BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quarta-feira, maio 09, 2012

Festa junina>Aula/Informática > Origami espantalho> 09/05/12



A festa junina no meio de nós

O que o aluno poderá aprender com esta aula
■Caracterizar a festa junina enquanto manifestação cultural;
■Pesquisar os pratos típicos desta festa em nossa região;
■Organizar os resultados da pesquisa por meio de uma produção textual;
■Comparar a Festa Junina com outra manifestação cultural do município;
■Compreender e contextualizar a historicidade da manifestação cultural da “Festa Junina”;
■Socializar o trabalho realizado.

Duração das atividades
Aproximadamente 300 minutos – 5 (cinco) atividades de 60 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para a realização desta aula é necessário que o aluno conheça o conceito de festas populares e que saiba utilizar os programas de seu netbook, como KWord, KolourPaint, Wxcam e Mozilla Firefox.

Estratégias e recursos da aula
1ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min
CONTEXTUALIZANDO: A FESTA JUNINA
-Professor, inicie sua aula na roda de conversa e anuncie à turma sua proposta de trabalho sobre Festa Junina. Questione os alunos:
■Quem sabe o que é festa junina?
■Quem já participou?
■Quais as músicas tocadas nestas festas?
■Quais são as comidas típicas?
■Quais são as roupas típicas?
■Como é a decoração?
■Como são as danças?
■Quem sabe qual foi sua origem?
■Entre outras questões.
Depois da discussão é importante que você conte sobre esta festa popular à turma. Inclusive é chamada de Festa Junina por acontecer no mês de junho, pois quando acontece no mês de julho é chamada de Festa Julina. É conhecida também como Festa de São João em alguns lugares do Brasil, cuja data é comemorada em 24 de junho. Dessa forma, apresente a caracterização da festa junina enquanto manifestação cultural. O sítio seguinte pode-lhe ajudar com as informações http://pt.wikipedia.org/wiki/Festa_junina para isso solicite que utilizem seus laptops por meio do Mozilla Firefox(metasys>favoritos>navegador de internet).
Professor, tendo em vista que a escola é laica e não pode trabalhar questões religiosas, fique atento para a relação que é feita entre a festa junina e a religião católica. Enfatize a festa junina enquanto manifestação cultural, para isso resgate a origem dela enquanto comemoração da colheita, por isso a sua ligação com o meio rural.
Posteriormente, retorne para as carteiras e oriente os alunos que peguem os laptops e utilizem a ferramenta KolourPaint (Metasys>Aplicativos>Aplicações Gráficas>Ferramenta de pintura) para representarem através de desenho o relatado. Construa com eles um painel para exposição dos trabalhos, para isso, imprima os desenhos. Lembre-se de identificar o painel com o tema, os autores do trabalho e o objetivo. Exponha no corredor da escola para socializar com as demais turmas.

2ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min
A FESTA JUNINA: SUAS MÚSICAS E DANÇAS
Professor, a música tem um papel importante nesta manifestação cultural, pois ela embala as danças folclóricas que fazem a alegria das festas juninas. Contextualize solicitando aos alunos para trabalharem novamente com seus laptops e acessem por meio do Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) os sítios


O primeiro traz uma música cujo clip é montado com vários pôsteres sobre festas juninas e o segundo é um vídeo de apresentação de uma dança “junina” de uma determinada escola.
É importante salientar que muitas escolas trazem também as manifestações culturais norte-americanas, como a tendência country, o que significa a incorporação desta cultura (relativo ao homem do campo desta região) em nosso meio.
Socialize o sítio

por meio do Mozilla Firefox (metasys>favoritos>navegador de internet) o qual apresenta uma mostra de dança country, muito usada nas festas juninas.
Chame a atenção dos alunos para a origem desta música e compare com as músicas regionais, pois cada região brasileira costuma utilizar mais um determinado ritmo de música em suas festas, como exemplo podemos citar a região norte e nordeste com seus famosos forrós e suas grandiosas festas juninas como a festa junina de Campina Grande na Paraíba.
Professor, após assistirem aos vídeos, sugerimos que trabalhe com a turma a letra da música Capelinha de Melão, pois é uma música relativa ao período junino e de origem popular.
 Os alunos poderão digitá-la na ferramenta KWord (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte de escritório>Processador de textos).
Após a digitação, peça:
■sublinhem as palavras terminadas em ÃO;
■circulem as palavras com dígrafos (NH; CR; FL);
■ilustrem em folha A4 a cena que a música explícita.

CAPELINHA DE MELÃO
autor: João de Barros e Adalberto Ribeiro

Capelinha de melão
é de São João.
É de cravo, é de rosa, é de manjericão.
São João está dormindo,
não me ouve não.
Acordai, acordai, acordai, João.
Atirei rosas pelo caminho.
A ventania veio e levou.
Tu me fizeste com seus espinhos uma coroa de flor.

3ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min
A FESTA JUNINA E SUAS COMIDAS TÍPICAS

Professor, neste momento da aula, os alunos deverão utilizar a ferramenta KWord (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte de escritório>Processador de textos) para digitarem a Atividade de Casa, cuja proposta é uma pesquisa com a família sobre as comidas típicas das Festas Juninas. Na tarefa deve constar a informação que os alunos deverão trazer um prato típico das comidas citadas para comporem um lanche comunitário no dia da exposição dos trabalhos sobre Festa Junina e a sua receita. Veja a sugestão a seguir:
NOME: ___________________________________
DATA: ___/___/____

PESQUISANDO COM A FAMÍLIA
Pesquise com a sua família e relacione abaixo, quais são as comidas típicas nas festas juninas de nossa região:

Escolha um dos pratos citados e traga-o para o lanche comunitário na exposição dos trabalhos da Festa Junina que acontecerá em ____/____/_____. Lembre-se de trazer também a receita deste prato.
Obrigada(o)!

-No retorno da Tarefa de Casa é necessária a socialização da atividade com toda turma. Dessa forma, você estará trabalhando elementos relativos a convivência; a escuta ativa; o texto instrucional que é a receita culinária e todos conhecerão melhor uns aos outros.
-Solicite que cada um consulte a receita culinária do prato que ele trouxe e diga qual foi o ingrediente principal utilizado nele.
- A reescrita das palavras que forem escritas inadequadamente deve ser realizada.
-Socialize fazendo uma exposição das receitas em um mural para que todos tenham acesso às receitas dos colegas, mas se quiser poderá também solicitar que digitem suas receitas utilizando a ferramenta KWord (Metasys>Aplicativos>Ferramentas de Produtividade>Suíte de escritório>Processador de textos) e enviem para os colegas via e-mail, utilizando seus laptops por meio do Mozilla Firefox(metasys>favoritos>navegador de internet) o assim todos poderão criar uma pasta “RECEITAS JUNINAS DA NOSSA TURMA”.

4ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min
PALESTRA COM A TURMA

Professor, como já colocamos anteriormente, considerando a escola pública como um espaço laico, ou seja, da não manifestação religiosa, é preciso enfatizar a Festa Junina como uma manifestação cultural, mas sabemos que existem outras manifestações culturais também de cunho popular em nossos municípios.
Nesse sentido, propomos que convide juntamente com a turma um representante de movimentos populares da sua cidade e/ou região para que traga aos alunos informações sobre outras manifestações culturais, como por exemplo: o Congado. Para conhecer mais sobre o congado utilize o seu laptop e acesse o sítio a seguir, ele traz o trabalho de um estudioso em cultura popular no município de Uberlândia – Minas Gerais, Jeremias Brasileiro

Construa o convite e a problematização com os alunos. Para o convite os alunos poderão usar o KolourPaint (Metasys>Aplicativos>Aplicações gráficas>Ferramenta de pintura). Este recurso possibilita o uso de desenhos e manuscritos. É conveniente enviar anexo ao convite a problematização para que o profissional traga o maior número de respostas. Esta problematização deverá ser construída com os alunos. Utilize novamente o recurso KWord, cujo caminho já foi mencionado, para os alunos copiarem suas dúvidas num único texto.
No dia da palestra lembre-se de registrar o momento, por meio de fotos e/ou filmagem. Aproveite a câmera do laptop WxCam instalada na área de trabalho ou acessando (Metasys>Aplicativos>Multimídia>WxCam).

5ª ATIVIDADE: aproximadamente uma aula de 60 min
SOCIALIZANDO
Para socializar a pesquisa você poderá organizar os resultados, por meio de uma produção textual. Nesta etapa você deverá ter trabalhado com a turma a historicidade desta manifestação cultural, chamada Festa Junina, sua origem, suas músicas, suas danças, as comidas típicas e outras manifestações culturais da região. Dessa forma, construa um texto coletivo, que compreenda todas as etapas fazendo o registro escrito.
A seguir, veja um modelo de convite a ser enviado para a comunidade escolar para que a turma socialize todo trabalho. Outra posibilidade é confeccioná-lo artesanalmente utilizando materiais alternativos como: tecidos, papel crepom, palha seca de milho ou outros, ou na ferramenta KolourPaint (acesso já informado).


Faça um mural expondo o material escrito, as fotos e organizem as comidas, ou pratos típicos para degustação durante a exposição. Você poderá também registrar este momento utilizando a ferramenta WxCam que se encontra na área de trabalho.

Recursos Complementares


Avaliação

Professor, as atividades sugeridas compõem o processo avaliativo, pois tentam responder os objetivos, mas cabe a você diagnosticar durante a realização das tarefas se as crianças conseguiram alcançá-los, observando as facilidades e dificuldades de cada aluno. É importante verificar se eles compreenderam a importância das manifestações culturais em nossa vida, a sua origem e seus desdobramentos e se ao longo das atividades desenvolvidas foram capazes de compreender e contextualizar a historicidade desta manifestação cultural, “Festa Junina”.


Dobradura do espantalho


Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios