Atividade
A identidade no papel
1ª fase: Retrato do amigo: Organizados em duplas, alunos desenham colegas, e vice-versa.
2ª fase: Autorretrato diante do espelho
Individualmente, cada aluno reproduz o próprio rosto no papel, com canetas e lápis de cor. Nas duas primeiras fases, a ideia é consolidar noções de proporção, formato e cor. Os alunos percebem que há diferentes formatos de rosto – quadrados, circulares, triangulares e ovais – e diferentes cores de pele.
3ª fase: Autorretratos com palavras
Inspirados na obra do artista paulistano Alex Flemming, os alunos completam “molduras de rosto” com palavras e frases que os definam, compondo um autorretrato pictórico-verbal.
Aqui começa o exercício de autoconhecimento.
A maioria dos alunos começa identificando apenas objetos concretos de que gostam, como bola, cachorro, boneca, mas já há aqueles que se definem por características de personalidade: falante, alegre, engraçado.
4ª fase: Autorretratos com colagens
A inspiração vem da obra da mexicana Frida Kahlo, cujos célebres autorretratos exploravam diferentes episódios de sua vida e facetas de sua personalidade. Em vez de palavras, os alunos adornam seus autorretratos com colagens de figuras significativas, recortadas de papéis texturizados. Essa fase dá continuidade ao trabalho reflexivo e amplia o repertório de conhecimentos e habilidades artísticas dos alunos.
“Antes das atividades, é preciso um primeiro contato com a biografia e as obras de Frida Kahlo, por exemplo, para dar mais significado ao trabalho. É claro que essa contextualização deve respeitar a faixa etária dos alunos”.
Frida Kahlo: AQUI
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.