Primeira parte
Existem muitos tipos de textos.
Um livro escolar, por exemplo, tem uma redação daquela escrita em um anúncio de jornal ou em uma história em quadrinhos. Os textos podem variar de finalidade ( onde e para o quê será usado, gênero ( assunto: romance, aventura, comédia,etc.) e forma ( em prosa ou poesia.)
Um livro escolar, por exemplo, tem uma redação daquela escrita em um anúncio de jornal ou em uma história em quadrinhos. Os textos podem variar de finalidade ( onde e para o quê será usado, gênero ( assunto: romance, aventura, comédia,etc.) e forma ( em prosa ou poesia.)
Objetivos:
Apliar as habilidade de interpretação textual;
Comparar dois gêneros textuais;
Aprender a respeito das suas semelhanças e diferenças, levando e confirmando hipóteses;
Escrever textos pequenos.
Redação fácil
Editora Todo livro
Bloco de conteúdos: Leitura e escrita
Tema: Bilhetes, Cartas e Convites
Duração: 3 meses
Grupo: Pré
Objetivos:
Compreender por intermédio da leitura e produção escrita, a função social dos textos epistolares, em particular das cartas, bilhetes e convites;
Produzir bilhetes, convites e cartas com diferentes finalidades;
Conteúdos:
Produção de textos individuais e / ou coletivos ditados oralmente à professora ou escritos espontaneamente com diferentes fins;
Etapas previstas:
1- Bilhetes:
Ler com as crianças, os bilhetes e comunicados que a escola tem produzido sob a forma de cartazes / impressos na agenda. Identificar com elas a finalidade de cada um, o destinatário visando, quem escreveu etc.
Solicitar que escrevam coletivamente, tendo a professora como escriba, bilhete solicitando algo para os pais: informação, material, etc.
Propor que escrevam bilhetes com avisos que serão afixados na sala e / ou escola, tais como: solicitando a limpeza da sala, a utilização correta do bebedouro, do cantinho da leitura etc, planejando com antecedência o locutor (quem avisa), o interlocutor (quem está avisado), o assunto (o quê), o local (onde) e a data (quando);
Pedir a escrita em duplas de um bilhete com escolha do interlocutor e para cumprir diferentes propósitos: lembrete, pedido, agradecimento, elogio, etc.
2- Cartas:
Solicitar as crianças que tragam cartas que o correio entrega em suas casas. A professora, igualmente, trará cartas que tenha recebido (de familiares, de instituições, do comércio, etc).
Na roda analisar com as crianças observando seus elementos constitutivos, suas finalidades. Dividir as crianças em grupo, para que examinem os textos que trouxeram para verificar o que é parecido e o que é diferente entre eles (permanência ou ausência do remetente, destinatário, assunto, etc);
Dada uma carta incompleta, isto é, em que sejam ausentes: a data, local, a assinatura, etc, sugerir que as crianças identifiquem o que falta. Em seguida, solicitar que completem os elementos que faltam na carta.
3- Convites:
Pedir que as crianças tragam convites de aniversário, casamento, etc, que sua família tenha recebido e que possam disponibilizar para o estudo da turma. Na roda, solicitar que observem: quem convida, quem é convidado, para quê, onde, quando?
Propor que escrevam “cartazes de convites” para o projeto de poesias e formatura;
Avaliação:
A criança compreendeu a função dos textos epistolares?
Os encaminhamentos proporcionaram avanços nas hipóteses de escrita?
Modelos para imprimir / bilhetes/ atividades
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.