BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sexta-feira, outubro 27, 2017

Predição>Estratégias de leitura>Atividades>27/10/2017


Estratégias de Leitura

O ato de ler ativa uma série de ações na mente do leitor pelas quais ele extrai informações. 

Essas ações ou “estratégias de leitura” passam, em sua maioria, desapercebidas na consciência. Elas ocorrem simultaneamente, podendo ser mantidas, modificadas e/ou desenvolvidas durante a apropriação do conteúdo.



São as seguintes as estratégias de leitura:


ANTECIPAÇÃO: São hipóteses que o leitor levanta, antecipando informações com base nas “pistas” que vai percebendo desde antes da leitura. Durante a leitura confirma-se ou não a predição.


SELEÇÃO: É o ato de selecionar o que interessa do conteúdo do texto. Nem tudo o que está escrito é igualmente útil para a compreensão. Escolhem-se alguns aspectos relevantes e ignoram-se outros. É o que acontece quando, ao ler, “pula-se” certos trechos.


INFERÊNCIAS: São os complementos que o leitor fornece ao texto a partir de seus conhecimentos prévios. É tão freqüente o uso dessa estratégia que é comum o leitor não se lembrar se determinado aspecto estava explícito ou implícito no texto.


AUTOCONTROLE: É a atitude permanente do leitor, que consiste em fazer a “ponte” entre o que ele supõe (antecipação, seleção, inferência) e as respostas que vai obtendo a partir do texto. Trata-se de avaliar as antecipações e inferências, confirmando-as ou refutando-as, com a finalidade de garantir a compreensão.


AUTOCORREÇÃO: É o momento de repensar a(s) hipótese(s) anteriormente levantada(s), construir outras e retomar as partes anteriores do texto, para fazer as devidas correções, quando as expectativas geradas pelas estratégias de antecipação não são confirmadas. É o caso do leitor que “volta” para corrigir certas passagens.

Há uma relação dialética entre usar estratégias de leitura e interpretar um texto. Emprega-se uma estratégia porque se está entendendo o texto; entende-se bem o texto porque as estratégias estão sendo aplicadas.
Fonte


Muitas operações acontecem na mente do leitor antes da leitura. 
Quando escolhe o texto para ler, o leitor já antecipa muita informação que nele espera encontrar, ou levanta questões que espera serem resolvidas pelo texto.
 O objetivo de leitura vai levar o leitor a levantar expectativas sobre o conteúdo do texto. Continua:AQUI

Atividades/Sugestões
A PRÁTICA DA LEITURA E DA ESCRITA EM SALA DE AULA. 

ATIVIDADE – EXECÍCIO DE REORGANIZAÇÃO TEXTUAL. 

POR QUÊ? – Trabalhar no aluno a coerência textual. 

PARA QUE? – Favorecer a interação do aluno com o texto. 

INSTRUÇÃO: – Pedir ao aluno que reescreva o texto organizando as sílabas das palavras, de modo que as frases ganhem sentido. 

O macorvo e o caco
AQUI 

 Plano de aula utilizando a Predição como Estratégia de Leitura
Textos jornalísticos

Para que essa pesquisa fosse realizada construiu-se um plano de aula a fim de estrategiar a predição a partir de fragmentos de textos retirados de sites jornalísticos (primeiro passo para a inferência) com temáticas que faziam parte das realidades dos estudantes. Após, os alunos responderam a um roteiro de perguntas, correspondente a cada predição.

 Proposta: 
Análise Textual de textos jornalísticos fragmentados, retirados da Internet. 
Objetivo: Propor aos alunos a análise de fragmentos textuais, que os ajudarão a recompor os conhecimentos prévios dos textos completos.

 Proposta de trabalho: 
Pretende-se aqui um plano de aula que envolva gêneros textuais de fácil acesso aos alunos. 
O trabalho de ensino de língua materna realizado na instituição sede possibilita a todos os estudantes o acesso aos saberes linguísticos necessários para o exercício da cidadania. 
Aprender a língua é aprender não somente palavras e saber combiná-las em expressões complexas, mas aprender pragmaticamente seus significados culturais e, com eles, os modos pelas quais as pessoas se entendem, interpretam a realidade e a si mesmas. Fonte

Segunda fase: Texto instrucional ( manchete de jornal)
Atividades
1) O professor propõe aos alunos que façam previsões sobre:
 a) o assunto de um livro a partir da observação da capa, da folha de rosto;
 b) o título de uma história, a partir dos personagens ou de fatos principais;
 c) o desfecho de um texto, a partir de alguns segmentos; 
 d) o jornal de veiculação de uma notícia, de uma reportagem; 
 e) a revista de veiculação de uma determinada propaganda; 
 f) o autor de um determinado poema; 
 g) o texto a partir de um segmento que o constitui;
 h) o produto a partir de uma embalagem;
 i) a notícia a partir de sua manchete e vice-versa;
 j) o autor ou o destinatário a partir de uma dedicatória, um bilhete, um email, um convite, um cartão de felicitações. 
Mais estratégias:
AQUI

Com a estrategia de leitura
Música: A casa: Vinicius de Moraes


Jogo da Predição
 1) Selecione o texto que você irá trabalhar em sala e projete-o para os alunos, explicando que antecipar o sentido do texto é um jogo de dedução, no qual os bons jogadores fazem boas previsões. 
2) Vá mostrando o texto aos poucos, parando onde julgar necessário e, a cada parada sua, solicite aos alunos que escrevam uma previsão da palavra, frase ou ideia que está por vir. 
3) À medida que o texto transcorra, vá discutindo as previsões corretas e incorretas que os alunos fizeram.
Vejam atividades pré - leitura

AQUI





Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios