BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
14 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quarta-feira, novembro 06, 2019

Programa de apoio a leitura/MEC>5 cadernos com links>Mini livros>Aulas/literatura>06/11/2019


Programa de apoio a leitura

Encontrei no site: Desafios na sala de aula e trouxe links para vocês,na data de hoje,links válidos.
Recomendo o  site Desafios na sala de aula:AQUI

Programa de Apoio a Leitura – MEC
Material riquíssimo que contem o caderno do aluno e o guia de orientações para o professor.
EXEMPLO:
Unidade 1 – O que a criança já sabe

Professor, seus alunos sabem a diferença entre um desenho e uma letra?

E a diferença entre uma letra e uma palavra? Eles já identificam alguns

símbolos? Eles já sabem, da maneira deles, ler o mundo? Quais os contatos

que tiveram com a escrita?

Essa aula tem como objetivo principal saber o que os alunos pensam

da escrita.

Duração aproximada: 90 minutos
Sugerimos as seguintes etapas:
Preparando...
Coloque, em cima da carteira de cada aluno: uma folha de atividades
do aluno (exemplo ao lado), uma tesoura e uma cola e uma folha de
atividades para recortar (exemplo na página seguinte).
Motivando os alunos…
Saia com a turma pela escola, apresentando os diferentes lugares
(diretoria, biblioteca, cantina, salas de aula, pátio etc.) e os funcionários
(professores, diretor, funcionários da cantina e da limpeza, etc.)

Obs: Para os alunos que já sabem ler e escrever, peça para que eles

anotem todos os lugares visitados, pessoas e objetos.

Iniciando …

Organize os alunos em círculo, no chão. Comece a aula com uma

conversa descontraída, falando sobre as expectativas dos alunos ao vir para

a escola. Fale também sobre o passeio pela escola. Estimule a conversa

com as seguintes perguntas:

-O que vocês já ouviram falar sobre a escola?
-O que a escola tem?
– Qual é a diferença entre a escola e a sua casa?
– Quem trabalha na escola?
– O que as pessoas que trabalham na escola fazem?
Desenvolvendo…
Fale para os alunos que, ao chegar na carteira, eles encontrarão uma
folha colorida, tesoura, cola e uma folha de atividade para recortar nas
linhas pontilhadas com desenhos, letras, palavras, símbolos e números.
Explique a atividade: cada aluno deve recortar as fichas com os
desenhos, letras etc e colar nas cartelas na cor que o professor disser,
separando os grupos. Exemplo: desenhos na cartela amarela, números na
verde, letras na azul, palavras na cartela rosa, símbolos na vermelha.

Terminando…

Elogie o trabalho e o esforço dos alunos. Faça um bilhetinho endereçando

elogios. Exemplos: Fiquei feliz com o seu esforço, ou parabéns pelo trabalho

de hoje! Entregue para cada aluno no final da aula.

Avaliando…

Durante a aula, observe o comportamento dos alunos e faça anotações

na folha de acompanhamento sobre os comentários e as perguntas que

surgirão. Não esqueça de escrever a data.
Posteriormente, chame-os individualmente e peça para que expliquem
a divisão feita nas cartelas. Pergunte a eles qual é a cartela com números,
com palavras, com letras etc. Complete suas anotações.

Links abaixo
Programa de apoio a leitura
Aluno e professor
5 cadernos


Mini livros para ler e  colorir
AQUI
Meu livrinho da floresta
AQUI
O peixinho e o gato
AQUI
Outros
AQUI
Algumas postagens do Linguagem  que abordam estes programas
Boi da cara preta
Poesia:Duas lagartixas
AQUI
Um história atrapalhada
AQUI




Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios