Aula Festa Junina
Autor: Ruth R.M.Lima
Dados da Aula:
O que o aluno poderá aprender com esta aula:
■ Conhecer alguns aspectos que deram origem as festividades juninas;
■ Identificar os elementos que caracterizam essa festividade (músicas, danças, enfeites, comidas típicas, lendas);
■ Representar essa festividade por meio da arte visual.
Duração das atividades:
4 aulas com duração de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:
■Saber o que é uma festa
■Diferenciar algumas festas da cultura brasileira
■Estabelecer semelhanças e diferenças entre as festas da nossa cultura.
Estratégias e recursos da aula:
1º MOMENTO:
Solicitar que os alunos lembrem-se da festa junina vivenciada por eles dentro e fora do espaço escolar, e relatem como foi está experiência. Em seguida, peça para dizerem e registrarem por meio de desenho e da escrita o que tem nessa festa (músicas, danças, enfeites, comidas, lendas).
O professor juntamente com as crianças poderão pesquisar a origem da festa junina, e confeccionarem cartazes para ficar exposto na escola.
SUGESTÕES:
Livro: “Como é Bom Festa Junina” do autor Ivã Ramon do Amaral Avi.
Site:
http://www.suapesquisa.com/musicacultura/historia_festa_junina.html http://pt.wikipedia.org/wiki/Festa_junina
2º MOMENTO :
Apresentação de vídeos que retratem diferentes quadrilhas no Brasil.
O/a professor/a e seus alunos poderão apreciar os vídeos e depois conversarem sobre o que perceberam e acharam interessante, destacando as roupas, músicas e coreografia da festividade junina.
Vídeos das quadrilhas tradicionais:
vídeos das quadrilhas estilizadas:
■Qual quadrilha vocês gostaram mais? Por que?
■Qual vocês já dançaram?
■Qual a diferença entre elas?
■Como é o figurino da quadrilha tradicional?
■Como é o figurino da quadrilha estilizada?
3º MOMENTO:
Apreciação de algumas obras de arte que retratem o tema das festas juninas.
O/a professor/a trás para o conhecimento e apreciação dos alunos a vida e obra do artista plástico, Alfredo Volpi. Esse momento é composto pelo conhecimento da biografia do autor e algumas de suas obras. Os alunos são orientados a escolherem uma de suas obras que retrate a festa junina e a realizarem uma leitura da mesma dizendo suas impressões a respeito da obra destacando alguns elementos nela presente (o tema, as cores, formas entre outros).
O professor poderá sugerir como técnica para a releitura da obra - recorte e colagem, disponibilizando o material: revistas, folhas coloridas, cola, tesoura, tinta guache.
4º MOMENTO:
Criação e produção de uma obra de arte que retrate a festa junina.
Após os alunos terem realizado a leitura de algumas obras do autor acima citado, o/a professor/a solicitará a criação de uma obra que retrate a festa junina.
OBS: Os trabalhos deverão ser identificados e expostos no mural da escola.
Recursos Complementares:
Sites:
Avaliação:
■Saibam destacar alguns aspectos que caracterizam a festa junina
■Consigam verbalizar e registrar os conhecimentos aprendidos sobre a festa junina
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.