BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

sábado, setembro 16, 2017

Conhecendo autor e ilustrador>Vamos escrever?Dicas>Hábito saudável da leitura>16/09/2017


Habilidades da língua
Conhecendo autor e ilustrador

Identificar, reconhecer e valorizar a importância do autor e do ilustrador de um livro, além de estimular a curiosidade e gosto pela leitura; 

Trabalhar a habilidade de ouvir com atenção a leitura realizada pela professora;

Caro professor , esta aula está organizada em tópicos para facilitar sua visualização e escolha de etapas, é interessante você analisar e se necessário ou desejar fazer adaptações a sua realidade de trabalho. 
Esta é uma aula proposta para ser trabalhada de forma oral, para que os alunos que acabam de chegar à escola, tenham contato com livros e comecem a reconhecer informações visuais simples, que serão aprofundas ao longo da vivência escolar. 
Você precisará somente buscar livros na biblioteca para realizar esta atividade com as crianças. Não é preciso que as crianças saibam ler, o objetivo é trabalhar o gosto inicial pela leitura, o reconhecimento de nomes importantes na literatura infantil, para que a criança seja estimulada a buscar outras obras do autor do livro à medida que memorizem os nomes e gostem de ouvir as histórias.

1. Sugerimos que você inicie com autores e ilustradores brasileiros, para facilitar a identificação e familiaridade das crianças com nomes brasileiros. Posteriormente, você poderá inserir nomes estrangeiros para aumentar suas opções de escolha.
Citarei alguns exemplos de livros que trabalhei com meus alunos:

Vejam: AQUI

Observação:
Uma estratégia que pode ser utilizada na inicialização de resenhas ou sinopse.
Na introdução de gêneros textuais este recurso é bem vindo.
Logicamente, o aluno neste ponto já deve ter  o gosto pela leitura, incentivado pelo professor.
A resenha cria autonomia para a criança escolher a obra literária, de forma mais produtiva. 
Ou seja, muitos escolhem sua leitura deleite pelo número de páginas,ou ilustrações.Dificilmente lerão a orelha do livro ou buscarão a ficha literária das obras disponibilizadas.
Coloco também a importância de indicar a editora. São introduções necessárias para um bom leitor.
Outro item bem interessante é conhecer o autor, sua biografia. Assim cada vez mais estaremos introduzindo novos gêneros textuais para os alunos.


Conhecendo o que é literatura
Os alunos poderão aprender o que é literatura. Espera-se que, através destas aulas, os alunos possam perceber o quanto a leitura é importante para o crescimento cultural e até mesmo pessoal. Nessas aulas será feita uma visita (virtual) à biblioteca digital do Governo Federal, onde os alunos serão motivados a fazerem visitas a outras bibliotecas – tanto da própria escola, como do município etc. Observamos ainda que estas aulas podem ser utilizadas com alunos que tenham Necessidade Educacional Especial (NEE) do tipo Auditiva, mas que já estejam alfabetizados na linguagem escrita. No entanto, se os alunos com NEE do tipo Auditiva utilizar também a Língua Brasileira de Sinais será preciso que haja um intérprete ou que o professor saiba se comunicar com o aluno nesta linguagem

O gênero textual resenha
AQUI

Dica: Comece a praticar resenhas assim: Pergunta simples.
Após a leitura o aluno deverá escrever até 15 linhas se gostou ou se não gostou do que leu e porque. Assim ele estará dando sua opinião,sem necessidade de contar toda a história. Este é um bom exercício e bem acessível aos pequenos leitores.
Colocando em prática
Eis um exemplo: 



Produções de resenhas
Resenha é uma produção textual, por meio da qual o autor faz uma breve apreciação e uma descrição a respeito de acontecimentos culturais (como uma feira de livros, por exemplo) ou de obras (cinematográficas, musicais, teatrais ou literárias), com o objetivo de apresentar o objeto (acontecimento ou obras), de forma sintetizada, apontando, guiando e convidando o leitor (ou espectador) a conhecer tal objeto na integra, ou não (resenha crítica).

Uma resenha deve conter uma análise e um julgamento (de verdade ou de valor).


Desdobramento
Divertido
Trabalhando pontuação e afins
Linguagem coloquial



Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios