A festa junina no meio de nós
O que o aluno poderá aprender com esta aula
■Caracterizar a festa junina enquanto manifestação cultural;
■Pesquisar os pratos típicos desta festa em nossa região;
■Organizar os resultados da pesquisa por meio de uma produção textual;
■Comparar a Festa Junina com outra manifestação cultural do município;
■Compreender e contextualizar a historicidade da manifestação cultural da “Festa Junina”;
■Compreender e contextualizar a historicidade da manifestação cultural da “Festa Junina”;
■Socializar o trabalho realizado.
Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – 5 (cinco) atividades de 60 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para a realização desta aula é necessário que o aluno conheça o conceito de festas populares e que saiba utilizar os programas de seu netbook, como KWord, KolourPaint, Wxcam e Mozilla Firefox.
Estratégias e recursos da aula
1ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min
CONTEXTUALIZANDO: A FESTA JUNINA
-Professor, inicie sua aula na roda de conversa e anuncie à turma sua proposta de trabalho sobre Festa Junina. Questione os alunos:
■Quem sabe o que é festa junina?
■Quem já participou?
■Quais as músicas tocadas nestas festas?
■Quais são as comidas típicas?
■Quais são as roupas típicas?
■Como é a decoração?
■Como são as danças?
■Quem sabe qual foi sua origem?
■Entre outras questões.
Depois da discussão é importante que você conte sobre esta festa popular à turma. Inclusive é chamada de Festa Junina por acontecer no mês de junho, pois quando acontece no mês de julho é chamada de Festa Julina. É conhecida também como Festa de São João em alguns lugares do Brasil, cuja data é comemorada em 24 de junho. Dessa forma, apresente a caracterização da festa junina enquanto manifestação cultural. O sítio seguinte pode-lhe ajudar com as informações http://pt.wikipedia.org/wiki/Festa_junina para isso solicite que utilizem seus laptops por meio do Mozilla Firefox(metasys>favoritos>navegador de internet).
Professor, tendo em vista que a escola é laica e não pode trabalhar questões religiosas, fique atento para a relação que é feita entre a festa junina e a religião católica. Enfatize a festa junina enquanto manifestação cultural, para isso resgate a origem dela enquanto comemoração da colheita, por isso a sua ligação com o meio rural.
Posteriormente, retorne para as carteiras e oriente os alunos que peguem os laptops e utilizem a ferramenta KolourPaint (Metasys>Aplicativos>Aplicações Gráficas>Ferramenta de pintura) para representarem através de desenho o relatado. Construa com eles um painel para exposição dos trabalhos, para isso, imprima os desenhos. Lembre-se de identificar o painel com o tema, os autores do trabalho e o objetivo. Exponha no corredor da escola para socializar com as demais turmas.
2ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min
A FESTA JUNINA: SUAS MÚSICAS E DANÇAS
Professor, a música tem um papel importante nesta manifestação cultural, pois ela embala as danças folclóricas que fazem a alegria das festas juninas. Contextualize solicitando aos alunos para trabalharem novamente com seus laptops e acessem por meio do Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) os sítios
O primeiro traz uma música cujo clip é montado com vários pôsteres sobre festas juninas e o segundo é um vídeo de apresentação de uma dança “junina” de uma determinada escola.
É importante salientar que muitas escolas trazem também as manifestações culturais norte-americanas, como a tendência country, o que significa a incorporação desta cultura (relativo ao homem do campo desta região) em nosso meio.
Socialize o sítio
por meio do Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) o qual apresenta uma mostra de dança country, muito usada nas festas juninas.
Chame a atenção dos alunos para a origem desta música e compare com as músicas regionais, pois cada região brasileira costuma utilizar mais um determinado ritmo de música em suas festas, como exemplo podemos citar a região norte e nordeste com seus famosos forrós e suas grandiosas festas juninas como a festa junina de Campina Grande na Paraíba.
Professor, após assistirem aos vídeos, sugerimos que trabalhe com a turma a letra da música Capelinha de Melão, pois é uma música relativa ao período junino e de origem popular.
Os alunos poderão digitá-la na ferramenta KWord (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte de escritório>Processador de textos).
Após a digitação, peça:
■sublinhem as palavras terminadas em ÃO;
■circulem as palavras com dígrafos (NH; CR; FL);
■ilustrem em folha A4 a cena que a música explícita.
CAPELINHA DE MELÃO
autor: João de Barros e Adalberto Ribeiro
Capelinha de melão
é de São João.
É de cravo, é de rosa, é de manjericão.
São João está dormindo,
não me ouve não.
Acordai, acordai, acordai, João.
Atirei rosas pelo caminho.
A ventania veio e levou.
Tu me fizeste com seus espinhos uma coroa de flor.
3ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min
A FESTA JUNINA E SUAS COMIDAS TÍPICAS
Professor, neste momento da aula, os alunos deverão utilizar a ferramenta KWord (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte de escritório>Processador de textos) para digitarem a Atividade de Casa, cuja proposta é uma pesquisa com a família sobre as comidas típicas das Festas Juninas. Na tarefa deve constar a informação que os alunos deverão trazer um prato típico das comidas citadas para comporem um lanche comunitário no dia da exposição dos trabalhos sobre Festa Junina e a sua receita. Veja a sugestão a seguir:
NOME: ___________________________________
DATA: ___/___/____
PESQUISANDO COM A FAMÍLIA
Pesquise com a sua família e relacione abaixo, quais são as comidas típicas nas festas juninas de nossa região:
Escolha um dos pratos citados e traga-o para o lanche comunitário na exposição dos trabalhos da Festa Junina que acontecerá em ____/____/_____. Lembre-se de trazer também a receita deste prato.
Obrigada(o)!
-No retorno da Tarefa de Casa é necessária a socialização da atividade com toda turma. Dessa forma, você estará trabalhando elementos relativos a convivência; a escuta ativa; o texto instrucional que é a receita culinária e todos conhecerão melhor uns aos outros.
-Solicite que cada um consulte a receita culinária do prato que ele trouxe e diga qual foi o ingrediente principal utilizado nele.
- A reescrita das palavras que forem escritas inadequadamente deve ser realizada.
-Socialize fazendo uma exposição das receitas em um mural para que todos tenham acesso às receitas dos colegas, mas se quiser poderá também solicitar que digitem suas receitas utilizando a ferramenta KWord (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte de escritório>Processador de textos) e enviem para os colegas via e-mail, utilizando seus laptops por meio do Mozilla Firefox(metasys>favoritos>navegador de internet) o assim todos poderão criar uma pasta “RECEITAS JUNINAS DA NOSSA TURMA”.
4ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min
PALESTRA COM A TURMA
Professor, como já colocamos anteriormente, considerando a escola pública como um espaço laico, ou seja, da não manifestação religiosa, é preciso enfatizar a Festa Junina como uma manifestação cultural, mas sabemos que existem outras manifestações culturais também de cunho popular em nossos municípios.
Nesse sentido, propomos que convide juntamente com a turma um representante de movimentos populares da sua cidade e/ou região para que traga aos alunos informações sobre outras manifestações culturais, como por exemplo: o Congado. Para conhecer mais sobre o congado utilize o seu laptop e acesse o sítio a seguir, ele traz o trabalho de um estudioso em cultura popular no município de Uberlândia – Minas Gerais, Jeremias Brasileiro
Construa o convite e a problematização com os alunos. Para o convite os alunos poderão usar o KolourPaint (Metasys>Aplicativos>Aplicações gráficas>Ferramenta de pintura). Este recurso possibilita o uso de desenhos e manuscritos. É conveniente enviar anexo ao convite a problematização para que o profissional traga o maior número de respostas. Esta problematização deverá ser construída com os alunos. Utilize novamente o recurso KWord, cujo caminho já foi mencionado, para os alunos copiarem suas dúvidas num único texto.
No dia da palestra lembre-se de registrar o momento, por meio de fotos e/ou filmagem. Aproveite a câmera do laptop WxCam instalada na área de trabalho ou acessando (Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam).
5ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min
SOCIALIZANDO
Para socializar a pesquisa você poderá organizar os resultados, por meio de uma produção textual. Nesta etapa você deverá ter trabalhado com a turma a historicidade desta manifestação cultural, chamada Festa Junina, sua origem, suas músicas, suas danças, as comidas típicas e outras manifestações culturais da região. Dessa forma, construa um texto coletivo, que compreenda todas as etapas fazendo o registro escrito.
A seguir, veja um modelo de convite a ser enviado para a comunidade escolar para que a turma socialize todo trabalho. Outra posibilidade é confeccioná-lo artesanalmente utilizando materiais alternativos como: tecidos, papel crepom, palha seca de milho ou outros, ou na ferramenta KolourPaint (acesso já informado).
Faça um mural expondo o material escrito, as fotos e organizem as comidas, ou pratos típicos para degustação durante a exposição. Você poderá também registrar este momento utilizando a ferramenta WxCam que se encontra na área de trabalho.
Recursos Complementares
Avaliação
Professor, as atividades sugeridas compõem o processo avaliativo, pois tentam responder os objetivos, mas cabe a você diagnosticar durante a realização das tarefas se as crianças conseguiram alcançá-los, observando as facilidades e dificuldades de cada aluno. É importante verificar se eles compreenderam a importância das manifestações culturais em nossa vida, a sua origem e seus desdobramentos e se ao longo das atividades desenvolvidas foram capazes de compreender e contextualizar a historicidade desta manifestação cultural, “Festa Junina”.
Dobradura do espantalho
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.