Lapbook ou livros dobráveis com bolsos
"Os lapbooks são formas inusitadas de se trabalhar a cartolina, uma vez que se dobram suas laterais para se formar uma espécie de janela. Além de se tornar tátil pelo espectador, causa no observador uma curiosidade para desvendar o conhecimento por trás das “janelas” construídas."
O que é um lapbook?
É uma ferramenta para a apresentação de um trabalho escolar que pode ser produzida por alunos de todos os níveis de ensino, da pré-escola ao ensino superior.
Os lapbooks:
• destinam-se a reforçar e a suplementar o aprendizado de determinado assunto;
• permitem usar a criatividade;
• podem ser usados como ferramenta de estudo de vários conteúdos;
• são pastas para estudo já prontas;
• são ferramentas de revisão imediata;
• são fáceis de armazenar; ajudam a resumir ou a ilustrar qualquer assunto.
Nesse âmbito, a releitura de paradidáticos, por lapbooks , torna-se mais um olhar lúdico e recurso visual , possível de ser usado em diversas áreas do saber. Amplia a imaginação, a criatividade, bem como a oralidade e o prazer em ler, através de múltiplas inferências da leitura.
São ferramentas de revisão imediata; fáceis de armazenar; ajudam a resumir ou a ilustrar qualquer assunto.
Como ele é feito?
O lapbook (lap = dobra; book = livro) é produzido a partir de pastas de papéis de arquivo, cartolina, papel Color Set etc.
Você é livre para usar sua imaginação! O propósito é criar uma coleção de pequenos livros e atividades que podem ser colocados dentro de uma pasta de papéis.
Cada “livrinho” contém um projeto e desenvolve um ponto fundamental ou conceito relacionado a determinado assunto ou fato.
Vamos a um exemplo geral: se você estiver estudando a Lua, o seu lapbook pode incluir: Um “livrinho” com o vocabulário lunar; um gráfico de balança para comparar a massa da Lua com a da Terra; um “livrinho” que descreva as diferentes fases da Lua.
A produção pode – e deve – envolver diferentes materiais: cartões, papéis coloridos, envelopes, adesivos, fotos, desenhos etc. Além disso, podemos decorá-lo como quisermos. As possibilidades são infinitas. Fonte
Vamos a um exemplo literário: O vídeo demostra um lapbook do famoso Pequeno Príncipe: AQUI
A literatura e a matemática: Um projeto que se mistura:
Em uma das abas um bolso com os fatos fundamentais da multiplicação e divisão. No centro, atividades pautadas no livro “Os Problemas da Família Gorgonzola”, de Eva Furnas, além de tirinhas com a escrita por extenso dos numerais. Outras partes do lapbook contemplam outros exercícios matemáticos. Que tal esta ideia?
Interdisciplinaridade:
O lapbook aglutina de forma simples e compacta diversos temas e conteúdos. Essa técnica nos permite trabalhar a escuta, a atenção, a concentração, o envolvimento, a coordenação motora e a criatividade, entre outras coisas. É um material individual, dinâmico e itinerante, que ajuda na compreensão do que foi estudado na sala de aula.
Que tal obras de Mondrian e geometria?
O estudo das obras e da biografia de Piet Mondrian, com a geometria e o uso das cores. Fonte
Vejam como montar
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.