24 de julho de 2009
Retirei do blog da Nubia, para nossos pensamentos ... http://biaratesnoamazonas.blogspot.com/
Jesus Cristo é o Caminho!
P. Senhor sou professor.... Estou indeciso... E estou aqui para pedir alguns conselhos pois estou sem rumo e só tu, poderás me dá o caminho certo.
P. Senhor sou professor.... Estou indeciso... E estou aqui para pedir alguns conselhos pois estou sem rumo e só tu, poderás me dá o caminho certo.
P. O que poderemos fazer para acabar com todos os problemas, dúvidas, inseguranças ou medos que os nossos alunos trazem até nós?
JC. Professor, procure ouvi-los juntamente com os pais ou responsáveis e então, juntos achem as soluções. Lembre-se que EDUCAÇÃO é algo mais amplo que ensino, e é onde a responsabilidade se divide com a famíla em primeiro lugar, e depois com a sociedade como um todo.
P. Senhor nós não podemos apagar as mágoas e as dores de um passado nem podemos decidir sobre o futuro de nossos alunos. O que nos diz Senhor?
JC. Procure ajudá-los no presente e deixe o futuro para eu decidir o que eles querem ser
P. Senhor... Nós não podemos mais impedir que nossos alunos levem tombos... O que fazer?
JC. Ofereça suas mãos para que eles possam apoiar-se e seguir em frente
P. Meu Deus amado, já não podemos mais acompanhar nossos alunos a todos os lugares e situações, o que fazer?
JC. Orienta-os sobre certos ambientes dos quais não são conveniente. Faça o seu papel de Educador!
P. Senhor, não é de minha alçada tomar decisões pelos pais de nossos alunos e nem podemos substituir o papel de pais. O que me aconselha?
JC. Apóie todos os alunos encorajando-os e ajudando-os em tudo que eles pedirem.
P. Nós professores, não podemos traçar ou impor-lhe limites. Como podemos educar nossos alunos hoje em dia?
JC. Aponte caminhos alternativos, procure medidas de crescimento, formas de encontrar-se e meios para evitar sofrimentos futuros. Lembre-se sempre que acima de tudo você é um educador e mestre. Acredite no potencial de aprendizagem pessoal, na capacidade de evolução de cada um. Ao educar, torna-se visíveis nossos valores, atitudes, idéias, emoções. O delicado equilíbrio e síntese que fizermos no dia a dia transparece nas diversas situações pedagógicas em que vos envolvem
P. Como podemos substituir o afeto da família na vida de nossos alunos?
JC. Seja um artesão. Procure fazê-los cidadãos dignos, honesto e respeitadores.
P. Senhor, nós educadores por mais que queiramos não somos perfeitos na construção da educação de nossos alunos. O que podemos fazer para melhorar esta condição?
JC. Se a cada dia você tentar avaliar e consertar as falhas da vossa pedagogia, você terá sucesso no futuro!
P. Finalizando Senhor, gostaríamos de dizer que as alegrias, triunfos, sucessos e felicidades de nossos alunos, hoje não nos pertencem mais...
JC. Engano seu! Lembre-se da gratificação! Olhe para eles e sinta orgulho de seu trabalho! São os vossos bens maiores! O educador é um ser complexo e limitado, mas sua postura pode contribuir para reforçar que vale a pena aprender, que a vida tem mais aspectos positivos que negativos, que o ser humano está evoluindo, que pode realizar-se cada vez mais.Núbia Rattes.
Link para essa postagem
Krika, estou participando de um jogo literário e vim te convidar para participar tb.
ResponderExcluirVá até o Projetos e Ideias (http://nossosprojetoseideias.blogspot.com) e veja como participar.
Abração
ps: a propósito, seu blog está lindoooooooooooo