BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sábado, maio 29, 2021

Produção de textos>Sequências didáticas>Ferramenta pedagógica>Vamos escrever?>29/05/2021



Produção de textos através da literatura infantil

Atividades literárias e produção textual


A Literatura é uma arte: a arte da palavra. Por isso, ela não deve ficar de fora das salas de aula desde o ingresso dos alunos na escola. 

É através da Literatura que oferecemos aos nossos alunos o acesso ao mundo da fantasia, onde tudo é possível. E é por intermédio desse contato que lhes damos a oportunidade de ampliarem seus estudos linguísticos e também entrarem em contato com mundos diferentes. Damos a eles o acesso a uma cultura que prima pela qualidade de seus escritos e que possibilita torná-los autores de suas próprias histórias. 

Pensando desta forma, buscamos contribuir com uma ferramenta pedagógica voltada para a escrita de textos a partir da leitura de obras da Literatura Infantil. Buscamos, em primeiro lugar, trabalhar a autoestima dos alunos, tentando fazer aflorar e/ou resgatar a segurança para que se tornem autores. 

O trabalho é desenvolvido a partir de Rodas de Leitura que possibilitam não só o contato com obras maravilhosas da Literatura Infantil, mas também a conversa sobre aspectos pertinentes a cada texto escolhido. Não são receitas prontas mas sugestões de atividades que surgiram na sala de aula e que surtiram bons resultados após sua realização. Sugerimos que as três primeiras atividades sejam utilizadas na ordem em que aparecem, pois têm o objetivo de resgatar a autoestima dos alunos, necessária para um desenvolvimento melhor do trabalho. Entretanto, cabe a cada professor, em sua sala de aula, decidir o que é melhor para sua turma e seu trabalho. 

Que este caderno de atividades possa contribuir para melhorar as atividades de leitura literária e produção textual nas salas de aula dos anos iniciais do Ensino Fundamental e que também sirva como fonte inspiradora para que novas atividades possam ser criadas e compartilhadas com nossos pares para o sucesso da nossa Educação.

São 21 0bras literárias com atividades: Na frente dos títulos clique em "aqui" para abrir a postagem do Linguagem e Afins

Atividade nº 1: Vi uma estrela lá fora: trabalhando a autoestima ..................... 6 

Atividade nº 2: Na noite em que você nasceu: trabalhando a autoestima.......... 12

 Atividade nº 3: Frederico Godofredo: trabalhando a autoestima ..................... 15   AQUI 

 Atividade nº 4: A caligrafia da Dona Sofia: trabalhando a importância da escrita como forma de comunicação.......................................... 18   AQUI

Atividade nº 5: De carta em carta: trabalhando a importância da escrita como forma de comunicação............................................................... 21  AQUI

 Atividade nº 6: João das Letras: trabalhando a importância da escrita como forma de comunicação............................................................... 24 

Atividade nº 7: Atrás da porta: trabalhando a importância das bibliotecas....... 27   AQUI

Atividade nº 8: Quem tem medo do ridículo?:trabalhando com os desafios de aprender................................................................................. 30   AQUI

 Atividade nº 9: A esperta mão aberta: trabalhando com as emoções presentes no nosso dia-a-dia....................................................................... 32 AQUI

Atividade nº 10: A fada emburrada: trabalhando com as emoções presentes no nosso dia-a-dia............................................................................ 36  AQUI

 Atividade nº 11: A pipa e a flor: trabalhando com as emoções presentes no nosso dia-a-dia............................................................................ 39 AQUI

Atividade nº 12: O pequeno grande livro da tristeza feliz: trabalhando com as emoções presentes no nosso dia-a-dia........................................ 42 AQUI

Atividade nº 13: Elefantes nunca esquecem: trabalhando com as emoções presentes no nosso dia-a-dia....................................................... 45

 Atividade nº 14: Raposa: trabalhando com as emoções presentes no nosso dia-a-dia. .............................................................................. 48 

Atividade nº 15: Desencantados: trabalhando a importância da leitura............... 51 

Atividade nº 16: Pato! Coelho!: trabalhando a diferença 54   AQUI

Atividade nº 17: Os três lobinhos e o porco mau e A verdadeira história dos três porquinhos: trabalhando a diferença. 57 AQUI

Atividade nº 18: Brincando com poemas: trabalhando a imaginação.................. 60 

Atividade nº 19: A mochila de ouro: trabalhando a imaginação.......................... 63 

Atividade nº 20: Os oito pares de sapatos de Cinderela: trabalhando a escolha do rumo da narrativa ................................................................ 66 AQUI

Atividade nº 21: Era uma vez um livro: trabalhando a escolha do desfecho da narrativa................................................... 71 

Confiram cada sugestão para produção escrita : AQUI




Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios