Produções de texto a partir de
situações problemas do cotidiano.
Autor: Grazielle Tomaz de Almeida
O que o aluno poderá aprender com esta aula
■Compreender e elaborar situações problemas.
■Ser capaz de discutir e argumentar as soluções apresentadas para o problema em discussão.
■Escrever textos que respondam às questões problemas.
Duração das atividades
Aproximadamente três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O aluno deve ser capaz de produzir, ler e interpretar textos de pequeno porte (quatro a cinco linhas).
Estratégias e recursos da aula
1 – O que é um problema?
OBJETIVOS:
■Compreender o que caracteriza uma situação problema.
PROCEDIMENTOS:
- Solicite que registrem, através de desenho, situações que consideram ser um problema.
Esta atividade tem um caráter diagnóstico, já que contribui para que o professor compreenda o que é considerado uma situação problema para sua turma.
DICA:
A orientação pode ser para que desenhem alguma situação problema já vivida por eles ou por algum conhecido ou familiar. Assim, nos aproximamos do universo das crianças.
- Oriente, após o diagnóstico indicado, uma reflexão com o grupo, para que as crianças possam sistematizar o sentido, significado de um problema.
Enfim, o que caracteriza uma situação problema.
Inicie esta reflexão a partir das situações elaboradas pelas crianças.
Mas, para que não fique cansativo, aborde no máximo sete trabalhos.
O processo de abordagem dos trabalhos deve estruturar-se de modo tal que todos participem dialogando e concebendo se de fato a situação é um problema, por que se caracteriza como um problema e o que faz dela um problema.
Caso a situação trabalhada por alguma criança não seja efetivamente um problema, essa deve ser uma oportunidade para discutir: por que não é um problema?
Ou seja, o que faltou para caracterizá-la como um problema?
Ao final de cada análise trabalhada, retome as principais informações do debate, de modo que possam sintetizar o que caracterizou o problema.
Ainda no desfecho, crie um momento de reflexão, solicitando que argumentem e justifiquem se a situação problema ocorre para todos da mesma maneira.
Isto é, o que é um problema para mim, será também um problema para você?
EXEMPLO:
João tem medo de viajar de avião. Então, isso é um problema para João!
Entretanto, Júlia prefere viajar de avião a carro. Portanto, Assim, a situação problema para João não é percebida da mesma forma por Júlia.
Dicas:
■Ainda que o objetivo central seja trabalhar com situações problemas do cotidiano infantil, caso você seja a professora de matemática, aproveite esta oportunidade para retomar as situações já trabalhadas na disciplina.
Construam paralelos de entendimento e esclareça que problema refere-se a situações que implicam uma reflexão, que possibilite a seleção de uma estratégia que seja mais adequada para solucionar a questão.
Considere oportuno, ainda, reiterar o papel da interrogação (?) nas situações problemas.
■ Exponha no mural as ilustrações que sugerem boas situações problemas.
2 – Solução de problemas
OBJETIVOS:
■ Ser capaz de discutir e argumentar as soluções apresentadas para o problema em discussão.
PROCEDIMENTOS:
- Selecione algumas imagens, como as que serão apresentadas a seguir, e propicie uma atividade a ser organizada em duas partes.
Na primeira, de modo coletivo, reflitam: a situação, as características do problema e, por fim, as soluções possíveis, viáveis.
No segundo momento, organize duplas de trabalho e distribua novas imagens com situações problemas do cotidiano.
As duplas deverão registrar por escrito os itens sugeridos na primeira parte, ou seja, a situação, as características que fazem da situação um problema, soluções possíveis e um outro item.
Neste novo item, deverão ainda argumentar se a situação problema observada era, de fato, um problema para os dois integrantes.
Caso haja divergência, tanto no caso positivo quanto no negativo, o problema deve ser apresentado.
Mas ainda que a dupla considere ou não um problema, o registro individual da percepção deve ser apresentado.
SUGESTÕES DE IMAGEM
DICA:
Professor, é pertinente aproveitar esta oportunidade para trabalhar problemas específicos da sua turma, como situações de apelidos, brigas, desorganização, entre tantos outros.
3 – Nosso bairro em miniatura
OBJETIVOS:
■ Elaborar situações problemas.
■ Aprender a produzir textos que respondam às questões problemas.
PROCEDIMENTOS:
- Ofereça folha tamanho A4. Nesta, cada criança deverá, como na atividade 1, ilustrar uma situação problema.
Esclareça que esta deverá ser desenvolvida com o maior capricho possível, já que posteriormente será trabalhada por outro colega.
ATENÇÃO:
Oriente para que não coloquem nome, mas criem apenas um código ou símbolo para que consigam reconhecer sua atividade, posteriormente.
Tal procedimento justifica-se para que o colega que irá trabalhar a situação problema não identifique quem a criou.
Com as situações ilustradas, embaralhe-as e redistribua-as, de modo tal que o autor não tenha que trabalhar sua própria ilustração, ok?
Do problema ilustrado recebido, a criança deverá trabalhar as seguintes informações:
■O que acontece na situação apresentada?
■Qual é a pergunta problema?
■ A situação seria um problema para você? Justifique.
■Elabore um texto, de no mínimo cinco linhas, para solucionar o problema que foi apresentado.
- Oriente uma correção desta atividade, de modo que alguns exemplos sejam devidamente explorados (como realizado na atividade 1).
- Solicite uma produção de texto que avalie as impressões propiciadas por meio das experiências vivenciadas. Isto é, devem avaliar sensações e sentimentos em desenvolver a reflexão e diálogo, como uma estratégia para solucionar problemas do cotidiano.
Dica: Selecione um tema que a turma considere um problema, por exemplo, a dengue. A partir da situação problema, elenque tópicos relacionados. Organize grupos para que cada um trabalhe soluções possíveis para o tópico em questão.
Recursos Complementares
Verifique aqui no portal a aula – Leitura e escrita: utilizando o ponto de interrogação
Avaliação
Nesta aula, é relevante avaliar o envolvimento, interesse com as atividades de escrita, debates e apresentação de ideias.
Assim, para avaliar o conjunto das habilidades trabalhadas, apresente as situações problemas indicadas a seguir, para serem respondidas oralmente.
SITUAÇÃO 1 - Na hora do recreio, você vê dois colegas brigando.
Qual sua atitude para resolver esta situação? Justifique.
SITUAÇÃO 2 - Sabrina derramou sopa no uniforme na hora que o escolar chegou para buscá-la. O que você faria no lugar de Sabrina?
SITUAÇÃO 3 - Felipe fazia compras no supermercado com seus familiares. Mas acabou se distraindo e ficou perdido.
Como agir numa situação como essa?
Ao final, discuta com o grupo: as situações apresentadas são “situações problema”?
Peça ao grupo que argumente.
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.