É interessante lembrar que o texto literário, diferentemente do texto didático, não pretende ensinar nada mas oferece ao leitor a possibilidade de discutir o assunto tratado.
Nesta narrativa, o que sobressai é o perfeito encadeamento das ações que vão contando a história. Aproveitaremos, portanto, para trabalhar sobre a sequência narrativa.
Para que uma narrativa se constitua é preciso organizar logicamente o que acontece no início, o que segue e o que completa o conjunto.
Vamos mostrar como isso acontece, reorganizando os 12 quadros que ilustram a história.
Para isso, vamos inventar um ÁLBUM DE FIGURINHAS.
As figuras já foram escaneadas e estarão disponíveis em folha xerografada, para serem recortadas. Cada criança recortará seu conjunto de figurinhas, colocará as figurinhas em um envelope identificado com seu nome e as entregará à professora.
Para que elas possam ser coladas no ÁLBUM é preciso ganhar pontos, respondendo às perguntas de uma GINCANA, que pode ser organizada conforme cada professor(a) achar mais interessante para sua turma, Podem ser perguntas sobre a autora, sobre seus outros livros, etc.
Serão 12 perguntas. Cada pergunta respondida dará direito à escolha de uma figurinha, que deverá ser coladas em seu devido lugar.
Esta é a parte realmente funcional da atividade.
Cada criança deve retornar ao livro lido, procurar em que parte da história encontra-se a figurinha de que dispõe e, só então, colar cada figura onde ela deve estar, no percurso da narrativa.
Com isso, ela vai perceber que cada uma das ações tem lugar determinado na linha narrativa, se ela quer contar a história daquela maneira.
E que, se for modificada a localização das figurinhas, se modificará a história contada.
Atividades
AQUI
O vira lata Filé
Carismático e muito esperto, Filé não se cansa
de inventar ou reinventar jeitos de fazer o que mais adora...
Que tal entrar nessa história e inventar moda com o Filé?
de inventar ou reinventar jeitos de fazer o que mais adora...
Que tal entrar nessa história e inventar moda com o Filé?
Atividades
Música e mais outro vira lata
AQUI
AQUI
AQUI
AQUI
Projeto amigo vira lata
AQUI
Aula/filme
A dama e o vagabundo
AQUI
Filme
AQUI
Para pintar
AQUI
AQUI
+ Atividade
AQUI
A história
AQUI
AQUI
Vira-Lata traz à tona os sentimentos de solidariedade, compaixão e de amor que as pessoas deveriam ter com os indivíduos e também com os animais. Com a temática do amor, da amizade e da elevação da auto-estima e aguçada sensibilidade, o autor desperta no público infantil o sentimento de amor ao próximo, mesmo que seja por um animal. A situação das pessoas desabrigadas é retratada indiretamente, conforme se desenrola a história do cãozinho abandonado.
Stephen Michael King mostra aos leitores que, assim como o cão, muitas pessoas não possuem abrigo, comida e família. E buscam, na calada da noite, os albergues da cidade, que servem como refúgio para o frio e a solidão. Vira-Lata reflete a situação dos desabrigados e pode ser uma abertura para as discussões em sala de aula sobre a situação desses indivíduos e a importância de se pertencer a uma família.
+ AtividadesAQUI
AQUI
AQUI
Projeto amigo vira lata
AQUI
Aula/filme
A dama e o vagabundo
AQUI
Filme
AQUI
Para pintar
AQUI
AQUI
+ Atividade
AQUI
A história
AQUI
AQUI
Link para essa postagem
Achei este cantinho um delicioso recanto para ficar, não consigo mais ir embora, cada vez mais vou encontrando novidades gostosas para trabalhar, vou me encantando, entusiasmando e viajando nas ideias.
ResponderExcluirIncrível como selecionou atividades, títulos, cada um melhor que o outro e assim vou enchendo os olhos, a cabeça e a imaginação de pedras preciosas, loucas para levar para os meus alunos lapidarem e se encantarem como eu.
Obrigada por ter feito deste blog o renascimento de uma professora "sessentona" que voltou à sala de aula com vontade de brincar de fazer histórias e sorrir com as criações dos meus "abençoados".
Grande abraço, beijo neste coração gigante
Que linda você é, estou muito feliz por ter te encontrado.
Maria Ivanete Nogueira
Que presente de aniversário mais lindo vc me deu. Dia do folclore,dia 22 de agosto.Obrigadaaaa,divulgue o Linguagem,ficarei mais radiante ainda!
Excluir