A história refere um grande grupo de crianças que se prepara para o fim de semana.
O texto é aparentemente, simples, mas mencionando as diferentes preferências das crianças, a autora apresenta um recorte do universo infantil e de suas atividades mais prazerosas.
Vamos aproveitar as propostas apresentadas pelas personagens para oferecer ao leitor a oportunidade de explorar os variados cenários dessas atividades.
Bem mais que isso, vamos propor a expansão de cada um deles, em narrativas próprias que poderão dar consistência às atividades apenas mencionadas no texto.
Para isso, começamos com a montagem do livro-maquete que deve ser construído pelos alunos, com orientação do(a) professor(a), conforme instruções do passo a passo.
Em seguida, já com a maquete disponível, propor o seguinte:
1) Escolher com qual atividade cada criança se identifica mais e quem são as personagens executoras desta ação no texto.
2) Desenhar, recortar e colar no espaço da maquete essas personagens.
3) Enriquecer a maquete com os elementos necessários ao ambiente requerido pela atividade proposta no texto.
Com a maquete pronta, criar novo texto, narrando as aventuras das personagens no espaço ficcional construído.
Este texto será um exercício de expressão escrita que acompanhará a maquete, explicitando a ideia do livro-maquete.
Pode-se sugerir, também, que ao invés de cada criança reproduzir as ações do texto o leitor trabalhe sobre atividades de fim de semana de sua própria vida, incluindo- se como personagem na maquete e na narrativa que será criada.
Atividades
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.