ERAM 10 LAGARTAS
(DEBBIE TARBETT)
ERAM 10 LAGARTAS RUIDOSAS
NUM LINDO AMANHECER.
UMA DELAS ADORMECEU E ELA, COITADA,
FICOU PARA TRÁS...
ERAM 9 LAGARTAS VELOZES QUE
PENSAVAM QUE ESTAVAM ATRASADAS.
UMA DELAS REALMENTE SE ATRASOU E ELA, COITADA,
FICOU PARA TRÁS...
ERAM 8 LAGARTAS MASTIGANDO,
TODAS NUM BELO PARAÍSO!
UMA DELAS SENTIU DOR E ELA, COITADA, FICOU PARA TRÁS...
ERAM 7 LAGARTAS INTELIGENTES,
RASTEJANDO POR ENTRE ALGUNS GALHOS.
UMA DELAS SE ESPETOU E ELA, COITADA, FICOU PARA TRÁS...
ERAM 6 LAGARTAS CANTAROLANDO,
FELIZES DA VIDA.
UMA DELAS PAROU DE CANTAR E ELA, COITADA, FICOU PARA TRÁS...
ERAM 5 LAGARTAS BRAVAS
QUE FORAM INVESTIGAR.
UMA DELAS SE PERDEU E ELA, COITADA, FICOU PARA TRÁS...
ERAM 4 LAGARTAS ATREVIDAS
QUE SUBIRAM NUMA ÁRVORE
UMA DELAS CAIU E ELA, COITADA, FICOU PATA TRÁS...
ERAM 3 LAGARTAS CALMINHAS,
SALPICADAS DE ORVALHO.
UMA DELAS SE ENCHARCOU E ELA, COITADA, FICOU PARA TRÁS...
ERAM 2 LAGARTAS FAZENDO MUITA FESTA.
UMA DELAS SE CANSOU E ELA, COITADA, FICOU PARA TRÁS...
ERA 1 LAGARTA TRISTE
TENDO QUE FAZER TUDO SOZINHA.
CURIOSA, DE CIMA DE UMA
FOLHA ELA DEU UM SALTO...
E TAMBÉM SE TRANSFORMOU
NUMA SIMPÁTICA BORBOLETA.
AGORA SÃO 10 LINDAS E FELIZES BORBOLETAS.
Sugestões para trabalhar a atividade:
- O professor conta a história e os alunos desenham página por pagina
- Pintura a dedo: Os alunos molham os dedos na tinta e como fossem digitais, vão carimbando os dedos um perto do outro para formar a lagarta.
(O polegar passa a ser o rosto ou então cada dedo pode ser o corpo de uma borboleta que será feita de dobradura ou desenhada.)
- Fatiar o texto e pedir para os alunos ordenarem.
- Dramatização.
- Confecção de fantoches no palito.
OBS: A apresentação das crianças usando essa história fica muito bonita! No inicio elas entram como lagarta e no final aparece um lindo cenário com elas todas vestidas de borboletas.
Quem puder adquirir o livro também é ótimo. As ilustrações são simplesmente lindas!
Lala, a lagarta
Num lindo jardim florido vivia Lalá-Lagarta a trabalhar. Todos que ali viviam gostavam de trabalhar e conversar, repousar e servir.
Sr.Sol-Girassol, gira, gira a tudo observar:
-Vamos, amigos, trabalhar...trabalhar...,pois o sol já vai embora, para a lua ter lugar.
Lá no galho Ana-Aranha tece...tece sem parar. Com certeza bem bonita sua casa vai ficar.
Pula aqui, pula acolá, pula sempre a cantar, de música e alegria vem Grilo-Loló o jardim alegrar.
Branca Margarida alva e bela ao jardim sabe enfeitar, com toda sua família vem a tudo encantar.
- Ligeiro...ligeiro! Diz Jojó-Joaninha, vamos todos trabalhar! Lalá-Lagarta se arrastando vem a tarefa começar.
- Corta, corta Lalá, tantas folhas a cortar, é Nita-Formiguinha querendo trabalhar.
Corta, arrasta, carrega, como é bom servir.
Tece, canta, observa, estão todos a trabalhar.
Arrasta, arrasta Lalá no seu lento caminhar, muito cansada está de tanto trabalhar.
Um fio bem longo fabricou para nele se enrolar, dormindo ela ficou, muito tempo a descansar.
Novo dia já começou, vamos trabalhar, esperemos Lalá-Lagarta, que folhinhas virá cortar...
Esperem...
Esperem...
Onde está Lalá-Lagarta?! É Jojó-Joaninha a exclamar!
Esperem...
Lalá não é de se atrasar!... É o grilo Loló, bem alto a cantar.
- Vamos todos procurar nossa amiga Lalá. É Ana-aranha saindo de seu eterno fiar.
Sr. Sol girassol! Lá do alto a comandar, pede a todos que vasculhem aqui e acolá.
Branca-Margarida, anuncia Lalá avistar.
É Lalá! Diz Nita, e está a repousar!
Levantar! É hora de levantar! Dizem todos querendo Lalá acordar.
Trabalhar! É hora de trabalhar! Chama Nita para Lalá despertar.
Imóvel!,sem vida, foram todos encontrar a querida Lagartinha que gostava de trabalhar.
Olhem! Grita Jojó-joaninha, observem, o corpo de Lalá está sem vida, mas...
Lalá está a se transformar....Que linda borboleta a voar!
-É hora de trabalhar! Exclama a borboleta no céu sempre a bailar.
Assim Tatá-borboleta veio ao jardim embelezar.
Projeto aqui:
Aula
O segredo da lagarta
Quem sou eu
Atividade de auto conhecimento
Objetivo:
* A criança deve compreender sua origem divina; * Perceber sua individualidade; * Conhecer seu nome, suas características físicas e emocionais; e * Saber que existe algo além da matéria (a alma).
Atividade 01:
Perguntar a cada criança seu nome, idade e características como: cor do cabelo, olhos, pele,etc.
Deixar claro que todos são filhos de Deus e merecem respeito independentemente de suas características.
· Mostrar vídeo da música “Você é especial” da Aline Barros
Atividade 02: Atividade de montar o boneco .
Continua aqui:
Vejam postagens primaveris aqui
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.