"As atividades de leitura devem ocorrer desde os primeiros dias de aula, mesmo com crianças que ainda não conhecem nenhuma letra, pois, por meio da visão e da audição, elas realizam a leitura de ilustrações e acompanham a leitura do texto feita pelo professor. Nessa fase inicial, em contato com os livros, elas aprendem a manuseá-los, a reconhecer suas formas, a perceber a diagramação e iniciam suas experiências com os modos de composição textual." Fonte
Projeto de leitura pequenos leitores
AUTORA: LUCIANA BISCALCHIN NICOLETTI BRAGA
PÚBLICO-ALVO
Educação infantil e séries iniciais do Fundamental I (1º e 2º ano)
DURAÇÃO DO PROJETO
O projeto acontecerá durante o ano letivo, sendo duas aulas de
leitura, de aproximadamente de 50 minutos.
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS
Língua Portuguesa e Educação Artística.
OBJETIVOS
•
Despertar o gosto pela leitura e pela contação de histórias,
estimulando o potencial cognitivo e criativo do aluno.
• Promover o desenvolvimento do vocabulário.
• Possibilitar a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da
imaginação.
SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES
1. Escolha um dia da semana e promova uma visita na biblioteca
da escola, para que os alunos possam ter acesso a textos variados como: gibis, jornais, poesias, contos e piadas. O educador deverá escolhê-los de acordo com a idade de seus alunos.
2. Nesses momentos, o educador sempre deverá enfatizar a importância da leitura.
3. Após as leituras semanais, os alunos podem compartilhar o
que leram e aprenderam na roda de conversa promovida em
áreas verdes, dependências da escola ou pátio.
4. O educador pode trazer para a sala de aula uma dramatização.
Os pequenos adoram!
5. Confeccionar com os alunos, durante as aulas de Artes, cartazes com frases e ilustrações para divulgar o projeto de leitura
pelas dependências da Escola, incentivando os demais alunos
a utilizarem a biblioteca.
6. No início do segundo semestre, o educador e os alunos deverão escolher um livro para recontar a história. O professor então deverá
transformar a história do livro em cinco partes ou trechos para que, semanalmente, o aluno ilustre cada uma delas.
7. As ilustrações podem ser trabalhadas com lápis de cor, canetinhas, guache etc.
8. Depois de ter as cinco partes da histórias ilustradas é hora de criar a capa e o aluno deverá fazer um desenho que represente a história.
9. O educador deverá providenciar uma foto de cada aluno e uma da turma completa para ilustrar os livros e enviar então o material
completo para a montagem dos livros.
10. No final do ano, a escola deverá promover um evento de autógrafos para os pequenos leitores. O evento pode trazer uma dramatização
da história contada no livro.
Vamos construir um livro?
Encontramos este conteúdo superinteressante no Portal do professor/ AQUI para alunos dos anos iniciais do fundamental.
Com estas aulas, eles aprenderão como um livro infantil é feito, isto é, como os escritores e os ilustradores o fazem, e como é o processo de idealização do livro. Poderão também, por meio destas aulas, criarem seus próprios livros!
Os desenhos e textos podem posteriormente ser encaminhados para nós e então os transformaremos em livros incríveis, iguais aos que estão nas melhores bibliotecas e livrarias!
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