Diversidade de gêneros: memórias literárias
O objetivo geral do presente projeto se constitui em ampliar os conhecimentos e a
familiarização com o gênero Memória
Literária, através de estratégias de oralidade,
leitura e escrita.
Para que as práticas de
oralidade, leitura e escrita sejam feitas de
forma contextualizada e passem a fazer
sentido para os alunos, oferecendo-lhes
possibilidades de interação com o meio e as
pessoas com as quais convivem.
Realizando
a leitura de textos do gênero memórias, será
proporcionada a pesquisa e interpretação
para que entendam o passado, relacionando-o ao presente.
Ainda, compreendendo
significativamente a realidade em que vivem,
os alunos entenderão o contexto das
relações sociais, sua vivência e as mudanças
ocorridas na sociedade.
Ao trabalhar com memórias, é possível promover a
interdisciplinaridade que, aqui, será feita a partir dos textos apresentados em sala de
aula, contextualizando-os com História, Geografia e Arte.
Ao relatar e registrar uma história contada por outra pessoa, o aluno associa
acontecimentos vivenciados estabelecendo uma relação de tempo e espaço
(histórico-geográficos).
Isso oportunizará a busca pelas lembranças, a construção de
significados e representação dos fatos.
O reconhecimento do gênero Memórias Literárias, suas características, o
estilo da narrativa, a intenção do texto e a circulação do mesmo são muito
importantes na busca da identidade.
Por isso, os alunos serão incentivados a
realizar leituras significativas procurando entender os acontecimentos ao longo das
histórias, ou seja, compreender seu contexto.
As atividades abaixo podem ser substituídas por outras obras literárias,poesias,etc.
Escolha de acordo com sua turma.
Primeira atividade
Objetivo:Apresentar o projeto de implementação didático-pedagógica e
contextualizar o gênero memorialístico.
Exposição de imagens para que possam entender o que são memórias e que
elas fazem parte da vida das pessoas, povo ou nação.
São 10 figuras: página 7,8,: AQUI
Contextualizar apresentando a definição da palavra "Memórias".
Memórias: Escrito em que alguém conta sua vida ou
narra fatos a que assistiu ou de que participou.
Memórias literárias são textos produzidos por escritores que dominam o
ato de escrever como arte e revivem uma época por meio de suas lembranças
pessoais. Esses escritores são, em geral, convidados por editoras para narrar
suas memórias de um modo literário, isto é, buscando despertar emoções
estéticas no leitor, procurando levá-lo a compartilhar suas lembranças de uma
forma vívida. Para isso, os autores usam a língua com liberdade e beleza,
preferindo o sentido figurativo das palavras, entre outras coisas. Nessa situação
de produção, própria do gênero memórias literárias, temos alguns componentes
fundamentais:
um escritor capaz de narrar suas memórias de um modo poético,
literário;
um editor disposto a publicar essas memórias;
leitores que buscam um encontro emocionante com o passado narrado
pelo autor, com uma determinada época, com os fatos marcantes que
nela ocorreram e com o modo como esses fatos são interpretados
artisticamente pelo escritor.
A situação de comunicação na qual o gênero memórias literárias é
produzido marca o texto. O autor escreve com a consciência de que precisa
encantar o leitor com seu relato e que precisa atender a certas exigências do
editor, como número de páginas, tipo de linguagem (mais ou menos sofisticada,
por exemplo, dependendo da clientela que o editor procura atingir).
Fonte: ALTENFELDER e ANDRADE CLARA (2014)
Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro.
Segunda atividade
Objetivo: Construir um roteiro de entrevista
Orientar aos alunos a realizar uma pesquisa/entrevista com seus familiares
sobre a história de suas vidas a fim de reunirem informações sobre seus
nomes, sobrenomes, a formação da árvore genealógica e curiosidades.
Construir na lousa, coletivamente, um roteiro base, com perguntas
direcionadas ao tema memórias para a realização da entrevista com
familiares.
Terceira atividade
Objetivo: Ler, analisar, refletir e interpretar textos.
A partir do texto "Um mundo de lembranças... num sonho de criança”, realizar
leitura interativa, compreender oralmente e estudar a narrativa através de
atividades interpretativas, observar a descrição das personagens e a forma
como o texto memorialístico é apresentado.
Contar a história aos alunos e ao mesmo tempo ir ilustrando com as gravuras
extraídas do livro apoiada pelo uso de multimídia:
Interpretação página 11: AQUI
Quarta atividade
Objetivo: Ler, analisar e interpretar uma obra da Literatura Infanto-juvenil.
Apresentar o livro "Bisa Bia, Bisa Bel” de Ana Maria Machado cujo conteúdo e
linguagem remetem ao gênero memorialístico.
AQUI página 12
+ Bia bisa: AQUI
Quinta atividade
Objetivo: Estudar o gênero memorialístico em poesias. Ler, analisar, interpretar e
produzir poema.
Trabalhar o texto "O retrato da bisavó" de Elias José demostrando aos alunos
que também é possível utilizar a linguagem/o gênero memorialística(o) para
escrever histórias em forma de textos poéticos
Página 16: AQUI
Sexta atividade
Objetivo: Resgatar um pouco da história da infância dos alunos. Ler, analisar,
interpretar e produzir poema.
As histórias apresentadas até aqui focalizaram a infância, a escola, as
brincadeiras e a bisavó. Aproveitando esses temas, para dar continuidade ao
estudo do gênero memorialístico, será estudado o texto "Infância" de Carlos
Drummond de Andrade, que a partir do mesmo, também serão desenvolvidas
atividades que permitirão compreender melhor o contexto do estudo que vem
sendo desenvolvido.
Página 19: AQUI
Sétima atividade
Objetivo: Conhecer a respeito da vida dos autores Carlos Drummond de Andrade e
Elias José.
Página 23: AQUI
Oitava atividade
Objetivo: Retomar o estudo do gênero memorialístico, avaliar a aprendizagem dos
alunos e realizar a exposição/apresentação dos trabalhos produzidos.
Sugestão:Feira literária:Exposição
+ sobre memória: AQUI
Crônica: Diálogo de todo dia/Carlos D.Andrade: AQUI
Mais gênero memórias literárias
Memórias de uma boneca de pano
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.