De tanto olhar para o céu e viajar na forma das nuvens, a menina quis trazê-las ao alcance das mãos. Então teve uma ideia: colocar as nuvens dentro de uma garrafa.
Mas será que elas, acostumadas à liberdade, gostaram de ser aprisionadas?
O que você acha que aconteceu?
Atividades sugeridas
- Pedir que os alunos falem sobre a brincadeira de atribuir formas interessantes às nuvens.
- Propor uma leitura dramatizada do texto, observando as rimas e o ritmo.
-Sugerir um jogo rápido no qual cada aluno vai imaginar algo que engarrafaria: “Se eu pudesse, engarrafaria...”.Anotar as respostas no quadro. Depois da última opinião, escolher a mais engraçada, a mais estranha ou malvada e a mais poética.
- Discutir: por que a nuvem engarrafada ficou enfurecida? No dia-a-dia, o que isso pode nos levar a refletir?
- Analisar com a turma as imagens do livro, principalmente, as da capa e da contracapa.
- Produção de texto: “O menino que prendia pássaros”; “A menina que espetava borboletas”; “O homem que colecionava vampiros”.
Fonte
Fonte
Charada como gênero narrativo; tipos de nuvens; imaginação.
Um texto divertido e poético, em que o autor Maxs Portes provoca no leitor – pelo exercício da imaginação – a possibilidade de construção de hipóteses sobre o tema. O desejo de desvendar o final da mensagem é pontuado pela estrutura de charada do início ao fim do livro. As ilustrações de Suryara Bernardi trazem a questão do mistério, contribuindo com a atmosfera mágica que perpassa esta rica narrativa.
Atividades sugeridas
- Pesquisar sobre os tipos de nuvens, seus nomes;
- • Fazer um mural de desenhos de nuvens explorando seus diversos formatos;
- • Dividir a turma em grupos para pesquisar sobre outras charadas;
- • Propor um jogo entre grupos para saber quem consegue desvendar mais desafios com as charadas pesquisadas.
- AQUI
- Atividade olhando para o céu
"olhem lá uma nuvem que parece um pato", as crianças se empolgaram e começaram a dizer que estavam vendo um monte de coisas nas nuvens....
Fenômenos naturais.Vamos fazer um experiência/Aula: AQUI
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.