Temas: escolha, reflexão, animais, sentidos, identidade, repetição
'Boi Zambu' vivia muito distraído. Andava para um lado e para o outro, sem saber para onde ir, sem escolher o caminho. Por isso, acabava sempre se perdendo. Um dia, deu uma topada numa árvore, cai no chão e ali ficou todo esparramado, que nem um colchão velho. Foi nessa hora que apareceu o Musquitim de Direção. A partir desse encontro, 'Boi Zambu' nunca mais o mesmo...
A história mostra um mosquitinho (ou musquitim) ensinando um boi a se orientar e escolher caminhos sem se perder ou se afobar.
A ciência, neste caso, fica por conta do contador de história que tem a chance de ensinar à criança sobre bois e moscas (ou mosquitos).
Como passei mais de 10 anos estudando moscas varejeiras, moscas do berne e moscas dos chifres, não podia deixar de indicar um livro com esse tal "Musquitim de direção", podia?
Para mim, ele é uma mistura de "grilo falante" com a "mosca dos chifres", com as boas intenções do grilo falante num modelito díptero (di = duas; pteron = asas - classificação de moscas e mosquitos).
Agora, a mosca dos chifres não é nada boazinha com o boi, muito pelo contrário: fica o tempo todo picando o boi. Ela é um parasita, que se alimenta do sangue do boi, e não dá sossego ao coitado.
O boi passa o dia abanando o rabo para tentar espantar as "nuvenzinhas" de moscas dos chifres que o incomodam e irritam.
Estas moscas irritam tanto que até o nome científico delas dá a dica: Haematobia irritans.
Deu para aprender um pouquinho sobre moscas?Fonte
Proposta de trabalho
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.