Coletânea de leituras e histórias
QUEM É RESPONSÁVEL PELA QUALIDADE?
Está é uma história sobre quatro pessoas chamadas: TODO MUNDO, ALGUÉM, QUALQUER UM e NINGUÉM.
A QUALIDADE era um serviço importante a ser feito, e TODO MUNDO estava certo de que ALGUÉM o faria.
QUALQUER UM poderia ter feito.
ALGUÉM ficou zangado sobre isso, por que era serviço de TODO MUNDO.
TODO MUNDO pensou que QUALQUER UM podia fazê-lo, mas NINGUÉM percebeu que TODO MUNDO não o faria.
No fim, TODO MUNDO culpou ALGUÉM quando NINGUÉM fez o que QUALQUER UM poderia ter feito.
As três peneiras
Um rapaz procurou Sócrates e disse que precisava contar-lhe algo.
Sócrates ergueu os olhos do livro que lia e perguntou:
- O que você vai me contar já passou pelas três peneiras?
- Três peneiras?
- Sim. A primeira peneira é a verdade. O que você quer contar dos outros é um fato? Caso tenha ouvido contar, a coisa deve morrer por aí mesmo. Suponhamos que seja verdade.
Deve então passar pela segunda peneira: A bondade.
O que você vai contar é coisa boa? Ajuda a construir ou destruir o caminho, a fama do próximo?
Se o que você quer contar é verdade e é coisa boa, deverá passar ainda pela terceira peneira: A necessidade.
Convém contar? Resolve alguma coisa? Ajuda a comunidade? Pode melhorar o planeta?
E, arremata Sócrates: - Se passar pelas três peneiras, conte!
Tanto eu, você e seu irmão nos beneficiaremos.
Caso contrário, esqueça e enterre tudo.
Será uma fofoca a menos para envenenar o ambiente e levar discórdia entre irmãos, colegas de planeta.
Devemos ser sempre a estação terminal de qualquer comentário infeliz.
A FÁBULA E A VERDADE
Será que isso é verdade?
Uma tarde, muito desconsolada e triste, a verdade encontrou a fábula, que passeava alegremente, num traje belo e muito colorido.
- Verdade, por que estás tão abatida? perguntou a fábula.
- Porque devo ser muito feia, já que os homens me evitam tanto!
- Que disparate! - riu a fábula - não é por isso que os homens te evitam. Toma, veste algumas das minhas roupas e vê o que acontece.
Então, a verdade pôs algumas das lindas vestes da fábula e, de repente, por toda à parte onde passava era bem vinda, pois os homens não gostam de encarar a verdade nua; eles a preferem disfarçada."
Observação: Desconheço autoria dos textos acima.
Carinho Quente
Existia num lugar bem distante da cidade, um lindo e maravilhoso vilarejo chamado CARINHO QUENTE, onde varias famílias moravam. A maior atração desta cidade e de todos que moravam nela era a maneira carinhosa de dar carinho, nada era tão importante para os moradores do que dar e receber de graça o CARINHO.
Todas davam carinho uns aos outros, sem se preocuparem com o retorno desse carinho, davam e quanto mais davam mais tinham pra dá e mais ainda para receber. A melhor forma de demonstrar um verdadeiro amor é através do carinho nos gestos e nas atitudes do dia a dia, por essa razão é que neste vilarejo todos eram muito bons.
Certo dia apareceu neste vilarejo, um viajante que passava por lá pela primeira vez para vender material de perfumaria e pediu para ficar hospedado, todos da cidade receberam-no com muito carinho e o viajante achou muito estranho, pois nunca viu tanto cuidado e tanta atenção regada por carinho e muito amor.
No dia seguinte foi embora dizendo que nunca tinha visto tantas pessoas boas num lugar só.Moral da história: O Amor é a maior fonte de carinho, no amor você faz tudo sem interesse e faz o outro feliz.
Amar é uma decisão que precisa de muito cuidado e muito carinho. Ame.
Carinho Quente: neste link da Canção Nova Kids:http://www.cancaonova.com/portal/canais/cantinho/cantinho/historias/diversas_view.php?id=456
Há milhões de anos atrás, durante uma era glacial, quandoparte de nosso planeta esteve coberto por grandes camadasde gelo, muitos animais não resistiram ao frio intenso emorreram, indefesos, por não se adaptarem às condições.
Foi, então, que uma grande manada de porcos-espinhos,numa tentativa de se proteger e sobreviver, começou a seunir, juntar-se mais a mais. Assim, cada um podia sentir ocalor do corpo do outro. E todos juntos, bem unidos, seagasalhavam uns aos outros, aqueciam-se mutuamente,enfrentando por mais tempo aquele frio rigoroso.
Porém, vida ingrata, os espinhos de cada um começaram aferir os companheiros mais próximos, justamente aquelesque lhes forneciam mais calor, aquele calor vital, questão devida ou morte. E afastaram-se, feridos, magoados, sofridos.
Dispersaram-se, por não suportarem mais tempo osespinhos dos seu semelhantes. Doíam muito...Mas essa não foi a melhor solução! Afastados, separados,logo começaram a morrer de frio, congelados.
Os que nãomorreram, voltaram a se aproximar, pouco a pouco, comjeito, com cuidado, de tal forma que, unidos, cada qualconservava uma certa distância do outro, mínima, mas osuficiente para conviver sem magoar, sem causar danos edores uns nos outros. Assim, suportaram-se, resistindo àlonga era glacial. Sobreviveram.
É fácil trocar palavras, difícil é interpretar o silêncio!
É fácil caminhar lado a lado, difícil é saber como se encontrar!
É fácil beijar o rosto, difícil é chegar ao coração!
É fácil apertar as mãos, difícil é reter o calor!
É fácil conviver com pessoas, difícil é formar uma equipe.
Link para essa postagem
Oi amiga andei meio sumidinha, é que estava resolvendo uns probleminhas particulares, mas agora tudo ok!
ResponderExcluirGostaria que você passasse no meu blog para pegar o selinho, Senti saudades.................
Pois acredite, é verdade, Eu senti saudades de vc amiga!!!!
E que lindo esses textos é para refletir, amei todos mais principalmente FÁBULA DA CONVIVÊNCIA .
bjs
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluiroi, gostei muito do texto As Três Peneiras! Seria possível sugestões de atividades para alunos do Ensino Médio? (Magistério)
ResponderExcluirEstou trabalhando com alunos do Ensino Médio sobre o filósofo Sócrates. Seria possível sugestões de atividades com relação ao texto As três Peneiras? Ficaria muito grata!
ResponderExcluirDeusdália,
ResponderExcluirSou professora de Ensino fundamental e especificamente colaborando no Tempo Integral,onde os alunos são de 6ºano. Procuro postar atividades lúdicas para alunos defasados. Interessante vc pesquisar Sócrates para Ensino Médio.Se eu tiver algo lhe envio,mas cade seu blog ou email?