BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

terça-feira, agosto 19, 2014

A vida íntima de Laura >Roda de leitura > Atividade literária>PDF>19/08/2014


A vida de uma simpática galinha...


Conto que narra a história  da vida “íntima” de Laura, uma galinha “muito da simples” que vive no quintal de Dona Luísa.
 Laura é casa com o galo Luís e possui um diferencial dentre as galinhas daquele galinheiro: ela era quem botava mais ovos dentre todas as suas colegas.
 Esta era sua qualidade, porém Laura também tinha vários defeitos, tanto físicos, como o pescoço, que era o mais feio do mundo, quanto defeitos psicológicos já que era desprovida de inteligência ou “buuuuuuuurra” mesmo, como diz a autora.
O maior medo da vida de Laura é virar almoço, mas se este for seu destino, ela deseja ser almoçada pelo craque Pelé. 
Mesmo morrendo de medo de morrer, Laura diz que gostaria de virar galinha ao molho pardo.
Laura, mesmo sendo a protagonista da história, não é uma heroína, se aproxima mais do conceito de anti-herói, trazido pela literatura modernista
É descrita como uma personagem sem méritos especiais, uma galinha sem graça, apressada e comum.
Esta forma irreverente de apresentar a personagem e suas características, faz com que a história se torne interessante para as crianças. 
Quanto ao moral ou lição trazida pela história, pode-se extrair que alguém pode ser importante por outros talentos que possui que não sejam físicos ou intelectuais.
Noutro momento, a autora deixa o recado: viver apressadinho é uma grande bobagem! E ensina o respeito às particularidades de cada um: “ninguém despreza a carijó por ser de outra raça. Elas até parecem saber que para Deus não existem essas bobagens de raça melhor ou pior.”
A linguagem do texto é amigável e afável:
“Vou logo explicando o que quer dizer “Vida íntima”. É assim vida íntima quer dizer que a gente não deve contar a todo o que se passa na casa da gente. São coisas que não se dizem a qualquer pessoa.
Pois vou contar a vida íntima de Laura.
Agora adivinhe quem e Laura.
Dou-lhe um beijo na testa se você adivinhar. E duvido que você acerte! Dê três palpites.
Viu como é difícil?
Pois Laura é uma galinha.”
Em estilo subjetivo, já característico de suas obras, Clarice desperta o imaginar da criança, abordando assuntos complexos como o respeito às diferenças, a geração, o nascimento, as qualidades interiores de alguém. O enredo se torna uma desculpa, um pretexto para falar de outros assuntos mais importantes e que vão sendo abordados ao longo da história.

Livro
AQUI
AQUI atividade sobre esta obra


Vida íntima” são aqueles hábitos que todo mundo tem, mas não conta para qualquer pessoa. Por exemplo, a que hora em que as mães dão um beijo de boa noite nos filhos e o que se costuma comer em casa são intimidades de muitas famílias. 
O livro “A Vida Íntima de Laura”, da editora Rocco, conta o dia a dia da Laura, que é uma galinha.


Vídeo com a história com músicas ( repentes )

Aprender a ser autor com Clarice
Sugestão:
Vamos começar a leitura? Convide alguém da sua casa para te acompanhar nesta atividade e inicie a leitura na página 6. Você vai notar que a própria autora faz uma pergunta inicial sobre a história que será contada. Clarice Lispector vai narrar a vida íntima de Laura, mas, afinal, quem é Laura? Ela te desafia a descobrir! Após dar seus palpites, leia o livro até a metade da história.
Junto com seu (sua) parceiro (a) de leitura, finalize o livro. Você sabia que o ano passado foi o ano do centenário da autora Clarice Lispector? Ou seja, em dezembro de 2020 ela completaria 100 anos se estivesse viva! Você já tinha ouvido falar dela? Pergunte ao seu (sua) parceiro (a) de leitura se ele (a) conhece outros livros da Clarice. Vocês também podem pesquisar por mais títulos da autora na Árvore Livros. O que encontraram?

Comece o dia relendo as partes que você mais gostou da história. O que você achou da vida íntima de Laura? No livro, a autora descreve a rotina de Laura, uma galinha. 
Você tem animais de estimação ou conhece algum que tenha uma vida bem interessante para ser descrita da mesma maneira? 
Escolha um pet do seu convívio para descrever suas principais características, como se ele fosse humano. Complemente fazendo uma ilustração. Desenhe-o como se fosse um novo amigo na história de Laura.
  A autora Clarice Lispector, no livro que você acabou de ler, se mostra bastante curiosa e interessada na vida das galinhas que observa. Você conhece outras histórias de galinhas tão cheias de detalhes assim? 
Pois bem, para aumentar seu repertório sobre essa espécie e ainda te fazer dar boas risadas, sugerimos o filme “A fuga das galinhas”. Convide sua família para esse momento e divirta-se.
Hoje nós vamos explorar um personagem que aparece no finalzinho do livro. Ele é habitante de Júpiter, que tem o tamanho de uma galinha e um olho só, o nome dele é Xext. 
Se ele te perguntasse como são os humanos por dentro, como você explicaria? 
E se ele te deixasse pedir alguma coisa - qualquer coisa - o que você pediria e por quê? 
Responda às perguntas do Xext em formato de carta.
 Uma carta para ser enviada para outro planeta! Agora é hora de compartilhar suas novas descobertas! Com a ajuda de um adulto, ligue, faça uma chamada de vídeo ou grave um áudio para um amigo ou alguém da sua família.
 Conte para ele (a) tudo o que você aprendeu após a leitura do livro da Clarice Lispector! Fonte

Intervenção pedagógica: Sigam os passos abaixo no link
Roda de leitura/Entrando na roda/Recursos/Página 30 -A roda: Clarice

Atividade PDF: AQUIAQUIAQUI
Aula: AQUI








Link para essa postagem


2 comentários:

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios