Construção de um diário coletivo para trabalhar escrita aliada às habilidades socioemocionais
Criando relações interpessoais com os alunos:
O Diário da Gratidão funciona como um diário coletivo, onde os alunos desenvolvem a escrita, de forma espontânea e prazerosa, por meio de agradecimentos. A caneta que acompanha o diário é a “caneta das possibilidades”, que foi criada para modificar nosso olhar, nos dando a possibilidade de ver o lado bom das coisas, ensinando às crianças que tudo que nos acontece é aprendizado e devemos ser gratos. Continua: AQUI
Passo a passo: AQUI
1 Contato com o gênero Converse com os alunos sobre as funções sociais que o diário pode ter (registro de memórias e apresentação de uma viagem, por exemplo) e proponha que a turma leia diários publicados em livros para conhecer esse tipo de texto.
2 Hora de escrever Convide as crianças para fazer diários e registrar coisas que aconteceram, sonhos etc. Peça que todos escrevam semanalmente. Diga que você vai ler as produções para ajudá-los a avançar. Quem quiser pode ler o material para os colegas em voz alta.
3 Análise e devolutiva Avalie a produção dos alunos com atenção e escreva comentários no fim dos textos, para incentivá-los a escrever cada vez mais e melhor. Diagnostique os erros mais comuns em um material à parte e planeje explorá-los em outros momentos. Fonte
Produção de texto/Diário/PDF: AQUI
+ Atividades diário: AQUI , aulas/Nova Escola: AQUI
Sobre gratidão no Linguagem: AQUI
Sobre diário no Linguagem: AQUI
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.