BlogBlogs.Com.Br

CATIVA-ME

Glitter Photos

ESCREVAM-ME!

PROFESSORES VISITANTES
FICO HONRADA COM O SUCESSO DO LINGUAGEM.
E GRAÇAS A VOCÊS!
EMAIL ABAIXO:
Glitter Photos

Colaboração e Direitos

Colaboração e Direitos Autorais
Olá amiga(o) ,
Fui professora dos projetos "Estímulo À Leitura",
"Tempo Integral" e a favor da leitura lúdica,
afinal, quer momento mais marcante que a fantasia da vida?
Portanto, será um prazer receber sua visita em mais um blog destinado a educação.
Nele pretendo postar comentários e apreciações de materiais didáticos de Língua Portuguesa, além de outros assuntos pertinentes, experiências em sala de aula, enfocando a interdisciplinaridade e tudo que for de bom para nossos alunos.
Se você leu, experimentou, constatou a praticidade de algum material e deseja compartilhar comigo,
esteja à vontade para entrar em contato.
Terei satisfação em divulgar juntamente com seu blog, ou se você não tiver um, este espaço estará disponível dentro de seu contexto.
Naturalmente, assim estaremos contribuindo com as(os) colegas que vêm em busca de sugestões práticas.
Estarei atenta quanto aos direitos autorais e se por ventura falhar em algo, por favor me avise para que eu repare os devidos créditos.
Caso queira levar alguma publicação para seu blog, não se
esqueça de citar o "Linguagem" como fonte.
Você, blogueira sabe tanto quanto eu, que é uma satisfação ver o "nosso cantinho" sendo útil e nada mais marcante que
receber um elogio...
Venha conferir,
seja bem-vinda(o)
e que Deus nos abençoe.
Krika.
30/06/2009

Linguagem social...

Glitter Photos

Comemoração

Glitter Photos
JUNHO 2019
15 ANOS DE LITERATURA INFANTIL
ACOMPANHEM LINGUAGEM E AFINS NO FACEBOOK TAMBÉM!
GRUPO LINGUAGEM E AFINS
O BLOG LINGUAGEM E AFINS NÃO TEM FINS LUCRATIVOS
OS LINKS SUGERIDOS SÃO DE SITES AFINS A POSTAGEM

quinta-feira, junho 13, 2019

Projeto memórias literárias>Feira literária e afins>13/06/2019

Diversidade de gêneros: memórias literárias

Imagem relacionada

O objetivo geral do presente projeto se constitui em ampliar os conhecimentos e a familiarização com o gênero Memória Literária, através de estratégias de oralidade, leitura e escrita. 
Para que as práticas de oralidade, leitura e escrita sejam feitas de forma contextualizada e passem a fazer sentido para os alunos, oferecendo-lhes possibilidades de interação com o meio e as pessoas com as quais convivem.
 Realizando a leitura de textos do gênero memórias, será proporcionada a pesquisa e interpretação para que entendam o passado, relacionando-o ao presente. 
Ainda, compreendendo significativamente a realidade em que vivem, os alunos entenderão o contexto das relações sociais, sua vivência e as mudanças ocorridas na sociedade.

Ao trabalhar com memórias, é possível promover a interdisciplinaridade que, aqui, será feita a partir dos textos apresentados em sala de aula, contextualizando-os com História, Geografia e Arte.

Ao relatar e registrar uma história contada por outra pessoa, o aluno associa acontecimentos vivenciados estabelecendo uma relação de tempo e espaço (histórico-geográficos). 
Isso oportunizará a busca pelas lembranças, a construção de significados e representação dos fatos. O reconhecimento do gênero Memórias Literárias, suas características, o estilo da narrativa, a intenção do texto e a circulação do mesmo são muito importantes na busca da identidade. 
Por isso, os alunos serão incentivados a realizar leituras significativas procurando entender os acontecimentos ao longo das histórias, ou seja, compreender seu contexto. 

As atividades abaixo podem ser substituídas por outras obras literárias,poesias,etc. 
Escolha de acordo com sua turma.

Primeira atividade
Objetivo:Apresentar o projeto de implementação didático-pedagógica e contextualizar o gênero memorialístico.
Exposição de imagens para que possam entender o que são memórias e que elas fazem parte da vida das pessoas, povo ou nação. 
São 10 figuras: página 7,8,: AQUI
Contextualizar apresentando a definição da palavra "Memórias".
Memórias: Escrito em que alguém conta sua vida ou narra fatos a que assistiu ou de que participou.
Memórias literárias são textos produzidos por escritores que dominam o ato de escrever como arte e revivem uma época por meio de suas lembranças pessoais. Esses escritores são, em geral, convidados por editoras para narrar suas memórias de um modo literário, isto é, buscando despertar emoções estéticas no leitor, procurando levá-lo a compartilhar suas lembranças de uma forma vívida. Para isso, os autores usam a língua com liberdade e beleza, preferindo o sentido figurativo das palavras, entre outras coisas. Nessa situação de produção, própria do gênero memórias literárias, temos alguns componentes fundamentais:  um escritor capaz de narrar suas memórias de um modo poético, literário;  um editor disposto a publicar essas memórias;  leitores que buscam um encontro emocionante com o passado narrado pelo autor, com uma determinada época, com os fatos marcantes que nela ocorreram e com o modo como esses fatos são interpretados artisticamente pelo escritor. A situação de comunicação na qual o gênero memórias literárias é produzido marca o texto. O autor escreve com a consciência de que precisa encantar o leitor com seu relato e que precisa atender a certas exigências do editor, como número de páginas, tipo de linguagem (mais ou menos sofisticada, por exemplo, dependendo da clientela que o editor procura atingir). 
Fonte: ALTENFELDER e ANDRADE CLARA (2014) Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro.

Segunda atividade
Objetivo: Construir um roteiro de entrevista
Orientar aos alunos a realizar uma pesquisa/entrevista com seus familiares sobre a história de suas vidas a fim de reunirem informações sobre seus nomes, sobrenomes, a formação da árvore genealógica e curiosidades. 
Construir na lousa, coletivamente, um roteiro base, com perguntas direcionadas ao tema memórias para a realização da entrevista com familiares.

Terceira atividade
Objetivo: Ler, analisar, refletir e interpretar textos. 
A partir do texto "Um mundo de lembranças... num sonho de criança”, realizar leitura interativa, compreender oralmente e estudar a narrativa através de atividades interpretativas, observar a descrição das personagens e a forma como o texto memorialístico é apresentado. 
Contar a história aos alunos e ao mesmo tempo ir ilustrando com as gravuras extraídas do livro apoiada pelo uso de multimídia:
Interpretação página 11:   AQUI

Quarta atividade
Objetivo: Ler, analisar e interpretar uma obra da Literatura Infanto-juvenil.
Apresentar o livro "Bisa Bia, Bisa Bel” de Ana Maria Machado cujo conteúdo e linguagem remetem ao gênero memorialístico. 
AQUI  página 12
+ Bia bisa: AQUI

Quinta atividade
Objetivo: Estudar o gênero memorialístico em poesias. Ler, analisar, interpretar e produzir poema.
Trabalhar o texto "O retrato da bisavó" de Elias José demostrando aos alunos que também é possível utilizar a linguagem/o gênero memorialística(o) para escrever histórias em forma de textos poéticos
Página 16:  AQUI

Sexta atividade
Objetivo: Resgatar um pouco da história da infância dos alunos. Ler, analisar, interpretar e produzir poema.
As histórias apresentadas até aqui focalizaram a infância, a escola, as brincadeiras e a bisavó. Aproveitando esses temas, para dar continuidade ao estudo do gênero memorialístico, será estudado o texto "Infância" de Carlos Drummond de Andrade, que a partir do mesmo, também serão desenvolvidas atividades que permitirão compreender melhor o contexto do estudo que vem sendo desenvolvido
Página 19:  AQUI

Sétima atividade
Objetivo: Conhecer a respeito da vida dos autores Carlos Drummond de Andrade e Elias José.
Página 23:  AQUI

Oitava atividade
Objetivo: Retomar o estudo do gênero memorialístico, avaliar a aprendizagem dos alunos e realizar a exposição/apresentação dos trabalhos produzidos.

Sugestão:Feira literária:Exposição
+ sobre memória: AQUI
Crônica: Diálogo de todo dia/Carlos D.Andrade: AQUI
Mais gênero memórias literárias
Memórias de uma boneca de pano




Link para essa postagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios