BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quarta-feira, junho 06, 2012

Textos instrucionais> Aula junina>Caminho da roça> 06/06/12



Aula junina instrucional

Organize o ambiente com adereços (bandeirinhas, balões,chapéus de palha, etc.) e alguns alimentos (pé de moleque, paçoquinha, pipoca, pinhão, etc.) típicos de uma festa junina.
Quando tudo estiver pronto, convide a turma para entrar na sala e não se esqueça, neste momento, de colocar, num aparelho de som, músicas da festa junina.
Reúna todos para compartilharem deste momento.

Produzindo uma lista com os alunos:
Após algum tempo agrupe a turma e abra uma conversa sobre a festa junina:
“O que é necessário para se fazer uma festa junina”.
Anote em um cartaz as lembranças anunciadas.

Aproveite a eventual presença de familiares das crianças na atividade e convide-as a perguntarem aos adultos sobre os objetos e símbolos presentes nas festas juninas das quais participaram, quando jovens.

Instruções para uma quadrilha

Sugestão: Elabore com os alunos o passo-a-passo,como atividade escrita.
Òtima oportunidade para introduzir a palavra "comanda"

A seguir, conduza o grupo a se organizar em torno da quadrilha, sem anunciá-la, com as seguintes comandas:
•“Caminhem pelo espaço.”;
•“Formem 4 grupos em 10 segundos.
 Vou começar a contagem regressiva:10, 09 ,08,...” .
•“Agora, formem duas filas”;
•“Façam duas rodas, uma dentro da outra”;
•“ Agora uma grande roda, alternando meninas e meninos”;
•“Cada um pegue o seu par! Vamos dançar a quadrilha!”
Com o grupo preparado coloque uma música de quadrilha e conduza a dança, obedecendo às comandas típicas.
Coordene a quadrilha para o momento final, a cena do casamento caipira.
Chame as personagens (o padre, os pais da noiva e do noivo, um delegado), promova a cena e finalize a dança.

É hora de avaliar

Depois da vivência da dança, será importante conversar com as crianças sobre o que elas sentiram enquanto se organizavam para a quadrilha, suas impressões sobre os passos e os comandos e o que elas acham que poderia ter sido diferente.
Registre suas falas e não deixe de concluir a oficina ressaltando a importância do respeito de um pelo outro para que o trabalho coletivo aconteça e para que todos possam perceber que a dança só dá certo se todos se empenharem e estiverem bem coordenados.

O que mais pode ser feito
As crianças poderão:
•fazer pesquisas sobre a origem da festa junina;
•entrevistar familiares com a finalidade de conhecer como comemoravam esta festa;
•perguntar aos adultos sobre suas lembranças destes eventos, ou curiosidades ocorrida desta época marcaram suas vidas;


Caminho da roça
Atividade - Instruções


Guia do professor
Editora Alto Astral




Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios