Ruth Rocha
Amizade, Animais, Música, Poesia
Mil pássaros pelos céus
Ruth Rocha
Na cidade pequenina por nome de Passaredo mil pássaros pelos céus voam por sobre o arvoredo.
Piam, cantam, assoviam, gorjeiam, chiam, chalreiam, modulam, trinam, tintilam, suspiram, gritam, palreiam...
Cardeais e beija-flores, cambaxirras, colibris, pixoxós e tico-ticos, azulões e bem-te-vis, pintassilgos, canarinhos, pica-paus e juritis.
Mas um dia, que surpresa! Os pássaros se juntaram todos na praça da igreja e para longe voaram...
O povo pergunta:
— O que aconteceu? Pra onde se foram, voando no céu? Não voltam? Que coisa! Que grande tristeza! Sem eles no espaço se acaba a beleza.
Perguntem aos sábios! Chamem professores! Convoquem os mestres! Consultem doutores!
Então procuraram o Doutor Andrade, o sábio mais sábio daquela cidade, que logo dispôs-se a estudar o caso com boa vontade.
O Doutor Andrade, o sábio mais sábio de toda cidade, com blocos de notas e uma caneta, com muita ciência e uma luneta, imediatamente, no seu balão partiu para cumprir a sua missão.
Depois de estudar com todo cuidado; de observar e ter julgado; voltando pra terra, peremptório, foi logo afirmando ao auditório:
— Vou já fazer o meu relatório: “Cidade de Passaredo, mil novecentos e tal. Tenho a honra de dizer que já descobri o mal que aflige toda a cidade numa tristeza geral. Saibam Vossas Excelências, cada coisa tem seu par. Não há futebol sem bola. Não há pé sem calcanhar. As flores têm o seu perfume, os peixes têm seu mar. Os passarinhos precisam de sons que vivem no ar. Em toda nossa cidade já não se ouvem canções. Não há música nas praças pra alegrar os corações. Toquemos, portanto, nossos instrumentos que os pássaros voltam em poucos momentos...”
Então um jovem, sem esperar, seu violino pôs-se a tocar... E um cavalheiro trouxe ligeiro seu rabecão. E com o violino logo tocaram linda canção. E o saxofone veio chegando. Entrou na música harmonizando... E veio o tambor, com sua baqueta; e veio a flauta e a clarineta. Veio a viola, veio a trombeta e veio o bumbo, com seu som rude, e os sons suaves do alaúde trazendo ao povo muita alegria a esperança de um novo dia.
Pouco a pouco, pouco a pouco, as aves foram voltando. E a música que tocava cada vez ia aumentando, acompanhando a alegria dos passarinhos chegando.
E agora, nessa cidade, por nome de Passaredo, mil pássaros pelos céus voam por sobre o arvoredo. Sanhaços e quero-queros, tizius, tiés e tesourinhas, patativas e bicudos, pardais, chupins, coleirinhas, gaturamos, curiós, rolas, pombos e andorinhas.
Vejam interpretação: AQUI
Mais sobre a obra: AQUI
Livro e atividades
Poemas de céu reúne 26 poemas que exploram elementos do espaço celestial - planetas, constelações, estrela cadente, Lua, cometa, eclipse... -, apreciados daqui da Terra, por olhos que fazem do céu um grande chão para brincar. Há muito tempo que a poesia de Roseana Murray celebra a vida em versos. Sua poesia "... é feita de delicadezas e transparências, como se ela falasse para mostrar o silêncio. E assim a linguagem alcança a condição de pluma ou porcelana" (Ferreira Gullar). Poemas de céu é isso: a imensa abóbada celeste abraçando o silêncio da noite para sussurrar no ouvida da poeta Roseana segredos existentes entre os que olham e os que são olhados. No mesmo véu de delicadeza, vemos as ilustrações de Mari Ines Piekas revelarem as emoções"que nos faz mais humanos" nas incontáveis estrelas de suas aquarelas, que escreveram de outra forma as letras incendiadas de Roseana. Poesia escrita com luz.
Leitura e interpretação/Mistura de Alegria: O céu: AQUI
Desdobramento:
Enaltecer a preservação do meio ambiente e entender a riqueza dos biomas brasileiros, valorizando a formação do aluno é o objetivo principal da Campanha da Fraternidade de 2017 e das escolas que aderem ao movimento. A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) definiu o tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema “Cultivar e guardar a Criação” para a Campanha da Fraternidade do próximo ano.
Para ajudar escolas e professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental que aderem ao movimento, a Editora Moderna preparou um catálogo especial com diversas obras paradidáticas, clique aqui e confira.
Sugestão de aula/Aquecimento global
Sugeridos também ao tema biomas brasileiros
Esta casa é minha
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.