BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

segunda-feira, julho 09, 2012

Descobrindo brinquedos>Peteca>Folclore> Texto instrucional> 09/07/12

Descobrindo os brinquedos populares folclóricos

O que o aluno poderá aprender com esta aula
Identificar alguns brinquedos do cotidiano dos alunos e de suas famílias como integrantes de nossa cultura folclórica.
Duração das atividades
50 min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O conceito de folclore, a pesquisa com os adultos mais próximos sobre brinquedos com que estes brincavam quando crianças.
Estratégias e recursos da aula
Espaço: nem restrito nem amplo.
Materiais:1 folha grande de jornal e 1 saquinho de leite vazio e limpo para cada aluno, fita adesiva, folhas de papel, lápis de cor, tinta guache, ou tinta para artesanato.

Atividade 1: investigando a presença dos brinquedos na família
Perguntar aos alunos sobre os brinquedos com que os adultos mais próximos brincavam quando crianças (respondido anteriormente pelos adultos no para casa).
Citar outros brinquedos do folclore (bolinha-de-gude, pião, corda, boneca de pano, peteca, estilingue, pipa, dentre outros).
Selecionar coletivamente aqueles brinquedos que eles mais gostam. (aprox. 10 min.)

Atividade 2: fazendo um brinquedo folclórico - a peteca
Contar a história da peteca para a turma.

HISTORICO DA PETECA:

 Em relação à peteca, alguns especialistas apontam a origem estritamente brasileira, proveniente de tribos tupis do Brasil e que se expandem em regiões densamente populadas pelos indígenas, como Minas Gerais. Considerada a partir de 1985 como esporte oficial, genuinamente brasileiro, a peteca, antes confeccionada em palha de milho, com enchimento de areia ou serragem, e com penas de galinha, hoje aparece padronizada com rodelas de borracha sobrepostas e quatro penas brancas de peru.
Logo em seguida dar para cada aluno uma folha grande de jornal e um saquinho de leite(sugestão:pedir na aula anterior que eles tragam esse material).
Pedir às crianças que façam uma bola com o jornal e que coloquem esta bola bem no fundo do saquinho.
Depois que torçam o saquinho bem pertinho da bola, deixando que se forme uma "coroa" no resto do saquinho.
Logo em seguida, passar a fita adesiva no lugar onde os aluno torceram.
Posteriormente, recortar na vertical, de cima para baixo, a "coroa" que ficou no saquinho para que simule as penas da peteca.
Pronto, é só brincar!
Ou
A partir de uma folha de jornal, pedaço de barbante ou fita adesiva, os alunos deverão amassar meia folha de jornal, fazendo uma bola achatada, colocar a bola no centro da outra metade da folha e envolvê-la, deixando as pontas soltas.
Torcer a folha na altura da bola e amarrar um barbante ou colocar um dure.
Para o acabamento pintar com cores alegres com tinta guache, ou tinta para artesanato.

undefined



Atividade 3: Conhecendo outros brinquedos do nosso folclore
Pegar algum brinquedo folclórico que possa ter na escola, aqui usaremos como exemplo uma corda.
Entregar aos alunos para que vivenciem o brinquedo.
Pode-se, para incrementar a brincadeira, cantar músicas folclóricas como: "um homem bateu em minha porta e eu, abri, senhoras e senhores põe a mão no chão,senhoras e senhores pulem de um pé só,senhoras e senhores deem um rodadinha e vá para o olho da rua!".(aprox. 15min.)

Avaliação
Pedir aos alunos que desenhem os brinquedos do nosso folclore que mais gostam.





Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios