BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quinta-feira, abril 12, 2012

Kabá Darebu>Estímulos literários>Um dia na tribo> 12/04/12


ÍNDIO – UM DIA NA TRIBO


O que o aluno poderá aprender com esta aula
§ Valorizar a cultura indígena;
§ Respeitar a diversidade cultural;
§ Conhecer o cotidiano de uma tribo indígena;
§ Identificar semelhanças e diferenças entre o nosso cotidiano com o de uma tribo.



Duração das atividades
Cinco aulas com duração de 50 minutos cada.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecer diferentes culturas.



Estratégias e recursos da aula
1ª Atividade
A professora inicia a aula apresentando, em forma de cartaz, esse fragmento de texto do livro a ser lido em classe, escrito assim:
“Nossos pais nos ensinam a fazer silêncio
para ouvir os sons da natureza;
nos ensinam a olhar, conversar e ouvir
o que o rio tem para nos contar;
nos ensinam a olhar o vôo dos pássaros
para ouvir notícias do céu;
nos ensinam a contemplar a noite, a lua, as estrelas...”



Logo em seguida pergunta para a classe quem eles acham que escreveu esse texto.
Deixa as crianças falarem livremente até chegarem a conclusão de que foi um índio, caso fique difícil a professora dá pistas até eles chegarem a essa conclusão.
A professora diz que para eles conhecerem um pouco mais dessa cultura ela lerá o livro Kabá Darebu, de Daniel Munduruku e Marie Therese Kowalezy, Editora Brinque-Book





Livro: AQUI

2ª Atividade
Baseado no livro a professora faz com a turma uma listagem das brincadeiras indígenas:








Brincadeiras dos meninos indígenas



Arco e flecha,
Esconder na mata para serem procurados
Jogar futebol
Pega-pega dentro do rio,
Pescaria
Subir em árvores,
Imitar os adultos,



Brincadeiras das meninas indígenas



Fazer bonecas com espigas e folhas de milho;
Fazer comida;
Mexer com os meninos
Subir em árvores,
Cantar e dançar cantigas de roda,
Nadar no rio



Observando a listagem pergunta às crianças:



1 – Das brincadeiras citadas, quais vocês conhecem?
2 – Vocês já brincaram de alguma dessas brincadeiras?
3 – Vocês acham que as brincadeiras têm que ser separadas entre brincadeiras de meninos e de meninas? Por quê?
4 – Imagine que você está passando um dia nesta tribo, qual dessas brincadeiras você escolheria para brincar junto com as crianças indígenas? Por quê?



3ª Atividade:
A professora relê as páginas 4 e 5, onde estão localizadas as descrições da casa e da aldeia e distribui uma folha e pede para eles ilustrarem a casa e a aldeia, respeitando as características descritas no livro.







4ª Atividade:
A professora pede como tarefa de casa que os alunos tragam receitas feitas com mandioca, cará, batata-doce ou milho e com elas confeccionam um livro de receitas.
Os alunos irão desenvolver a capacidade da escrita, da organização em grupo, tomada de decisão e diagramação para a montagem do livro de receitas.



5ª Atividade:
A professora solicita que alguns pais compareçam a Escola para um momento de “Histórias Contadas”, onde esses possam contar aos alunos algumas histórias da tradição oral ouvidas quando ainda eram pequenos.



6ª Atividade:
A professora propõe que os alunos escrevam uma carta para Kabá Darebu contando um pouco sobre eles, como é a vida aqui na cidade e as descobertas feitas através da leitura do livro.



Recursos Complementares



■KABÁ DAREBU, de Daniel Munduruku e Marie Therese Kowalezy, Editora Brinque-Book ·



■COISAS DE ÍNDIO , de Daniel Munduruku, Callis Editora



■Revista Ciência Hoje das Crianças - 2010 – Edição 210



Avaliação
Observar no decorrer das atividades propostas o envolvimento das crianças com as atividades propostas.
Observar se o discurso se faz de forma respeitosa sobre o modo de vida relatado no livro.
Verificar se conseguem através do registro descreverem as peculiaridades dos indígenas.



 
 
 
 

Professor Sassá
nº21
Editora Minuano
 
 


Link para essa postagem


Um comentário:

  1. Olá Krika,adorei seu blog...
    Te ofereço de coração o selo de aprovação (pegar no meu blog Educar é Viver na aba ofereço), vc merece!!
    http://orientarpedagogos.blogspot.com/

    para fazer parte do blog siga as regrinhas:

    Seja seguidora,do ducar é Viver e do Diversos Blogs Educacionais, como vc já trouxe o selo de qualidade,falta indicar blogs educacionais de qualidade!!!
    Seja bem vinda!
    http://diversosblogseducacionais.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios