O povo brasileiro foi originado a partir da miscigenação entre diferentes etnias.
Miscigenação:
Divulgar e produzir conhecimentos, bem como atitudes, posturas e valores que eduquem cidadãos quanto à pluralidade étnico-racial, tornando-os capazes de interagir e de negociar objetivos comuns que garantem a todos, respeito aos direitos legais e valorizando a identidade na busca de consolidação da democracia brasileira.
Reconhecer e valorizar a identidade, a história e a cultura dos afro-brasileiros, bem como garantir o reconhecimento e a igualdade de valorização das raízes africanas na nação brasileira, ao lado das indígenas, europeias e asiáticas.
Já ouviu falar em miscigenação?
Pode parecer uma palavra estranha, mas nós brasileiros estamos bem acostumados com o que ela significa, veja se não é verdade…
Miscigenação quer dizer mistura de etnias diferentes e são poucos os países com tanta variedade étnica como temos aqui no Brasil.
Tudo começou em 1500, com a chegada dos europeus ao Brasil. Naquela época só existiam os índios em nosso país, e com a chegada dos europeus já ocorreu a primeira mistura de povos. Pouco tempo depois chegam os negros africanos, trazidos pelos portugueses para realizar trabalho escravo, então mais um povo para agregar valores e cultura diferenciada. Mais tarde ainda chegam árabes, japoneses, chineses, etc., formando a diversidade que é nosso povo atualmente. E o mais importante é que a convivência é pacífica na grande maioria das vezes, com integração e respeito às diferenças.
Tudo misturado!
O encontro desses povos resultou na formação de outros grupos, com características próprias:
Mulatos: tem origem da união entre brancos e negros, esse grupo representa 24% da população brasileira e ocorre com maior predominância no Nordeste e Sudeste.
Caboclos: representa a união entre brancos e indígenas. No país respondem por 16% da população nacional. Esse grupo se encontra mais espalhado em diversas regiões.
Cafuzos: esse grupo é proveniente da união entre negros e índios, essa etnia é restrita e corresponde a 3% da população. É encontrado com maior frequência na Amazônia, Centro-Oeste e Nordeste.
Muito de nossa cultura e costumes tem origem em alguma dessas etnias, seja na alimentação, vestiários, e atividades de modo geral vieram de alguma dessas culturas.
Da cultura indígena, por exemplo, contribuíram com o vocabulário, o qual possui inúmeros termos de origem indígena, como pindorama, anhanguera, ibirapitanga, Itamaracá, entre outros. Também raízes como a mandioca é usada para preparar a farinha e a tapioca.
Diversos utensílios de caça e pesca, como a arapuca e o puçá. Por fim, diversos utensílios domésticos, foram deixados como herança, entre eles, a rede, a cabaça e a gamela.
Da cultura portuguesa temos a própria língua portuguesa, falada em todo o país. No folclore muitas festa e danças portuguesas que foram incorporadas ao país, entre elas, a cavalhada, o fandango, as festas juninas e a farra do boi.
Também da cultura africana, temos os elementos culturais variados como o “traje de baiana” (com turbante, saias rendadas, braceletes, colares), a capoeira, os instrumentos de música como o tambor, atabaque, cuíca, berimbau e afoxé. E, de modo geral, a contribuição cultural dos negros foi grande: na alimentação (vatapá, acarajé, acaçá, cocada, pé de moleque etc.); nas danças (quilombos, maracatus e aspectos do bumba meu boi); nas manifestações religiosas (o candomblé na Bahia, a macumba no Rio de Janeiro e o xangô em alguns estados do Nordeste).
Jogos e brincadeiras: continua: AQUI
A formação da cultura brasileira
A formação do povo brasileiro
MISCIGENAÇÃO
Não existe na atualidade nenhum grupo humano racialmente puro.
As populações contemporâneas são o resultado de um prolongado processo de miscigenação, cuja intensidade variou ao longo do tempo.
Miscigenação é o cruzamento de raças humanas diferentes.
Desse processo, também chamado mestiçagem ou caldeamento, pode-se dizer que caracteriza a evolução do homem. Continua: AQUI
Mais: AQUI
Redação: Tema: A cultura brasileira é uma miscigenação
Ainda bem que tudo é diferente
Miscigenação de palavras
Poema
Colonização européia
(imigrantes)
Tipos de cultura
Já comentamos aqui o significado de cultura, onde envolve
desde crenças, costumes, intelecto, manifestações artísticas
entre diversos outros, dado essa mini explicação podemos
entrar em uma breve história de como se deu o início
da cultura brasileira.
desde crenças, costumes, intelecto, manifestações artísticas
entre diversos outros, dado essa mini explicação podemos
entrar em uma breve história de como se deu o início
da cultura brasileira.
A muitos séculos atrás quando o Brasil foi descoberto
pelos portugueses começou a implodir os choques entre
as culturas que fez com que o Brasil ganhasse
recursos culturas antes e pós colonização portuguesa,
além de ter referencias indígenas, africanas, europeias entre outros.
Porém muitos estudiosos atestam que só depois desse
choque cultural que o Brasil veio a ter sua própria cultura,
tornando-se assim um país miscigenado. Fonte
pelos portugueses começou a implodir os choques entre
as culturas que fez com que o Brasil ganhasse
recursos culturas antes e pós colonização portuguesa,
além de ter referencias indígenas, africanas, europeias entre outros.
Porém muitos estudiosos atestam que só depois desse
choque cultural que o Brasil veio a ter sua própria cultura,
tornando-se assim um país miscigenado. Fonte
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.