A IMPORTÂNCIA DA PRESENÇA DE OUTRAS PESSOAS EM NOSSA VIDA
OBJETIVO:
Perceber a pessoa humana como um ser de relação e avaliar a maneira como mutuamente nos influenciamos.
REFLEXÃO:
Imaginem como vocês se sentiriam se tivessem crescido numa ilha deserta.
Como você viveria isolado?
Seria bom não ter com quem conversar?
Para sabermos quem somos:
Muito do que somos vem da família, seja por causa das leis de hereditariedade, seja pelo convívio. Amigos, vizinhos, professores,artistas e até personagens de ficção influenciam na formação da nossa personalidade.
As pessoas com quem nos encontramos pela vida afora deixam marcas na nossa vida de muitas formas:
Dando exemplos;
Comunicando o que sabe e suas experiências de vida;
Estimulando nossa imaginação;
Despertando todo tipo de sentimentos ( raiva, compaixão, saudade, medo, segurança, admiração, respeito, revolta, vergonha, afeto, solidariedade,etc);
Cobrando comportamentos;
Apresentando desafios à nossa criatividade e ao nosso desenvolvimento.
Alguns encontros e experiências são tão importantes que fazem a vida mudar de rumo, para o bem ou para o mal. Isso tem sido tema de muitas histórias, por exemplo:
A experiência de assistir ao assassinato dos pais fez o filho Bruce Wayne
Se transformar em Batman... Na vida real acontecem encontros mais decisivos do que as aventuras do homem morcego.
È o exemplo de São Francisco de Assis, que era rico e não sabia o que queria. O encontro com os pobres foi marcante para a sua vocação. Deixou tudo e foi servir aos necessitados.
Muita gente leva um susto quando certas doenças atingem os amigos, filhos, parentes. Decidem fazer Alguma coisa. Assim nasceram grupos de ajuda aos portadores do vírus da AIDS e tantas outras doenças.
È no convívio com os outros que nos tornamos quem somos e descobrimos de que somos capazes. O que sua maneira de conviver poderia revelar sobre você a você mesmos e aos outros?
ATIVIDADES:
1-A vida da gente è tecida com a contribuição de muitas pessoas, como uma trança de muitos fios. Coloque aqui o nome de algumas pessoas que fazem parte desse tecido.
2- As outras pessoas também podem nos influenciar a distância. Quando gostamos de algo que os outros fazem, dizem ou criam, algo do trabalho dessas pessoas fica em nós. Lembre aqui alguns de seus favoritos:
Livros e revistas:
Filmes:
Personagens famosos:
Músicas:
3- Escreva uma mensagem ( agradecimento ) para pessoas que te ajudaram a ser quem você é:
SABER COLOCAR-SE NO LUGAR DO OUTRO
OBJETIVO: Ajudar a superar a visão estreita que dificulta a nossa compreensão das alegrias e dos problemas alheios.
POEMA:
Falou a grama - Khalil Gibran
Falou a grama
A uma folha cadente:
“Fazes tanto barulho, caindo!
Afugentas todos os meus sonhos invernais”.
Respondeu, indignada, a folha:
“ Tu, que nasceste no chão e na terra vives!
Coisinha birrenta e sem som!
Tu não vives nas regiões mais elevadas do ar
E não diferencias a música do canto”.
Depois a folha cadente pousou sobre a terra e adormeceu.
E quando chegou a primavera, acordou
E era um ramo de grama.
E quando chegou o outono e o sono invernal
Se derramou sobre ela, e sobre ela
De toda a parte ao redor
Começaram a cair as folhas,
Resmungou para si mesma:
“ Estas folhas cadentes!
Fazem um tal rumor!
Afugentam todos os meus sonhos invernais!”
Outro exemplo:
O mesmo fato pode ser descrito de várias maneiras, dependendo do ponto de vista de cada um:
POPULAÇÃO LUTA POR SEUS DIREITOS
TUMULTO ATRAPALHA VIDA DA CIDADE
Quando não conseguimos entender ou respeitar o sentimento do outro, muitas vezes usamos, até sem perceber, meios de anular a outra pessoa. È o que acontece, quando:
Colocamos os outros no ridículo, fazendo piadas;
Fazemos de conta que o outro não existe;
Estamos sempre desconfiando que o outro tem más intenções.
Pense...Quem sai perdendo com isso?
Será só aquela outra pessoas que não está valorizada? Ou será que nós mesmos temos prejuízo porque deixamos de compartilhar o que alguém poderia trazer para nosso convívio?
“Aquilo que não queres que te façam, não o faças tu ao teu semelhante”
ATIVIDADES:
1- Tente imaginar e descreva aqui como seria um dia na sua vida, se você fosse : Escolha ( índio,empregada doméstica, plantador de cana, idoso que mora sozinho, um pai ou mãe de 4 filhos):
Se eu fosse ............................................., de manhã cedo eu:
Depois:
Eu ficaria feliz se:
Mas teria muita tristeza se:
2- Ser solidário é um jeito de se colocar no lugar do outro. Complete o acróstico mostrando como a gente se prepara para isso.
S entindo junto
O uvindo o ponto de vista do outro
L evando a sério o que o outro diz
I maginando como seria se fosse conosco
D
A
R
I
O
3-Pense num copo d’água como um símbolo de tudo que damos e recebemos: amizade, ajuda, paciência, diálogo,convivência,etc.Ele estará com água até a metade:
Aquele que é capaz de criar um ambiente favorável vai imaginar o copo meio cheio. Com alegria, agradecimento,etc.O que imaginar o copo meio vazio, é aquele que vê tudo errado,com falhas.Este só reclama e não é agradecido. Saber descobrir o bem que os outros fazem produz a sensação de vivermos num mundo melhor.
Observe a escola e procure ver o que há de melhor nela. O que poderia melhorar nela? Porque esta sala do projeto é mais agradável? Não seria bom que todas as salas fossem assim? Quem é responsável pela conservação da escola? Porque a maioria dos alunos quebra e estraga tudo?
Escreva como seria a escola se todos respeitassem, preservassem e agradecessem este espaço:
1- Tente imaginar e descreva aqui como seria um dia na sua vida, se você fosse : Escolha ( índio,empregada doméstica, plantador de cana, idoso que mora sozinho, um pai ou mãe de 4 filhos):
Se eu fosse ............................................., de manhã cedo eu:
Depois:
Eu ficaria feliz se:
Mas teria muita tristeza se:
2- Ser solidário é um jeito de se colocar no lugar do outro. Complete o acróstico mostrando como a gente se prepara para isso.
S entindo junto
O uvindo o ponto de vista do outro
L evando a sério o que o outro diz
I maginando como seria se fosse conosco
D
A
R
I
O
3-Pense num copo d’água como um símbolo de tudo que damos e recebemos: amizade, ajuda, paciência, diálogo,convivência,etc.Ele estará com água até a metade:
Aquele que é capaz de criar um ambiente favorável vai imaginar o copo meio cheio. Com alegria, agradecimento,etc.O que imaginar o copo meio vazio, é aquele que vê tudo errado,com falhas.Este só reclama e não é agradecido. Saber descobrir o bem que os outros fazem produz a sensação de vivermos num mundo melhor.
Observe a escola e procure ver o que há de melhor nela. O que poderia melhorar nela? Porque esta sala do projeto é mais agradável? Não seria bom que todas as salas fossem assim? Quem é responsável pela conservação da escola? Porque a maioria dos alunos quebra e estraga tudo?
Escreva como seria a escola se todos respeitassem, preservassem e agradecessem este espaço:
Bibliografia:
Iniciação aos valores - Milagros Moleiro - Editora Paulus
Descobrindo Caminhos - 6ºano - Therezinha M.L.Cruz - Editora FTD
Pesquisas na net.
FALANDO DE CONVIVÊNCIA
O QUE FAZER?
O QUE FAZER?
O livro é apresentado com ilustrações de Michael Iacocca e textos de Liliana Iacocca, da Editora Àtica. Todo desenhado, como uma história em quadrinhos, mesclados com textos.
“Desde quando o homem morava nas cavernas o mundo exigia regras de convivência.
Mas o que é certo? O que é errado? Foram séculos de conflitos, guerras, buscas e tentativas. Os homens convivendo em grupos cada vez maiores. E enquanto surgiam e se formavam cidadãos, países e até grandes impérios, também apareciam pensadores, filósofos e líderes religiosos procurando respostas e novos caminhos.
Sócrates, que acreditava na bondade, no conhecimento, na felicidade e explicava suas idéias para a juventude dizia “Conhece-te a ti mesmo”.
Assim Platão, Aristóteles, Moisés e Cristo falaram, cada um a seu modo, como o homem poderia viver melhor, em harmonia com seu semelhante, com a natureza e com Deus....
...( )Mas não era tão fácil....Havia injustiças. O novo mundo foi descoberto junto as pesquisas, ideias e ciências. A máquina evoluiu, os homens se agrupando em grandes cidades e as regras de convivências foram se modificando.
...( )Agora tudo anda depressa, com tecnologias fantásticas. Muita coisa mudou, as exigências do mundo junto as nossas expectativas de vida são outras.”
No final a autora apresenta questões, para serem respondidas pelos alunos.
ATIVIDADES:
“O que você faria se você...” Foram distribuídas em 5 grupos. Cada grupo uma pergunta diferente.
O que você faria se você...
...Encontrasse uma caixa de canetas no pátio da escola?
...Se seu pai lhe desse uma bronca porque o rádio está quebrado mas o culpado é seu irmão?
...Se sua irmã ou irmão passasse o tempo todo xeretando suas coisas?
...Se você fosse almoçar na casa de um amigo e servissem a comida que você mais odeia?
...Se todo mundo elogiasse seu colega pelo trabalho escolar mas quem fez tudo foi você?
CONVERSE COM SEUS COLEGAS E ESCOLHA UMA DAS OPÇÕES:
O que fazer?
1- Eu mandaria todos os mal-educados para o espaço.
2- Eu prefiro me mandar para outro planeta.
3- Eu construiria uma máquina do tempo que mudasse a história como eu bem entendesse.
4- Eu revezaria. Todo mundo ficava pobre uma semana e uma semana rico. Assim dava para experimentar as duas coisas.
5-Eu ficaria olhando para o céu sem me importar com os outros.
DIFÍCIL CHEGAR A UMA CONCLUSÃO?
O QUE É CERTO?
O QUE É ERRADO?
QUAL A SUA ESCOLHA? E A CONCLUSÃO?
RESPEITAR OS GOSTOS E AS PREFERÊNCIAS DE CADA UM!
POR FALAR NISSO: EU GOSTO DE SORVETE...
Escolham uma destas frases:
Estudar e aprender muito bem as coisas de que a gente mais gosta
Ajudar quem precisa
Defender a própria opinião
Falar a verdade
Ver o sol nascer
Lutar pela igualdade entre todos
Conviver bem com todo mundo
Receber elogios
Ter amigos
Cuidar das próprias coisas
Descobrir que nem sempre se tem razão
Sonhar, pensar, ficar alegre.
Cada grupo deve escolher uma frase. Se preferirem, podem escolher mais frases. Após a escolha cada grupo diz sua frase, no caso de escolherem a mesma, poderão escolher outra em conjunto, e escrevê-las de forma criativa para apresentação de um mural.
Mas o que é certo? O que é errado? Foram séculos de conflitos, guerras, buscas e tentativas. Os homens convivendo em grupos cada vez maiores. E enquanto surgiam e se formavam cidadãos, países e até grandes impérios, também apareciam pensadores, filósofos e líderes religiosos procurando respostas e novos caminhos.
Sócrates, que acreditava na bondade, no conhecimento, na felicidade e explicava suas idéias para a juventude dizia “Conhece-te a ti mesmo”.
Assim Platão, Aristóteles, Moisés e Cristo falaram, cada um a seu modo, como o homem poderia viver melhor, em harmonia com seu semelhante, com a natureza e com Deus....
...( )Mas não era tão fácil....Havia injustiças. O novo mundo foi descoberto junto as pesquisas, ideias e ciências. A máquina evoluiu, os homens se agrupando em grandes cidades e as regras de convivências foram se modificando.
...( )Agora tudo anda depressa, com tecnologias fantásticas. Muita coisa mudou, as exigências do mundo junto as nossas expectativas de vida são outras.”
No final a autora apresenta questões, para serem respondidas pelos alunos.
ATIVIDADES:
“O que você faria se você...” Foram distribuídas em 5 grupos. Cada grupo uma pergunta diferente.
O que você faria se você...
...Encontrasse uma caixa de canetas no pátio da escola?
...Se seu pai lhe desse uma bronca porque o rádio está quebrado mas o culpado é seu irmão?
...Se sua irmã ou irmão passasse o tempo todo xeretando suas coisas?
...Se você fosse almoçar na casa de um amigo e servissem a comida que você mais odeia?
...Se todo mundo elogiasse seu colega pelo trabalho escolar mas quem fez tudo foi você?
CONVERSE COM SEUS COLEGAS E ESCOLHA UMA DAS OPÇÕES:
O que fazer?
1- Eu mandaria todos os mal-educados para o espaço.
2- Eu prefiro me mandar para outro planeta.
3- Eu construiria uma máquina do tempo que mudasse a história como eu bem entendesse.
4- Eu revezaria. Todo mundo ficava pobre uma semana e uma semana rico. Assim dava para experimentar as duas coisas.
5-Eu ficaria olhando para o céu sem me importar com os outros.
DIFÍCIL CHEGAR A UMA CONCLUSÃO?
O QUE É CERTO?
O QUE É ERRADO?
QUAL A SUA ESCOLHA? E A CONCLUSÃO?
RESPEITAR OS GOSTOS E AS PREFERÊNCIAS DE CADA UM!
POR FALAR NISSO: EU GOSTO DE SORVETE...
Escolham uma destas frases:
Estudar e aprender muito bem as coisas de que a gente mais gosta
Ajudar quem precisa
Defender a própria opinião
Falar a verdade
Ver o sol nascer
Lutar pela igualdade entre todos
Conviver bem com todo mundo
Receber elogios
Ter amigos
Cuidar das próprias coisas
Descobrir que nem sempre se tem razão
Sonhar, pensar, ficar alegre.
Cada grupo deve escolher uma frase. Se preferirem, podem escolher mais frases. Após a escolha cada grupo diz sua frase, no caso de escolherem a mesma, poderão escolher outra em conjunto, e escrevê-las de forma criativa para apresentação de um mural.
Dinâmica para unir e valorizar
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.