É, principalmente, no ambiente escolar que se inicia o respeito pelas diferenças.
Conheça Juquinha e saiba por que ele é uma criança muito especial.
Neste livro, são tratados temas como - comportamento, os cinco sentidos, visão, deficiência visual, ética, pluralidade cultural, saúde etc.
A história de Juquinha, contada em verso e prosa,
demonstra que a visão é apenas uma das muitas formas
de se fazer descobertas e explorar o mundo...
Livro
Faça a leitura completa do texto com os alunos e, no final, pergunte:
No que Juquinha era diferente?
A partir
das respostas, pergunte se eles consideram Juquinha doente.
Diante das respostas, leia a primeira frase da
página 1:
“Juquinha é um menino sadio e inteligente”.Comece a discussão, levantando as características do
personagem: inteligente, alegre, curioso, leitor (afinal, ele identifica a boneca como sendo a Emília, do Sítio do
Pica-pau Amarelo).
A deficiência visual do menino não o impedia de descobrir e desfrutar as coisas, pois ele utilizava um outro sentido:
o tato.
Essa é uma boa oportunidade para dialogar sobre os sentidos e a função de cada um.
Pergunte aos alunos
se conhecem a escrita em braile, que é própria para pessoas com deficiência visual ou de baixa visão.
Em Ciências,
aborde a classificação e a diferenciação das características dos seres, bem como elementos dos reinos animal,
vegetal e mineral.
Após a leitura, visando à sensibilização dos alunos quanto à questão da deficiência visual,
proponha a brincadeira da cabra-cega e peça que adivinhem quais os objetos que estão tocando.
Mais atividades
AQUI
AQUI Essa história fala da falta da visão e do uso das mãos para compensá-la.
Explorar os vários aspectos da história.
- Conversamos sobre a importância das mãos tanto para quem tem todos os órgãos do sentido perfeitos, como para os que os têm deficientes.
Os deficientes visuais necessitam do tato para reconhecer objetos, pessoas e lugares, e os surdos-mudos para se comunicar. Falei da escrita em Braille e dos sinais dos surdos-mudos.
- Fizemos uma lista do que podemos fazer com nossas mãos. As crianças falaram: pegar coisas, brincar, abrir (torneira e porta), bater palmas, desenhar, pintar, ver livros e comer.
- Colocamos as mãos sobre os olhos para imaginar a situação do menino da história.
Fonte
O menino que aprendeu a ver
AQUI
Inclusão e cidadania
Metodologia
AQUI
Inclusão/Deficiência visual/aula
AQUI
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.