégias de leitura: AQUI
Sílabas: AQUI
Leitura textos curtos: AQUI
Leitura/treino: AQUI
Roda de leitura: AQUI
Cantinhos de leitura: AQUI
Leitura compartilhada: AQUI




Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios