BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sexta-feira, março 09, 2012

Quem mora no jardim> Meio ambiente>Artes> 09/03/12


Natureza
Quem mora no jardim?

Ensine os pequenos a respeitar esse meio e a produzir representações dos animais que ali vivem de forma sustentável
Objetivos:

★ Desenvolver atitudes de respeito e preservação com o meio ambiente e com os animais.
★ Construir conhecimentos sobre o universo do jardim e os bichos que compõem envolvendo a prática de observação.
★ Análise e o estudo das características e peculiaridades dos bichinhos, cuidados com o mesmo e descoberta de curiosidades.

Faixa etária: de 3 a 4 anos.

“Os jardins despertam a atenção das crianças por ser um espaço que, além de bonito, é vivo, cheio de plantas e povoado de formiga, minhocas, borboletas e outros bichos que despertam um real fascínio e curiosidade nas crianças”, essa é uma das justificativas que as professoras da Escola Primeiros Passos, Ariana, Ellen, Luciana e Tatiana, observaram para poder trabalhar esse ambiente com os seus alunos da Educação Infantil.
Segundo elas, o projeto surgiu devido à curiosidade das crianças durante a roda da lagarta e observações de pequenos bichinhos (formigas carregando folhinhas, uma cigarra morta no parque, besouros e gafanhoto no jardim da escola) e os maus tratos das crianças em relação a esses bichinhos.
Para atender a esses interesses e contribuir para ampliação desses conhecimentos, foi criado o Projeto Bichinhos de Jardim.
Você sabia?
A maioria das espécies é benéfica para o homem ou para o meio ambiente.
Muitos ajudam na polinização das plantas, ou produzem substâncias úteis para o homem, como o mel, a cera, a laca e a seda.
Os insetos são o grupo de animais mais diversificado existente na Terra.

1. Levante os conhecimentos prévios acerca do tema.
2. Visite um jardim para observação e levantamento de dados.
3. Liste os bichinhos encontrados no jardim.
4. Observe os diversos bichinhos no jardim e espaço da escola, tais como tatu-bola, minhoca, caracol, joaninha, besouro, borboleta, abelha, formiga, centopeia, gafanhoto, entre outros.
5. Leia as obras da literatura infantil, como as histórias: A Joaninha; Bela, a Libélula; A Cigarra e a Formiga; O Caracol; Confusão no Jardim; Zuzu, a Borboleta Azula; A Centopeia e os Seus Sapatinhos; A Margarida Friorenta; O Grilo etc.
6. Entreviste um jardineiro e conheça as ferramentas que ele utiliza para cuidar do jardim.
7. Recite com seus alunos quadrinhas e poemas sobre os animais de jardim. Assim, como cantigas de roda, tais como: O Cravo Brigou com a Rosa; As Borboletas; A Roda da Lagarta; Borboletinha; Passarinho Quer Dançar; Fui ao Mercado etc.



8. Faça com os alunos um registro com desenhos desses animais.
9. Proponha pesquisa com os pais sobre o tema.
10. Desenvolva atividades matemáticas utilizando os bichinhos (contagem das pernas, pintinhas das joaninhas, diferenças etc.).
11. Assista aos filmes Vida de Inseto e FormiguinhaZ e faça um paralelo com o tema estudado.
12. Confeccione bichinhos de jardim com massinha de modelar e materiais recicláveis.


Caracol
Materiais:
★ Tiras de papel micro-ondulado colorido de 40 cm x 5 cm
★ Cola e tesoura
★ Canetinha preta
★ Papel color set preto

COMO FAZER:

1. Pegue um papel micro-ondulado de uma cor e, em uma das pontas (no verso), desenhe a carinha do caracol.

2. Pegue o papel color set, desenhe duas tirinhas pequenas e cole-as na ponta da carinha para fazer as anteninhas do caracol.

3. Por último, pegue o outro papel micro-ondulado e enrole-o de forma que crie a concha do caracol. Em seguida, cole em cima da outra tira pronta.
Borboleta
Materiais:

★ Folhas de revista
★ Rolo de papelão de papel higiênico
★ Cola

COMO FAZER:
1. Pegue uma folha de revista e dobre-a no meio.
2. Pegue uma das pontas de baixo e leve quase até o meio da folha. Depois, volte essa mesma ponta para trás, como se fosse fazer um leque. A ponta de cima vai ficar acima da folha.
3. Repita o mesmo procedimento do outro lado da folha e, depois, em outra folha de revista, formando assim, as duas asas da borboleta.
4. Passe cola no lado menor de cada uma das asas, deixando as pontas das asas para fora.
5. Cole o rolo de papel entre as duas asas.
6. Desenhe o rostinho da borboleta.
Dica de leitura!
★ Rua Jardim, 75
Um caracol, descontente com sua monótona rotina, resolve ir mais além no seu jardim. Pelo caminho, descobre a possibilidade de trocar sua “casa-concha” por outras, aparentemente mais confortáveis e espaçosas. Mas será que vai dar certo?
Autora: Ana Terra
Editora: Larousse
AQUI




Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios