BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sexta-feira, janeiro 31, 2020

A escola do papagaio>Hora da história>Combinados/Regras>Animais em extinção>Placas>31/01/2020

A escola do papagaio

Há algum tempo atrás havia um papagaio que estava cansado de viver só na floresta. 
Um dia, ele resolveu voar mais longe. Voou com a força de suas asas para fora da floresta. 
De repente, enxergou um lugar diferente. 
Tinha ruas, prédios, casas e muitas pessoas que caminhavam de um lado para o outro. 
Ele havia chegado na cidade. Na cidade, viu lojas que vendiam de tudo um pouco, placas com coisas escritas, letras, sinais, cores, luzes que piscavam. 
Para todo lado que olhava via alguma coisa assim e ele não entendia nada. 
Voando para outra rua viu um grupo de crianças sorridentes, com suas mochilas, indo para a escola. 
Como ele era muito conversador, foi logo puxando papo com as crianças. 
Elas lhe contaram que adoravam ir à ESCOLA, para aprender a ler, desenhar, fazer continhas e muitas outras coisas maravilhosas. 
Após ouvir tudo isso, o papagaio ficou também entusiasmado para aprender a ler e escrever. 
Ficou imaginando como seria legal saber ler o nome das lojas, placas, livros de histórias e revistas; e também escrever cartas e recados para os seus amigos. 
Procurou a escola e fez sua matrícula. Foi muito bom aluno: não faltava às aulas, prestava atenção, tentava fazer todas as atividades, era educado, sabia respeitar seus colegas e professores. O papagaio aprendeu muito durante o tempo em que ficou na escola. 
Quando voltou à floresta, teve a ideia de construir uma escola para todos os seus amigos, os bichos da floresta.
 Na sala de aula, colocou um cartaz com todas as letras, um ABECEDÁRIO, para que todos aprendessem a ler. 
Ele combinou então com seus amigos que todos viriam à escola de banho tomado, unhas cortadas... e que também seriam todos bons colegas, unidos e que se dedicariam para aprender bastante. 
Foram seus alunos: o leão, a girafa, o jacaré, o macaco, o coelho, o elefante, o hipopótamo, a coruja, o tucano e até a cobra!!! 
A única que não quis estudar foi a ONÇA. Preferiu ficar na boa vida: brincando e dormindo. 
Um dia, tempos depois, quando o papagaio voltava da cidade onde tinha ido comprar material escolar, ouviu uma conversa dentro do ônibus. 
Eram os CAÇADORES que estavam indo para a floresta e combinavam entre eles como pegariam os animais. O papagaio voou janela afora em direção à floresta e conseguiu chegar antes dos caçadores. 
Teve então a ideia de espalhar placas pela floresta, alertando aos bichos sobre o perigo que estavam correndo. 
O QUE SERÁ QUE ESCREVEU NAS PLACAS? 
Todos os bichos liam os avisos e corriam se esconder. 
A onça, que não sabia nem ler, nem escrever, passava pelas placas sem se importar, continuando a brincar e a pular. 
De repente chegaram os caçadores e BUUMMM!!! 
Acertaram um tiro na pata da onça, deixando-a ferida. 
Enquanto os caçadores chegavam para pegá-la, os bichos também correram para socorrê-la. Junto veio o papagaio, que como tinha estudado, sabia os direitos dos animais. 
O papagaio disse aos caçadores que estavam errados em querer matar os bichos, pois muitos estão em EXTINÇÃO e eles seriam presos por causa disso. 
Então, com a ajuda dos animais a onça foi salva. Foi levada à cidade para se tratar. 
Lá ficou constatado que ela nunca mais poderia pular, correr, subir em árvores...
 Como as pessoas tinham muito medo dela, foi levada para o zoológico e colocada em uma jaula, ficando para sempre assim, longe de seus amigos e sem poder fazer o que mais gostava. EXPLORAR: 
A importância de ler e escrever. 
Discussão sobre compromissos e normas na escola. (POSSO - NÃO POSSO)
 Os direitos dos animais. 
Animais em extinção. 
Listas com nomes, classificação dos animais. 
Alfabeto. Zona urbana - zona rural. 
Fonte
Linguagem e escrita/Placas: AQUI,AQUI
Ao contar uma história... 
Quando o professor conta histórias para seus alunos, deve levar vários fatores em consideração:
Dar voz, gesto e personalidade diferentes para cada personagem da história. Isso é um jeito de fazer a criança visualizar o enredo com mais facilidade.
Para tornar a história mais convincente e interessante, deve tentar visualizar a história.
Dar uma entonação adequada para cada momento da história, combinada com a voz e até mesmo atuar.     
Certamente as histórias são muito benéficas para as crianças. Depois de contar uma história, os professores podem fazer algumas atividades divertidas para complementar. Aqui estão algumas sugestões:
Inventar outras histórias com os mesmos personagens.
Imaginar finais diferentes.
Contar a história de novo, mas dessa vez começando do final.
Fazer perguntas sobre a história.
Lembrar das características dos personagens.
Fazer atividades sonoras, como imitar os animais ou outros sons.
Fazer um desenho sobre a história ou sobre os personagens.
Ouvir ou procurar músicas que se relacionem com a história.
Benefícios das histórias infantis em sala de aula
Contar histórias estimula as crianças desenvolverem várias habilidades, entre as quais
Melhorar o comportamento de maneira geral pois as histórias transmitem valores.
Encorajar a criança a superar os próprios medos, que às vezes podem ser prejudiciais.
Exercitar a memória nas crianças desde cedo.
Aumentar a capacidade de percepção e compreensão das crianças.
Estimular a linguagem, pois com a história é possível aumentar o repertório de palavras do vocabulário.
De uma certa forma, ajuda a preparar para as dificuldades da vida.
Aprender a importância de ser respeitoso, compreensivo e responsável.
Adquirir o  hábito de leitura desde a infância.  Fonte




Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios