A psicóloga Lia de Paula Moraes (CRP/05 0026) é autora do livro João Agitadão, uma obra sobre e para crianças hiperativas. Confira o depoimento dela, especial para Tudo Bem Ser Diferente.
“Nos atendimentos terapêuticos com crianças eu utilizava livros infantis escolhidos de acordo com as dificuldades apresentadas. Lia a história e depois pedia um desenho, o que se mostrava muito produtivo.
Nos atendimentos com as crianças hiperativas, como não havia um livro infantil rápido de se ler, eu elaborei um texto inspirado na minha vivência pessoal de mãe de um menino hiperativo que lia e depois pedia um desenho. E por inúmeras vezes, os pais posteriormente comentavam que eu havia contado uma história que seus filhos haviam gostado muito. Com o tempo percebi que o fato de ter usado no texto uma redefinição do problema com uma conotação positiva, isto ajudava a elevar a autoestima das crianças portadoras de TDAH.
Surgiu então a idéia de editar o livro. A ilustração do publicitário Ney Megale valorizou muito o texto e o livro ficou muito bonito. E as crianças muito agitadas e distraídas se identificam com o personagem João e gostam muito”.
Resumo:
O livro infantil JOÃO AGITADÃO ilustrado por Ney Megale, editora Caravansarai, além de ser uma leitura bem agradável e divertida, ajuda as crianças muito agitadas e distraídas a se verem de uma forma mais positiva. Contribui para elevar a autoestima das portadoras de TDAH pois redefine a hiperatividade com uma conotação positiva.
Onde comprar: www.caravansarai.com.br/LivJoaoAgitadao.htm
O que é?
O TDA/H Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade ou DDA (Distúrbio do Déficit de Atenção) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas e ambientais, que surge na infância e costuma acompanhar o indivíduo por toda a sua vida. Costuma acometer de 3 a 5% de crianças.
Sintomas
· Desatenção
· Inquietude
· Impulsividade
· Hiperatividade
· Dificuldade de concentração em atividades muito longas
· Distrai-se facilmente com estímulos externos como ruídos e movimentações
· Distrai-se com estímulos internos – “o pensamento voa”
· Erra muito por distração· São esquecidas· Não conseguem organizar seu material
· Dificuldade em planejar tarefas.
FonteSintomas
· Desatenção
· Inquietude
· Impulsividade
· Hiperatividade
· Dificuldade de concentração em atividades muito longas
· Distrai-se facilmente com estímulos externos como ruídos e movimentações
· Distrai-se com estímulos internos – “o pensamento voa”
· Erra muito por distração· São esquecidas· Não conseguem organizar seu material
· Dificuldade em planejar tarefas.
Atividades sugeridas
João era um menino muito esperto, inteligente e criativo. Estava sempre se movimentando e adorava uma novidade. Era totalmente desatento, mas, como era muito intuitivo, percebia coisas interessantes que ninguém mais via. Era também afetivo e sensível.
Várias vezes ele ficava aborrecido, mas bastava um elogio e logo ele estava de novo feliz e contente. Era uma criança encantadora, mas era diferente da maioria dos colegas e amigos da sua idade. Seu apelido era João Agitadão.
Quando João era ainda muito pequeno, na tentativa de que ele parasse um pouco, sua mãe comprou um chocalho preso numa ventosa. Na embalagem vinha escrito: “brinquedo planejado para entreter a criança por longo período”. João, ao ver o brinquedo, puxou com força e jogou no chão.
Resultado: brinquedo quebrado, chão cheio de pedacinhos de plástico e quem se entreteve foi a mãe de João tendo que catar tudo do chão.
Muitas
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.