Plantas: Era uma vez uma semente...
O que o aluno poderá aprender com esta aula
1. Identificar e classificar uma semente mediante suas características.
2. Compreender sua função.
Duração das atividades
4 dias, com cerca de 60 minutos diários.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estar familiarizado com a anatomia vegetal (raiz, caule, folha, flor, fruto e semente).
Estratégias e recursos da aula
1. O professor iniciará a aula, apresentando a música: Semente, de Armandinho.
SEMENTE
Armandinho
Semente, semente, semente
Semente, semente
Se não mente fale a verdade
De que árvore você nasceu?
Semente, semente, semente
Semente, semente
Se não mente fale a verdade
De que árvore você nasceu?
De onde veio
De onde apareceu
Porque que o meu destino
É tão parecido com o seu?
Eu sou a terra
Você minha Semente
Na chuva a gente se entende
É na chuva que a gente se entende
Oh Semente!
Semente, Semente, Semente
Semente, Semente
Se não mente fale a verdade
De que árvore você nasceu?
Semente, semente, semente
Semente, semente
Se não mente fale a verdade
De que árvore você nasceu?
Semente eu sei
Tem gente que ainda acredita
E aposta na força da vida
E busca um novo amanhecer
Lá vem o sol
Agora diga que sim
Semente eu sou sua terra
Semente pode entrar em mim...
Semente, Semente, Semente
Semente, Semente
Se nao mente fale a verdade
De que árvore você nasceu?
Semente, semente, semente
Semente, semente
Se não mente fale a verdade
De que árvore você nasceu?
Se conseguir
Aquilo que você quer
E conseguir manter
A nobreza de ser quem tu é
Tenha certeza
Que vai nascer uma planta
Que a flor vai ser de esperança
De amor pro que der e vier
Oh Mulher!
Semente, Semente, Semente
Semente, Semente
Se nao mente fale a verdade
De que árvore você nasceu?
Semente, semente, semente
Semente, semente
Se não mente fale a verdade
De que árvore você nasceu?
Se conseguir
Aquilo que você quer
E conseguir manter
A nobreza de ser quem tu é
Tenha certeza
Que vai nascer uma planta
Que a flor vai ser de esperança
De amor pro que der e vier
Oh Mulher!
Semente, Semente, Semente
Semente, Semente
Se nao mente fale a verdade
De que árvore você nasceu?
Semente, Semente, Semente
Semente, Semente
Não mente!
*O vídeo da música está disponível no seguinte endereço:
2. Após ouvirem e cantarem a música, o professor realizará com a turma uma discussão sobre a música, questionando-lhes:
- Sobre o que fala a música?
- O que é uma semente? (é parte da planta que dá início a uma nova geração).
- Onde encontramos sementes? (árvores, plantas, frutas etc.).
- Vocês conhecem as partes das plantas?
* Sobre as partes e funções das plantas, o professor poderá consultar a aula:
Plantas: As partes da planta, suas funções e utilidades para os seres vivos.
Plantas - O que é o que é?
- Em que parte da planta as sementes são encontradas?
- Por que será que algumas sementes ficam guardadas dentro dos frutos? (O fruto é uma espécie de proteção para as sementes).
- Quem gostaria de dizer o nome de um fruto (a) que conhece?
- Ela possui muitas ou poucas sementes?
- Onde ficam as sementes no fruto?
- Vocês conhecem alguma semente que não fica dentro do fruto? (castanha de caju)
- Para que servem as sementes?
- O quea semente dá origem?
- Todas as plantas nascem de sementes?
- Utilizamos sementes em nossa alimentação?
- Todas as sementes são comestíveis?
- Quais sementes são utilizadas em nossa alimentação? (amendoim, castanhas, feijão, semente de girassol, noz etc.).
*Para maiores informações, o professor poderá consultar:
3. Ao final da discussão, o professor levará para a classe alguns frutos (como: laranja, maçã, pera, mamão, manga, abacate, mexerica, melancia, melão, tomate, pepino, pimentão etc), para se sejam cortadas e observadas suas sementes.
4. Findada a observação dos frutos e suas respectivas sementes, o professor, retirará as sementes do fruto, as lavará e colocará, separadamente, para secar.
Distribuirá a classe em grupos de 3 crianças, as quais escolherão uma das frutas para ilustrar em um papel de tamanho A4, pintando-as com tinta guache.
A fruta deverá ser ilustrada nos dois momentos: em seu aspecto original (inteira e sem corte) e após seu corte (evidenciando as sementes).
Secas, as sementes deverão ser coladas nas respectivas frutas ilustradas.
As ilustrações das frutas e suas respectivas sementes serão recortadas e coladas em um painel coletivo, que será exposto em sala. Junto à turma discutam e escolham coletivamente um nome para o painel.
ATIVIDADE 2:
1. No dia anterior a realização desta aula, o professor solicitará aos alunos que tragam de casa, algumas sementes, nomeadas e separadas em saquinhos.
* Sugestões de sementes: linhaça, pimentão, abóbora, girassol, fava, feijão (branco, preto, fradinho, carioca etc), milho, grão de bico, ervilha, lentilha, mação, melancia, laranja, pêssego, nectarina, cenoura, salsa, abacate, manga, acerola, jabuticaba, pitanga, caqui etc..
2. Na sala de aula, o professor disporá as sementes, trazidas pelos alunos, em uma placa de ovos de papelão, identificando-as por uma plaquinha (construída com palitos de dente e pedacinhos de papel cartão), contendo nome e o desenho do fruto em que é encontrada; de modo a formar cerca de 4 ou 5 mostruários de sementes iguais, que serão distribuídos em grupos, na atividade seguinte.
3. Organizada a sala em grupos, cada um receberá um dos mostruários de sementes, para que estas sejam manipuladas e observadas suas características.
Se possível, o professor deverá fornecer nesta atividade, lupas para uma melhor visualização das sementes.
4. O professor construirá com a classe um cartaz, no qual os alunos deverão: organizar, agrupar e classificar as sementes do mostruário de acordo com sua textura, cor, tamanho, forma.
TAMANHO TEXTURA COR FORMA
*Para maiores informações, o professor poderá consultar:
Sementes
ATIVIDADE 3:
1. Neste terceiro momento, o professor realizará com a classe uma aula passeio a um pomar ou horta, de modo que possam:
a) observar árvores e plantas, seus respectivos frutos e sementes, sementerias, plantio, germinação, cultivo, rega, instrumentos e cuidados no cultivo etc;
b) entrevistar o pomareiro/horticultor sobre curiosidades e interesses suscitados pelo tema da aula etc.;
c) colher a fruta/legume do pé, cortá-lo, experimentá-lo e observá-lo.
* É importante que esta atividade seja registrada por meio de fotos ou vídeos para que, posteriormente possa ser retomada pelo professor com as crianças. Estes recursos podem, ainda, servir para a organização de uma exposição sobre o tema.
2. No retorno da aula passeio, as crianças poderão:
a) construir uma maquete do pomar visitado, utilizando massa de modelar.
Organizados em grupos, serão responsáveis pela representação das árvores e frutos, instrumentos de plantio, organização das sementeiras e mudas etc.
b) Ou mesmo, se a escola tiver um local disponível, organizar e construir um pomar ou horta com os alunos.
3. O professor também apresentará à classe a música: Pomar, CD Canções de Brincar (Palavra Cantada).
* Disponível em:
4. Construirá com a classe um mural com as árvores, frutos e sementes.
ÁRVORE FRUTO NOME SEMENTE
(Colagem das figuras)
5. Para a finalização da aula, sugerimos a leitura e discussão do livro: Era uma vez uma semente, de Judith Anderson e Mike Gordon. Coleção Milagres da Natureza. Ed. Scipione.
Era uma vez uma semente,
há muito tempo escondida,
num canto escuro do subconsciente,
ansiando dia a dia,
exercer o seu direito de crescer,
gerar fruto e novas sementes.
Mais ali ela jazia sem utilidade,
sucesso e virtude em potência,
aguardando ser descoberta,
para o desejo de crescimento,
a curiosidade despertar.
Pelas mãos do sonhador ser lançada a terra,
plantada em solo fértil de criatividade e vontade,
para ser o que é seu destino,
REALIZAÇÃO.
Idéia que floresce no consciente,
gerando ação como seu fruto,
alimentando os homens,
com a essência divina do criar.
Era uma vez uma semente.
E já queria florescer,
brincar com borboletas,
namorar passarinhos...
Esquecia-se de germinar,
lançar raízes,
vir à luz, erigir um tronco e soltar-se,
em galhos, ramas e folhas
fazer clorofilas no ar...
Um dia viu como se faz,
seguiu todas as etapas,
e...
quem te viu e quem te vê...
os beijaflores sabem-lhe a doçura das pétalas
e as carícias em cores de que é capaz.
MILAGRES DA NATUREZA( Anne Lieri)
Como se fosse um bailado
Desabrocham lindas flores!
De olhar hipnotizado,
Pelas nuances e cores!
É um milagre da vida,
Que a natureza nos dá!
É chegada e é partida,
Nesse abre e fecha que há!
Ritmo de bela valsa,
Tons vermelhos, alaranjados...
Pequeninas se realçam
No abrir do seu gingado!
Jardins de belas crianças,
Que nascem, floreiam o dia!
No coração, a esperança
No olhar, a alegria!
Recomeça a contradança.
Tudo é renovação!
Tiara de aliançaFlores: que linda visão!
Link para essa postagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário e retornarei assim que for possível.
Obrigada pela visita e volte mais vezes!
Linguagem não se responsabilliza por ANÔNIMOS que aqui deixam suas mensagens com links duvidosos. Verifiquem a procedência do comentário!
Nosso idioma oficial é a LINGUA PORTUGUESA, atenção aos truques de virus.
O blogger mudou sua interface em 08/2020. Peço desculpas se não conseguir ainda ler seu comentário.