A intenção é de compartilhar minhas leituras e indicar fonte de pesquisas.
Como inauguração escolhi a Editora Paulus, pois considero seus preços bem acessíveis aos nossos bolsos, afinal ser professor implica salários baixos...
O jornal como proposta pedagógica
Joana Cavalcanti
Editora Paulus
Preço sugerido: R$ 15,50
Joana Cavalcanti
Editora Paulus
Preço sugerido: R$ 15,50
“Ser leitor implica numa série de coisas que diz respeito à experiência vivida, não somente em relação ao livro, mas também em relação a tudo que nos remete a formulação de uma visão de mundo.” (a autora)
Trata-se de um livro recheado de sugestões bem práticas para estimular a leitura de jornais com nossos alunos. Além de noções básicas da importância deste veículo de comunicação, a autora lista atividades pertinentes, bem próximas as nossas necessidades pedagógicas.
O livro apresenta sugestões para desenvolvermos nossas aulas com criatividade, e vejam só: “apontando sempre o caminho lúdico, da brincadeira, da troca e da reflexão.São apresentadas mais de trinta opções para trabalhar com o jornal na escola, intercambiando o texto jornalístico com várias outras linguagens, com o livro infantil, a música,as imagens pictóricas, conteúdos curriculares, etc.”
Vejam exemplos:
1-Cápsulas do tempo:
Material: jornal, cola, tesoura, papel, hidrocor, material de artes.
Procedimento: Nos EUA, cápsulas do tempo são frequentemente enterradas ou escondidas em algum lugar para dar às gerações futuras uma idéia do que nossa cultura gostava e as coisas que considerávamos importantes. Desde que o jornal é um relato diário de nossas vidas e do nosso tempo, itens do jornal são frequentemente incluídos nessas cápsulas do tempo.
Presumir que nossa comunidade tenha decidido enterrar uma cápsula do tempo, para ser aberta daqui a 100 anos. Além de outros itens, a cápsula irá incluir cinco itens do jornal( artigos, propagandas, editoriais...).
Escolher cinco itens para serem colocados na cápsula do tempo. Descrever as respostas com as de outros estudantes. Verificar a possibilidade de mudar alguns itens selecionados após ter discutido as escolhas com outros estudantes.
2- Você é o presidente:
Material: mesmo do exemplo acima.
Procedimento: redija um texto de pronunciamento sobre a nova política de distribuição de renda a ser implantada no país.
Em que caderno seria editado? Como é elaborado esse tipo de texto ? Deve ser escrito em que pessoa, enfoque etc?
Compare o texto escrito pelo grupo com os escritos pelos jornalistas. Quais as diferenças?
O livro apresenta sugestões para desenvolvermos nossas aulas com criatividade, e vejam só: “apontando sempre o caminho lúdico, da brincadeira, da troca e da reflexão.São apresentadas mais de trinta opções para trabalhar com o jornal na escola, intercambiando o texto jornalístico com várias outras linguagens, com o livro infantil, a música,as imagens pictóricas, conteúdos curriculares, etc.”
Vejam exemplos:
1-Cápsulas do tempo:
Material: jornal, cola, tesoura, papel, hidrocor, material de artes.
Procedimento: Nos EUA, cápsulas do tempo são frequentemente enterradas ou escondidas em algum lugar para dar às gerações futuras uma idéia do que nossa cultura gostava e as coisas que considerávamos importantes. Desde que o jornal é um relato diário de nossas vidas e do nosso tempo, itens do jornal são frequentemente incluídos nessas cápsulas do tempo.
Presumir que nossa comunidade tenha decidido enterrar uma cápsula do tempo, para ser aberta daqui a 100 anos. Além de outros itens, a cápsula irá incluir cinco itens do jornal( artigos, propagandas, editoriais...).
Escolher cinco itens para serem colocados na cápsula do tempo. Descrever as respostas com as de outros estudantes. Verificar a possibilidade de mudar alguns itens selecionados após ter discutido as escolhas com outros estudantes.
2- Você é o presidente:
Material: mesmo do exemplo acima.
Procedimento: redija um texto de pronunciamento sobre a nova política de distribuição de renda a ser implantada no país.
Em que caderno seria editado? Como é elaborado esse tipo de texto ? Deve ser escrito em que pessoa, enfoque etc?
Compare o texto escrito pelo grupo com os escritos pelos jornalistas. Quais as diferenças?
Link para essa postagem
Minha querida , parabéns pela linda iniciativa !
ResponderExcluirMuita Luz no seu novo caminho na blogosfera. Um beijinho cheio de magia, Betty
Oi, Krika...
ResponderExcluirvim agradecer sua visita, sua atenção e carinho ao toque.
Quero deixar o meu toque de carinho e amizade e te pedir pra vir ao toque e pegar uma lembrancinha que fiz pra marcar esta realização.
bjus e estarei sempre por aqui te prestigiando
olá gostei do seu blog te convido a fazer uma visitnha ao http://magiadoconheciento.blogspot.com acredito que vc vai gostar parabens pelo blog
ResponderExcluir