BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

domingo, maio 08, 2011

Aula Festa Junina - 08/05/11

Aula Festa Junina
Autor: Ruth R.M.Lima
Dados da Aula:
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
■ Conhecer alguns aspectos que deram origem as festividades juninas;
■ Identificar os elementos que caracterizam essa festividade (músicas, danças, enfeites, comidas típicas, lendas);
■ Representar essa festividade por meio da arte visual.
Duração das atividades:
4 aulas com duração de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
■Saber o que é uma festa
■Diferenciar algumas festas da cultura brasileira
■Estabelecer semelhanças e diferenças entre as festas da nossa cultura.
Estratégias e recursos da aula:
1º MOMENTO:
Solicitar que os alunos lembrem-se da festa junina vivenciada por eles dentro e fora do espaço escolar, e relatem como foi está experiência. Em seguida, peça para dizerem e registrarem por meio de desenho e da escrita o que tem nessa festa (músicas, danças, enfeites, comidas, lendas).
O professor juntamente com as crianças poderão pesquisar a origem da festa junina, e confeccionarem cartazes para ficar exposto na escola.
SUGESTÕES:
Livro: “Como é Bom Festa Junina” do autor Ivã Ramon do Amaral Avi.
Site:
2º MOMENTO :
Apresentação de vídeos que retratem diferentes quadrilhas no Brasil.
O/a professor/a e seus alunos poderão apreciar os vídeos e depois conversarem sobre o que perceberam e acharam interessante, destacando as roupas, músicas e coreografia da festividade junina.
Vídeos das quadrilhas tradicionais:
vídeos das quadrilhas estilizadas:
■Qual quadrilha vocês gostaram mais? Por que?
■Qual vocês já dançaram?
■Qual a diferença entre elas?
■Como é o figurino da quadrilha tradicional?
■Como é o figurino da quadrilha estilizada?
3º MOMENTO:
Apreciação de algumas obras de arte que retratem o tema das festas juninas.
O/a professor/a trás para o conhecimento e apreciação dos alunos a vida e obra do artista plástico, Alfredo Volpi. Esse momento é composto pelo conhecimento da biografia do autor e algumas de suas obras. Os alunos são orientados a escolherem uma de suas obras que retrate a festa junina e a realizarem uma leitura da mesma dizendo suas impressões a respeito da obra destacando alguns elementos nela presente (o tema, as cores, formas entre outros).


O professor poderá sugerir como técnica para a releitura da obra - recorte e colagem, disponibilizando o material: revistas, folhas coloridas, cola, tesoura, tinta guache.
4º MOMENTO:
Criação e produção de uma obra de arte que retrate a festa junina.
Após os alunos terem realizado a leitura de algumas obras do autor acima citado, o/a professor/a solicitará a criação de uma obra que retrate a festa junina.
OBS: Os trabalhos deverão ser identificados e expostos no mural da escola.
Recursos Complementares:
Sites:
Avaliação:
■Saibam destacar alguns aspectos que caracterizam a festa junina
■Consigam verbalizar e registrar os conhecimentos aprendidos sobre a festa junina


Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios